terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Dominio Mitsu - reflexão da época desportiva em Portugal - Regionais VSH


Com a finalização de todos os campeonatos de rali no activo em Portugal, vamos proceder a uma reflexão geral dos competições vsh. Começando de cima para baixo vamos ver o que aconteceu.

Começando pelo Campeonato Regional de Ralis Norte, pode-mos dizer que esteve um pouco apagado pois andou sempre na sombra do Open. Ficou bem patente que é um campeonato com poucos pilotos certos a disputar as suas provas não fosse a regularidade com que integra o Open provávelmente estaria a viver momentos de agonia com a falta de inscritos. No geral foi uma competição dominada pela dupla Ribatejana Luis Mota e André Mota no Mitsubishi Lancer Evo IV.

No Campeonato Regional de Ralis do Douro em comparação com o Regional Norte já teve um lote de equipas mais regulares a disputarem a competição. É um campeonato que não está demasiadamente integrado no Open e consegue rivalizar com competições como Alenquer e Sul mas não conseguindo ter o mesmo nivel de competitividade. Em termos de vencedores, a dupla Paulo Barata e António Santos em Ford Escort RS cosworth/ Mitsubishi Lancer Evo VI dominaram de fio a pavio o CRRD.

Viajando até a zona centro temos o Campeonato Regional de Ralis Centro, que tem tal e qual a mesma história do Regional Norte. Demasiadamente integrado no Open e no CPR retirou visibilidade a prova que teve como vencedores os Ribatejanos Luis Mota e André Mota no Mitsubishi Lancer Evo IV.

Continuando na Zona Centro Sul encontramos o Troféu Regional de Ralis de Alenquer, de entre todos os regionais no activo em Portugal é a prova que tem mais equipas a participarem regularmente o Troféu. Com um parque automóvel bem variado Alenquer tem 6 provas completamente independentes de outros campeonatos como o Open ou o CPR, o que de certa forma retira visibilidade ao Troféu e talvez até algum nivel evolutivo em termos de andamento de pilotos. O TRRA também viveu momentos dificeis com a falta de inscritos mas a organização deu a volta por cima transformando os seus ralis em provas actrativas. Os vencedores Alenqueren-ses foram José Merceano e Francisco Pereira que tripularam um Mitsubishi Lancer Evo IV.

Já o Campeonato Regional de Ralis Sul viveu momentos dificeis a vários niveis. Primeiro com o seu fim anunciado pelo principal clube organizador o CAA, as fracas listas de inscritos e datas de provas um pouco dispares. Com estes aspectos a FPAK viu-se obrigada a intervir, juntou os dois campeonatos existentes passando (Challenge VSH de Ralis SuL e Regional Sul a ser um só) o CRRS a ser organizado por 3 clubes diferentes. Mas já os outros problemas a FPAK não conseguiu remediar. Em termos de provas (apesar das datas) foram todas provas agradáveis e rápidas, mas mais importante que isso bem organizadas. Também de salientar que o numero de provas do CRRS integradas noutros campeonatos é a ideal. Em termos de vencedores, a dupla Nuno Pinto e João Silva em Mitsubishi Lancer Evo III que bateram os Alfacinhas Pedro Leone e Bruno Ramos em Ford Sierra RS Delecour Cosworth.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Hirvonen apanhado de calendário na mão !!!!

Mikko Hirvonen foi apanhado por um fotografo enquanto consultava o calendário 2010 das moças da sua terra e o resulatdo foi este.



O site www.oesterallys.blogspot.com deseja-lhe umas Boas Festas.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Motores Globais no WRC e WTCC em 2011


A introdução do novo conceito de 'motores globais' da FIA nos ralis está a chegar. Na revista 'InMotion', publicada pela FIA, pode ler-se que os futuros 'World Rally Cars', baseados nos actuais regulamentos Super 2000, "serão propulsionados por um motor 1.6 litros turbo com injecção directa de combustível. Este será o motor de especificação global que está a ser desenvolvido pela FIA e estará disponível para utilização em vários campeonatos, começando pelo WRC e pelo WTCC em 2011."

A FIA já anunciou também mais alguns detalhes dos futuros motores 'globais' para o WRC e WTCC em 2011. Os novos 1.6 litros turbo irão ter à volta de "280-290 cavalos, injecção directa, redução de emissões de CO2 em cerca de 30 por cento.", revelou Jacques Berger, delegado técnico da FIA.

Em Novembro, a Comissão de Ralis envolvida no desenvolvimento da nova regulamentação acertou os detalhes finais sobre as características e desempenhos entre o motor de ralis e motor de corridas, o que será conseguido principalmente através de árvores de cames diferentes. Os restrictores de ar terão 33 mm e a pressão do turbo 2,5 bar. A FIA 'obriga' à introdução de uma caixa de controlo que se destina a verificar se os limites são ultrapassados.

O último do ano - PINTO & SILVA Prinicipes do CRRS - 2º Rali Vila de Ourique


Com a realização da prova do AERO CLUBE DE BEJA ficou terminada a época de RALIS em Portugal e com isto foram encontrados os derradeiros campeões.
O Rali Vila de Ourique, sexta e última prova do Campeonato Regional de Ralis - Sul, consagrou a dupla Algarvia Nuno Pino e João Silva em Mitsubishi Lancer EVO III que nem sequer precisaram de vencer pois os seus adversários mais directos , os "Alfacinhas" Pedro Leone e Bruno Ramos desistiram depois de no derradeiro troço deixarem o Sierra Delecour Cosworth sem uma roda após um embate. Mas vamos a história do Rali.

Ricardo Teodósio e Pedro Conde, após um Rali sempre ao ataque,e com uma penalização de 20 segundos, quando o Lancer se recusou a trabalhar (problema de velas) venceram sem surpresa o Rali, mas não pontuaram pois são ambos possuidores de licenças nacionais.

Na verdadeira disputa pelo Campeonato Regional de Ralis Sul, João Monteiro e José Teixeira contrariaram o ditado. Santos da casa fazem milgares, com a dupla do Sierra a vencer na sua terra (Ourique) depois de um rali em que mostraram "olho vivo e pé ligeiro", se não fossem os problemas em algumas provas da época talvez pudessem ter entrado na luta pelo titulo Sul.

Os heróis desta prova foram Nuno Pinto / João Silva,como já tinha-mos dito, que tinham adiado para Ourique a conquista do título, após a penalização de Portimão. Desta vez a dupla do Mitsubishi Lancer EVO III geriu bem a sua prova. Sucedendo a Luis Mota e André Mota na coluna de campeões do CRRS.

Mesmo assim Leone e Ramos fizeram uma excelente prova e mantiveram bem acessa a discussão do título até mesmo ao fim do Regional Sul, mostranto que são dois homens de "coração forte", pois têm uma máquina que lhes proporciona quantidades descumunais de adrenalina.

Com o Escort a arrastar-se no derradeiro troço, devido a problemas de motor, António Lampreia e António Morais conquistaram o vice-campeonato Regional Sul. Ficaram na frente de Jaime Almeida e José Mariz por apenas dois segundos, esta dupla Lisboeta que fez uma prova em crescendo terminando em quinto lugar numa excelente consagração de época desta dupla de "cotas" bem simpáticos.

O melhores duas rodas motorizes foram Eduardo Valente e Filipe Fernandes com o Renault Clio Williams, vitória que ficou facilitada com a desistência de Fernando Marques e Manuel Magalhães em Peugeot 205 GTI e de um ritmo não tão elevado da dupla Márcio Marreiros e Paulo Costa (terminaram em 12º)Opel Corsa 1.6 que se sagrou campeão Regional Sul 2009 nas duas rodas motrizes.


PARABÉNS A TODOS!!!!!!!!!!!!!~

http://www.sigera.org/ourique2009/

domingo, 13 de dezembro de 2009

Merceano "esmaga" a Sul!


Com a eventual extinção do Troféu Regional de Ralis de Alenquer devido a falta de meios humanos para formar a nova comissão organizadora,dito isto José "SuperSónico" Merceano e Francisco "xico" Pereira "sondaram" uma nova competição(para eventual participaçam em 2010 ou talvez um ano sabático), no Troféu Selénia na qual se deram muito bem, vencendo todos os troços do Rali de Vila do Bispo sem qualquer tipo de oposição por parte da concorrencia Sulista.

A dupla do EVO IV Campeã Alenqueren-se fez uma "perninha" a Sul antes da chagada do "Pai Natal", representando da melhor forma competitividade dos Ralis de Alenquer.

Pedro Lança e Ricardo Batista (RB outro representante de Alenquer) ao volante do Citroen Saxo Cup fizeram mais uma excelente prova, rodando sempre entre os primeiros LUGARES , para garantir um excelente segundo lugar, a vitória nas duas rodas motrizes e nos veiculos com homlogação em vigor, categoria A.

A equipa de Beja António Lampreia e António Morais levaram o Ford Escort RS Cosworth ,ao primeiro lugar do Troféu Selénia, ja no Rali a dupla Alentejana ficou com o 3º lugar em Vila do Bispo, posição que garantiram com facilidade, depois da desistência de José Carlos Paté e José Gago em BMW M3.


http://sigera.org/vbispo2009/

Vodafone Rali de Portugal no WRC até 2012


O acordo já tinha sido alcançado, ainda que de uma forma verbal. No dia 10 de Dezembro, em Monte Carlo, aproveitando as reuniões do Conselho Mundial da FIA, que decorrem no Principado do Mónaco, esse compromisso foi passado ao papel, com a assinatura do contrato entre o Automóvel Club de Portugal (ACP), na sua qualidade de organizador do Vodafone Rally de Portugal, e a International Sportsworld Communicators (ISC), como entidade promotora do WRC - Campeonato do Mundo FIA de Ralis, tendo em vista a inclusão da prova portuguesa na proposta dos calendários do WRC para as épocas de 2010 (já confirmado) a 2012.

Esta não foi uma aproximação uniforme com todos os organizadores mas, segundo Simon Long, CEO da ISC, "foi reconhecida a necessidade de todos os envolvidos na construção de um WRC sustentável e saudável de forma a se conseguir uma visibilidade futura. Deste modo, fizemos acordos multi-anuais com um número de provas principais do campeonato, de forma a proporcionar estabilidade e um planeamento apropriado com elementos chaves tais como patrocinadores, estações de televisão e autoridades oficiais, que possa ser positivo para todos."

Para Carlos Barbosa, presidente do ACP, "o contrato agora rubricado é de extrema importância para o Vodafone Rally de Portugal, já que garante uma continuidade de acção fundamental para o futuro da prova, mormente no que respeita aos acordos com autoridades oficiais e patrocinadores. Por outro lado, a confiança que a ISC depositou na nossa organização cria-nos ainda maiores responsabilidades, num estímulo muito importante para continuarmos a fazer sempre mais e melhor, mantendo o elevado estatuto de qualidade que o nosso rali conheceu nas suas últimas edições, de forma a podermos manter o Vodafone Rally de Portugal com estatuto mundial."

Recorde-se que o Vodafone Rali de Portugal será a sexta prova do calendário do WRC de 2010, realizando-se entre 27 e 30 de Maio.

Rally Forum da FIA com VW e BMW presentes.


O 'Rally Forum' levado a cabo pela FIA esta semana no Mónaco teve algumas participações 'interessantes', que podem deixar pistas sobre a atenção algumas Marcas sobre o WRC. O Forum foi presidido por Jean Todt, Presidente da FIA, e teve a participação de promotores, equipas, construtores, pilotos do WRC, IRC e Dakar.

Entre as Marcas, destaque para a Citroën, Ford...Volkswagen e BMW. Se no caso desta última, já foi apresentado o seu programa de 2010, que se centra nos GT e WTCC, já a Volkswagen há muito se fala na forte possibilidade de ingressar no WRC com o Scirocco.

Um fonte revelou ao AutoSport há alguns meses que a marca iria regressar ao WRC em 2010, mas a verdade é que tudo permanece no segredo dos Deuses. Desde que foi conhecido o abandono da Mitsubishi do Dakar, em 2009, que se foi ouvindo que a VW não queria correr sozinha e preparava-se para, também ela, abandonar o TT.

No 'Rally Forum' estiveram igualmente personalidades como Carlos Sainz, Guy Fréquelin, Michèle Mouton, Juha Kankkunen, Petter Solberg e o 'nosso' campeão do PWRC, Armindo Araújo.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Rali Intermarche Cidade de Portimão 2009 - Nascimento'Show!


Ricardo Teodósio e Pedro Conde, mesmo não podendo pontuar para o Regional Sul, foram os vencedores incontestadso do Rali de Portimão, vencendo todas as especiais de classificação, mesmo com um Mitsubishi com algumas problemas de diferencial traseiro.
Luís Nascimento e José Charata foi o grande vencedor no Regional Sul, depois de um rali em que discutiu a liderança com Nuno Pinto. Contudo, o piloto do Corsa regressou às boas exibições e como o Corsa não cedeu o resultado foi excelente.

Nuno Pinto e João Silva terminou em 11º da geral e 9º do Regional Sul, depois de ter liderado até ao 4º troço entre os concorrente do regional. Uma penalização por avanço de 2 minutos, retirou-lhe mais uma vitória nesta competição mas, pior ainda, não lhe permitiu garantir já o título que estava ao seu alcance que assim fica bem mais dificil depois da contabilização dos 5 resultados que no seu caso já está feita, depois da desistência na super-especial de Pedro Leone e Bruno Ramos.

A andar forte com o BMW, José Carlos Paté e José Gago terminou no pódio depois de um rali em que travou uma interessante luta com António Lampreia e António Morais e mesmo com Eduardo Valente e Filipe Fernandes, mas com o piloto do Clio a perder muito tempo no derradeiro troço caindo de 3º para a 5ª posição.

Rui Chaparro e Rui Serra levaram imponente o Subaru Impreza GT até final, mas andou também depressa embora não tenham conseguido um 4º lugar por pouco menos de dois segundos. Prestação mais calma, mas também mais eficente de Luís Nunes e Cláudia Nunes, ficaram com um 7º lugar, na frente de Bruno Andrade e Ricardo Barreto que possuem uma caixa demasiado longa no Subaru não permitindo a dupla explorar os 200 cv do Legacy.

Armindo Neves e Filipe Serra venceram entre os extras, na estreia do Evo VII, ficando 43 segundos na frente de Pedro Lança e Ricardo Batista com o Citroen Saxo Cup.

Todas as classificações aqui:

http://www.sigera.org/portimao2009/

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TRRA 2010 Já mexe!!!


Depois do encerramento da temporada 2009 do Troféu Regional de Ralis de Alenquer, à qual se seguiu de novo a festa de distribuição de prémios, já está em marcha a edição de 2010.

A Sociedade Recreativa de Cheganças (SRC), entidade organizadora desta competição, já tem as datas para as provas de 2010, mas de momento ainda é cedo para confirmar os locais de realização das provas. Três das seis provas de 2009 não se deverão repetir, já que as colectividades locais demonstraram a vontade de não continuar nesta competição em 2010. O problema da SRC passa a ser encontrar meios humanos que possam dar o seu contribuito nas provas, pelo que as próximas semanas serão importantes para o que poderá vir a ser o Regional de Alenquer.

Apesar disso são já conhecidos diversos novos projectos para 2010, bem como o regresso de pilotos que já marcaram a sua presença em edições anteriores desta competição.

Assim todos os amantes de ralis da região Oeste esperam que os Ralis de Alenquer contiuem em actividade.

Datas do Calendário de 2010
14 Março
11 Abril
09 Maio
13 Junho
05 Setembro
10 Outubro

Novelas da F1 passam para o WRC e Tugas cheios de "cash"


Kimi Raikkonen confirmado como piloto da Citroën no WRC

Estão desfeitas as dúvidas. Kimi Raikkonen vai mesmo pilotar pela Citroën no Mundial de Ralis de 2010, confirmando as notícias que a revista AutoSport já havia adiantado nas últimas semanas.Depois de confirmar que não estaria na Fórmula 1 em 2010, o piloto finlandês foi anunciado hoje como piloto da Citroën Júnior Team, fazendo equipa com Sébastien Ogier, com Raikkonen a indiciar que a Red Bull teve um papel preponderante nesta sua transferência das pistas para os troços de rali.

"Sempre quis competir em rali, especialmente no Mundial. Graças à Red Bull, tenho a oportunidade de pilotar o melhor carro da competição, o Citroën C4 WRC. Este é novo desafio, mas extremamente excitante", afirmou Raikkonen. Quanto a um hipotético regresso à F1 com a Red Bull, Raikkonen garante que nada está decidido e que o contrato para o WRC apenas cobre a presente temporada. "Neste momento, apenas temos um contrato de um ano e vamos ver como será o futuro. Estou ansioso por começar a testar o carro e iniciar o primeiro rali", referiu o piloto.

Depois de algumas 'aventuras' ao volante dos Abarth Grande Punto S2000, Raikkonen terá agora a oportunidade de mostrar o que vale com um carro competitivo. Para Olivier Quesnel, patrão da equipa Citroën, "a adição de Raikkonen ao plantel da equipa é um motivo de grande orgulho". "O empenho e energia da Red Bull são uma combinação perfeita com a sede de vitórias da Citroën. Vamos continuar a contar com o Sébastien Loeb e o Dani Ogier para defender os nossos títulos em 2010, e também vamos prolongar o nosso vinculo com o Sébastien Ogier, que mostrou muito potencial este ano", referiu.

Do programa de Raikkonen e Ogier apenas não constará o Rali da Nova Zelândia, ao passo que Raikkonen deverá estrear-se oficialmente com a Citroën em Janeiro do próximo ano, aquando do Rally Arctic Lapland, prova de abertura do campeonato finlandês.


Bernardo Sousa na S2000 World Cup

Bernardo Sousa garantiu hoje a sua presença no Campeonato do Mundo de Ralis 2010. O piloto português irá participar na WRC Cup aos comandos do novíssimo Ford Fiesta S2000, recentemente apresentado pela M-Sport e que promete ser uma das grandes sensações da temporada de 2010.
A WRC Cup é uma nova competição inserida no Campeonato do Mundo de Ralis e destinada somente a carros da categoria S2000 - uma das mais competitivas categorias do Mundial - e contará com 7 eventos ao longo do ano, dois dos quais disputados fora da Europa.

O piloto português estará aos comandos do novo Ford Fiesta S2000, inserido na estrutura da M-Sport (equipa oficial da Ford no Mundial de Ralis), viatura esta que nos primeiros testes revelou-se bastante competitiva.

Depois de dois anos a representar as cores portuguesas no P-WRC, Bernardo Sousa dará agora o salto para esta nova competição, com o objectivo claro de lutar pela vitória do Mundial: "Esta nova competição foi criada com o intuito de permitir uma luta mais directa entre os pilotos que utilizam viaturas da categoria S2000. São carros muito competitivos e as vitórias são disputadas ao segundo. Estou muito satisfeito por ter sido um dos primeiros pilotos privados a garantir o Ford Fiesta S2000 para a temporada de 2010, que apesar de recente, já demonstrou ser bastante competitivo", referiu o piloto português, que foi o primeiro piloto a garantir o volante do novo Ford Fiesta S2000.

"O facto de estar inserido numa estrutura tão experiente como a M-Sport também é uma garantia em termos de qualidade e fiabilidade do material. Trata-se da evolução da minha carreira como piloto, pois esta será a minha terceira época no Mundial de Ralis e sinto que apesar da minha juventude (22 anos) tenho a humildade de reconhecer que vai ser o ano que vou dispor dos melhores meios técnicos e humanos ao mais alto nível, sobretudo, depois de uma época frustrante devido à pouca competitividade da viatura que dispunha. Mas, o que interessa agora é o futuro e nada melhor que estar numa equipa de topo com uma viatura de nova geração como é o caso do novo Ford Fiesta S2000, uma viatura pensada ao mais pequeno pormenor".
Bernardo Sousa já escolheu as 7 provas que irá disputar em 2010. Suécia, Jordânia, Portugal, Alemanha, França, Japão e Inglaterra foram as escolhas do piloto português, que tem como objectivo terminar o Mundial no "Top 5".

Sem sobra de dúvidas uma grande notícia para todos os portugueses que seguem de perto o Mundial de Ralis e que terão, uma vez mais, um grande piloto português a defender as cores lusas e com reais hipóteses de lutar por uma grande classificação.