sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Rali Torrié com boa lista de inscritos


Já são conhecidos alguns dos pilotos que se inscreveram para o Rali Torrié, prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis 2010. Num campeonato que se chegou a pensar poder ficar muito abaixo das expectativas, a verdade é que para já a lista é no mínimo promissora. Dois S2000, vários Grupo N de topo, uma competitiva lista nos duas rodas motrizes e... José Pedro Fontes com o Porsche 997 GT3.

vice-campeão nacional, Vitor Pascoal está inscrito com o Peugeot 207 S2000, o mesmo sucedendo com Bernardo Sousa, com o Ford Fiesta S2000. Nos Grupo N mais competitivos contam-se Miguel Campos (Mitsubishi Lancer EVO X), Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer EVO IX), Vitor Sá (Mitsubishi Lancer EVO X), Vitor Lopes (Subaru Impreza N2009), Pedro Meireles (Subaru Impreza N2009), Nuno Barroso Pereira (Subaru Impreza STI), Pedro Peres (Mitsubishi Lancer EVO IX) e Armindo Neves (Mitsubishi Lancer EVO VIII).

José Pedro Fontes vai participar com um Porsche 997 GT3, enquanto nos duas rodas motrizes, e depois da boa exibição de Barcelos, o jovem Ivo Nogueira vai correr no Nacional com o Citroën Saxo Kit-Car ex-Armindo Araújo. Já Adruzilo Lopes vai correr com o Renault Clio R3 da ARC Sport, enquanto Paulo Antunes participa de Fiat Punto S1600. Martinho Ribeiro (Renault Clio S1600), Frederico Gomes (Citroën C2 R2 MAX), Paulo Neto (Citroën C2 R2 MAX), Armando Oliveira (Citroën C2 R2 MAX) e os homens dos Diesel, João Ruivo (Fiat Stilo JTD) e Francisco Barros Leite (Seat Leon TDI) completam a lista.

Um bom conjunto de pilotos espanhóis dão colorido à boa lista de inscritos, podendo ainda surgir mais algumas boas surpresas nos proximos dias.

Lista provisória

Vitor Pascoal NN Peugeot 207 S2000
Bernardo Sousa Nuno Rodrigues da Silva Ford Fiesta S2000

Miguel Campos Aloísio Monteiro Mitsubishi Lancer EVO X
Ricardo Moura António Costa Mitsubishi Lancer EVO IX
Nuno Barroso Pereira Pedro Conde Subaru Impreza Sti
Vitor Lopes Hugo Magalhães Subaru Impreza N2009
Pedro Meireles Marcos Gonçalves Subaru Impreza N2009
Vitor Sá José Pedro Silva Mitsubishi Lancer EVO X
Pedro Peres Tiago Ferreira Mitsubishi Lancer EVO IX
Armindo Neves Filipe Serra Mitsubishi Lancer EVO VIII

José Pedro Fontes Paulo Babo Porsche 997 GT3

Ivo Nogueira Vitor Hugo Citroën Saxo Kit-Car
Francisco Barros Leite Luís Ramalho Seat Leon TDI
Adruzilo Lopes NN Renault Clio R3
Paulo Antunes Alberto Oliveira Fiat Punto S1600
Frederico Gomes Luís Cavaleiro Citroën C2 R2 MAX
João Ruivo Alberto Silva Fiat Stilo JTD
Martinho Ribeiro Paulo Marques Renault Clio S1600
Paulo Neto Daniel Amaral Citroën C2 R2 MAX
Armando Oliveira Alexandre Rodrigues Citroën C2 R2 MAX

José Carlos Figueras Marcos Fernández Renault Clio RS
Bruno Meira Letícia Rodriguez Mitsubishi Lancer EVO IX
João Traila Duarte Costa Mitsubishi Lancer EVO VIII
Sérgio Barreiro José Pino Mitsubishi Lancer EVO
Vitor Senra David Vasquez Peugeot 206 S1600
José Fernandes Armando Veiga Renault Clio RS
Óscar Mouriño Árias Juan Quinteiro Citroën Saxo VTS
Alejandro Pais Santiago Pais Mitsubishi Lancer EVO IX
José Martinez del Rio Óscar Martinez del Rio Peugeot 206
Alberto Meira Álvaro Bañobre Mitsubishi Lancer EVO X
José Vieira António Carvalho VW Golf TDI
José Carlos Magalhães Marco Leça Ford Fiesta ST

domingo, 21 de fevereiro de 2010

CPTT: Filipe Campos vence Rali TT Serras do Norte


Com uma prova sempre controlada, Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3), venceram o Rali TT Serras do Norte, a primeira etapa do Campeonato de Portugal de
Todo-o-Terreno 2010, numa organização do Motor Clube de Guimarães.

Os campeões nacionais em título não deram qualquer hipótese à concorrência, estando sempre no comando das operações, aproveitando ainda para dilatar a sua vantagem quando alguns dos seus maiores adversários tiveram problemas, averbando assim o seu primeiro triunfo nesta prova: "Correu tudo bem num traçado que é do meu agrado e resultou numa vitória. Também foi um bom teste ao carro, numa prestação que foi sempre concentrada, mas não andei a 100 por cento. Vim para cá à procura de uma vitória e o objectivo está cumprido", disse o vencedor no final.

A passagem dupla pelo Sector Selectivo de Macedo de Cavaleiros, implicou algumas mudanças significativas na classificação, fruto de alguns problemas sentidos pelos pilotos. No final, José Dinis Lucas/Luis Tirano (Mitsubishi Pajero), ficaram com o segundo lugar, depois de uma prova sem grandes contratempos a não ser no final com o aquecimento do motor.

Miguel Veloso/Filipe Martins (Nissan Navara) ficaram com o terceiro lugar, efectuando uma prova em crescendo e levando para casa o triunfo no Agrupamento T8.
Paulo Sousa/Manuel Porém (Mistubishi Pajero, foram quartos, enquanto Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), depois de um princípio de incêndio, um furo e uma falha de travões, foram nonos.

No que diz respeito ao Agrupamento T2, a luta foi intensa, mas a vitória acabou nas mãos de José Camilo Martins/Mário Feio (Mitsubishi Pajero). Estes não evitaram ainda um toque num muro: "Foi uma corrida muito táctica, pois atacámos quando devíamos atacar e defendemos quando achamos que o devíamos fazer. Acho que sucedeu alguma coisa ao Edgar Condenso, mas a regularidade é muito importante neste tipo de prova". Já por parte de Edgar Condenso/Nuno Condenso (Isuzu D-Max), que passaram pelo comando, tiveram problemas de travões na parte final.

João Pedro Pais/João Rato, levaram de vencida o Desafio ELF/Mazda, tendo em Bruno Oliveira/Bruno Fernandes, os seus maiores adversários. Quando o despique estava aceso entre as duas equipas, a equipa dos Açores ficou só com tracção atrás e teve que ficar com a segunda posição.


Classificação Final:
1º Filipe Campos/Jaime Batista - BMW X3 CC - 5h01m02,1s
2º José Dinis Lucas/Luis Tirano - Mitsubishi Pajero DiD a 32m35,6s
3º Miguel Veloso/Filipe Martins - Nissan Navara a 38m15,9s
4º Paulo Sousa/Manuel Porem - Mitsubishi Pajero a 41m40,3s
5º João Pais/João Rato - Mazda BT50 a 42m34,7s
6º José Gameir/António Saraiva - Nissan Navara a 43m12,2s
7º José Camilo Martins/Mário Feio - Mitsubishi Pajero a 43m47,1s
8º Américo Santos/João Salgueiro - Nissan Navara a 43m48,0s
9º Bernardo Moniz da Maia/Joana S-Mayor - BMW X3 CC a 44m53,2s
10º Edgar Codenso/Nuno Silva - Isuzu D-Max a 45m01,7s

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Rali Vila de Alenquer 2010 - Informações



1ª ETAPA/2ª SECÇÃO
(Domingo, 14 de Março de 2010)
Alenquer / Alenquer

Partida Kms 10h00m
1ª Pec Cheganças 1 13,4 10h14m
Assistência 10h40m
2ª Pec Cheganças 2 13,4 14h14m
Assistência 14h40m
2ª Pec Cheganças 3 13,4 16h24m

Chegada - Parque das piscinas municipais de Alenquer 16h50m




INFORMAÇÕES
Soc. Rec. de Cheganças
Tef: 263 711 236
RALI
Percurso 66,9 KMS
Troços 44,20 Kms
NOVIDADES
Apenas 3 troços
Troço mais longo
CENTRO OPERACIONAL
Fórum Romeira Alenquer
VENCEDORES 2007
José Merceano / Francisco Pereira - Mitsubishi Lancer Evo IV

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fernando Peres: "Deverei realizar mais ralis e ainda uma prova de velocidade"


Apesar do anunciado abandono do CPR, onde passaremos a ver o seu primo Pedro Peres, aos comandos do Mitsubishi, Fernando Peres deverá realizar ainda uma ou outra prova, tendo igualmente intenção de participar numa prova de velocidade.

No passado fim-de-semana e quase ano e meio depois do seu último triunfo, e cinco anos volvidos desde o ultimo rali ao volante o Ford Escort Cosworth, Fernando Peres surgiu em Barcelos ao volante do carro britânico, regressando às vitórias.

"O rali correu-nos bem, mesmo com alguns problemas de caixa. Foi agradável voltar a vencer ao volante de um carro que é bastante diferente do Mitsubishi.", referiu o piloto que ainda vamos ver em algumas provas este ano: "Deverei realizar apenas mais um ou outro rali e ainda uma prova de velocidade. Há várias razões para este abandono do CPR, pois em primeiro lugar, estou cansado! Em segundo, quero dedicar-me mais à equipa e isso só é possível não estando envolvido num campeonato. E, finalmente, porque após três títulos no Open, o meu primo, Pedro, merece ser ele a fazer o CPR.", referiu Fernando Peres.

A principal razão de Fernando Peres não fazer o CPR é uma exigencia do piloto Rui Madeira que está a montar um projecto para tentar correr no CPR, e como tal queria ser assistido pela Peres Competições e uma das condições para que a Peres o assista é a saída de Fernando Peres do CPR, está sim é a principal razão que está agora a ser divulgada.

Bruno Magalhães preparou 'terra' em França


Bruno Magalhães esteve no final da última semana em França na região de Narbonne em testes levados a cabo pela Peugeot Sport em pisos de terra visando a ronda sul-americana do IRC. A acção foi, no entanto, prejudicada pelo mau tempo sentido naquele país pois a queda de neve impediu mesmo o piloto português de rodar no primeiro dia agendado para a procura de novas soluções de diferenciais e amortecedores.

O campeão nacional destacou, contudo, "a óptima possibilidade de recuperar algum do ritmo perdido em pisos de terra. Há já muito que não rodava nestas condições e parto agora mais confiante para o Brasil. Percorremos cerca de 230 km e conseguimos realizar um bom trabalho. É sempre muito bom ter a possibilidade de desenvolver o carro e a sua competitividade."

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CPTT 2010 entre Macedo de Cavaleiros e Portimão


O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2010 será novamente composto por oito provas, com a grande diferença a ser a 'troca' do Transibérico, pelo Estoril-Marraquexe, evento que terá oito dias, quatro em Portugal e outros tantos em Marrocos. Para além disso os concorrentes 'começam' no fim de Fevereiro em Trás-os-Montes e terminam no Alto Alentejo, com passagens pelo Algarve, Alentejo e Beira Baixa.

Os concorrentes do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno têm este ano a possibilidade de 'visitar' as pistas de todo-o-terreno de Marrocos, caso entendam prosseguir para lá do Oceano Atlântico, ainda que a prova que começa no Estoril e termina em Marraquexe, Marrocos, todas as classificações finais para o CPTT 2010 serão consideradas apenas em relação à classificação oficial da última etapa que se disputar em território nacional. Portanto, em termos de campeonato de Portugal, só mesmo o que se disputar em Portugal.

Curiosamente, os Grupos T1, T2 e T8 na mesma prova, terão quatro pontuações para o CPTT, que se encontram na sequência das classificações verificadas no final da etapa 1 (1ª pontuação), no final da etapa 2 (2ª pontuação), no final da etapa 3 (3ª pontuação) e no final da etapa 4 (4ª pontuação).

Provas nomeadas

No acto de inscrição no CPTT 2010, os Concorrentes deverão designar quais as seis (das oito que integram o CPTT 2010) provas em que pretendem pontuar. Provas essas que serão as únicas em que poderão obter as pontuações definidas no presente regulamento. Terão contudo a possibilidade de a qualquer momento, mas como limite até à data de publicação da lista de inscritos da quinta prova do CPTT 2010, solicitar por escrito à FPAK, a substituição de uma das seis provas que designou previamente e que ainda não se tenha realizado, por uma outra das que não haja designado e que não se tenha igualmente ainda realizado.

Na eventual participação de um Condutor numa das duas provas do CPTT 2010 que não haja previamente designado, não retirará aos Condutores que hajam designado tais provas qualquer pontuação pela classificação final que nelas venham eventualmente a obter.

Calendário do CPTT 2010

Fevereiro 19.20 Rali TT Serras do Norte Motor Clube de Guimarães
Março 20.21 Baja TT Terras d'el Rei Clube Automóvel do Algarve
Abril 17.18 Ervideira Rali TT 2010 Soc. Art. Reguenguense
Maio 08.09 Baja TT Cidade de Beja / Montes Alentejanos Clube Beja TT
Junho 05.12 Rali TT Vodafone Estoril - Marrakech Automóvel Club de Portugal
Setembro 04.05 Baja TT do Clube Automóvel do Algarve Clube Automóvel do Algarve
Setembro 24.26 Rali TT Castelo Branco Escuderia Castelo Branco
Outubro 28.30 24ª Baja Portalegre 500 Automóvel Club de Portugal

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Mikko Hirvonen vence Rali da Suécia


Mikko Hirvonen começou da melhor forma o Mundial de Ralis de 2010 ao vencer o Rali da Suécia, batendo 'sem espinhas' Sébastien Loeb, que chegou ao ponto de atirar a toalha ao chão já no derradeiro dia de prova. Jari-Matti Latvala assegurou o lugar mais baixo do pódio, na frente de Dani Sordo. Kimi Raikkonen terminou a prova, apesar de ter ficado muito atrasado em resultado de uma saída de estrada no primeiro dia de rali. Bernardo Sousa foi sexto no SWRC e Armindo Araújo terceiro no PWRC. Bons começos para os dois pilotos lusos.

Sébastien Loeb ainda entrou a vencer, no primeiro dia de prova, mas assim que Hirvonen acertou o 'set-up' do seu Ford Focus passou a ganhar pequenas margens nas especiais, até que construiu uma diferença, no final do segundo dia de prova, que se percebeu ser muito difícil de recuperar por parte de Loeb: "Foi um fim-de-semana difícil e o Mikko realizou uma prova perfeita pelo que merece a vitória", referiu Loeb.

Apesar das dificuldades com os pneus, Hirvonen logrou levar de vencida Loeb, o que para começo de ano é sempre agradável: "Estou muito feliz, porque foi muito difícil por causa dos pneus." Latvala parece ter 'crescido' como piloto e desta feita soube pressionar sempre Dani Sordo, que começou bem melhor o rali, até que a segunda equipa oficial da Citroen cometeu um erro e permitiu a viragem definitiva, que muito provavelmente aconteceria de qualquer modo, pois o finlandês há muito se vinha aproximando do espanhol.

Um erro de principiante levou a dupla Sordo/Marti a ver o motor do C4 WRC aquecer demasiado, tudo porque o seu navegador Marc Marti se esqueceu de retirar uma peça que deixaria entrar o ar frio para arrefecimento do motor. O quarto lugar foi o melhor que conseguiram 'resgatar'.

Sebastien Ogier foi quinto, naquele que foi o apenas o seu segundo rali na neve, vencendo entre os 'não oficiais'. Beneficiou, é certo, dos problemas de Marcus Gronholm e Petter Solberg, mas não cometeu erros teve o prémio. Gronholm teve problemas eléctricos no Ford Focus que o atrasaram, enquanto a prestação de Petter Solberg foi um autêntico desastre. Fez um pião na super-especial de abertura, teve uma saída no primeiro dia de prova, pelo que o nono posto foi o resultado - inesperado - final. Para quem disse poder lutar pela vitória, não está mau...

Henning Solberg e Matthew Wilson fieram o que se esperava deles, e terminaram em sexto e sétimo. Mads Ostberg terminou no oitavo posto depois de uma boa luta com Wilson, embora só problemas mecânicos no Subaru do norueguês o tenham atirado para essa posição.

Kimi Raikkonen teve a estreia esperada, ou seja muito complicada. Um acidente na sexta-feira, e várias pequenas saídas depois disso provam que o caminho para que Raikkonen se 'junte à família' vai ser longo. É claro que começou logo com um dos testes mais difíceis, pois correr na neve para quem é inexperiente é muito mais difícil que o fazer na terra ou asfalto. Chegou mesmo a realizar um sexto tempo na PE 15, pelo que a velocidade está lá, falta-lhe tudo o resto: "não estou contente, pois bati num banco de neve e fiquei preso no primeiro dia, mas fomos melhorando e terminámos o rali. Não foi um começo fácil, mas valeu pela experiência.", referiu Raikkonen. Se quiser ver o Campeão do Mundo de F1 de 2007 a desatascar o seu citroen C4 WRC da neve, veja aqui: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/81667

A primeira prova da nova competição SWRC foi ganha por Per Gunnar Andersson, que com o seu Skoda bateu tudo e todos. Andreas Mikkelsen foi Segundo entre os S2000 mas não conta para o 'campeonato'. Janne Tuohino foi assim o segundo, enquanto Bernardo Sousa foi um bom sexto classificado (ler em separado). No PWRC, venceu Patrik Flodin, na frente de Anders Grondal e Armindo Araújo, que começa o ano com um pódio (ler em separado).

Fernando Peres 'cantou de galo' em Barcelos


Fernando Peres venceu o Rali de Barcelos ao dominar da primeira à última especial da segunda prova do Open de Ralis, com o piloto do Ford Escort Cosworth a fazer valer a sua maior experiencia e um carro muito competitivo para se impor sem grandes dificuldades.

Peres agarrou o comando logo na especial de abertura e não mais deixou essa posição, conseguindo manter os seus adversários a uma distância que, não sendo muito grande, foi sempre controlada pelo piloto do Ford.

A luta pelo segundo lugar da prova acabou por ser mais interessante, pelo menos até à desistência de Ivo Nogueira, que no seu Citroen Saxo Kit-Car foi uma das figuras da prova, realizando uma exibição portentosa, que em nada se coaduna com o número que lhe foi colocado nas portas. Nogueira chegou ao segundo posto logo na segunda especial, mantendo-se nessa posição até que o seu Saxo acabou por pegar fogo a duas classificativas do final.

Com isto, quem beneficiou foi Ricardo Costa. O piloto do Mitsubishi Carisma GT nunca esteve muito longe do seu mais directo adversário, com a distância entre Nogueira e Costa a medir-se em décimos de segundo, com vantagem para o homem do Saxo. Ao abandonar, Costa subiu para segundo, ao passo que Joao Ruivo, em Fiat Stilo Multijet, saltou para o lugar mais baixo do pódio graças a uma fase final muito positiva.

Nuno Pina ficou com o quarto posto, ao volante do seu Peugeot 206 GTI, primeiro entre os concorrentes do desafio Modelstand, batendo Daniel Ribeiro na geral e também nesse particular. André Pimenta teve de se contentar com o 14º posto final, embora com mais um pouco de sorte tivesse ficado bem melhor classificado, não fossem os problemas das duas últimas especiais.

Nos Clássicos, Paulo Azevedo (Ford Escort RS 1600) e Frederico Ferreira (Ford Escort RS 1800) foram os protagonistas de um interessante duelo, com o primeiro a levar a melhor por escassa margem. Já no Troféu Fastbravo, o triunfo foi para Orlando Duarte, com uma confortável vantagem sobre o segundo, que foi Rui Garcia.

Por fim, no Troféu 'Fiat em Nós e Acelera', apenas dois resistentes terminaram a prova, com Luis Delgado a bater Ramiro Brito sem qualquer dificuldade.

Destaque final para uma prova que teve 67 concorrentes na classificação final, num rali com uma lista de inscritos acima da centena e concorrentes. Esta é das poucas provas em Portugal que se pode vangloriar desse facto, numa competição, o Open de Ralis, que continua a seduzir grandes nomes do automobilismo português. Desta vez foi Fernando Peres. Quantos mais irão segui-lo? Se é verdade que o CPR tem os grandes nomes e as grandes bombas existentes em Portugal, não é por isso que deixa de haver espectáculo e muita gente a seguir o rali na estrada, como sucedeu hoje em Barcelos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CPTT arranca em Tavira


A Baja Terras D'el Rei abre o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno da Federação de Motociclismo de Portugal, a 20 e 21 de Março com motos, quads e buggys.

Numa prova renovada a edição 2010 acarreta mudanças em todos os aspectos a começar, desde logo, pela sede do Evento. Tudo a postos em Tavira para receber esta etapa inaugural do CNTT onde o Hotel Vila Galé recebe o Secretariado e o Gabinete de Imprensa. Novos percursos nos concelhos de Tavira, Castro Marim, Loulé, Vila Real Santo António, Almodôvar, Mértola e Alcoutim

A Baja Terras d´el Rei vai ter um programa mais reduzido do que em 2009, passando as verificações para sábado de manhã, um prólogo sem reconhecimento e a percorrer duas vezes na tarde de Sábado. No Domingo logo pela manhã, um sector selectivo com 320 kms com três zonas de assistência, completa o programa desportivo. A cerimónia de pódio e de consagração dos vencedores têm lugar no início da tarde na praça da República em Tavira.

De salientar a elegibilidade para o Troféu KTM.

Novidade será também os buggys saírem atrás dos automóveis e não a seguir aos quads como habitualmente.

A Baja Terras d´el Rei conta com o apoio da Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz com os vinhos Terras d´el Rei e Monsaraz, da Câmara Municipal de Tavira, da Solverde, dos hotéis Vila Galé Tavira e Porta Nova, bem como da Rádio Gilão como Rádio Oficial do Evento e a XesEquipa - Xerox.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Antevisão CPR- A um mês da Torrie


A sensivelmente um mês do início do Campeonato de Portugal de Ralis, existem ainda muitas indefinições sobre os projectos que irão estar presentes de forma regular nesta competição.

Sem Bruno Magalhães e sem a Peugeot, esta será uma época onde se prevê grande incerteza face aos candidatos à vitória. Contudo, neste momento estão confirmados no Nacional Ricardo Moura, que por muito pouco não disputará esta competição com um S2000, voltando a apostar no Lancer Evo IX, Armindo Neves que regressa ao Nacional com um Lancer Evo VII.

Adruzilo Lopes também deverá voltar a apostar no Subaru Impreza WRX, assim como Pedro Meireles, embora a possibilidade de correr com um S2000 seja remota mas... possível.

Bernardo Sousa também deverá fazer o Nacional, tudo indica que o faça no Lancer EVO IX, num projecto em que Rui Madeira faz as funções de "conselheiro", embora também possa vir a estar presente com o Lancer com que correu em Mortágua.

Miguel Campos afirma não estar fácil arranjar o budget necessário para montar um projecto competitivo, embora o piloto de Famalicão anuncie novidades para a próxima semana.

Ricardo Teodósio quer voltar a correr de Evo X, estando a orientar os seus esforços nesse sentido, assim como Pedro Leal, embora existam dificuldades em colocar de pé esse projecto.

Vitor Sá estará no Nacional com o Evo X, enquanto Nuno Barroso Pereira voltará a conduzir o Impreza.

Na família Peres, Fernando continua a afirmar de que não estará no nacional, apenas fazendo duas ou três provas, enquanto Pedro Peres, tricampeão do Open, já está inscrito no Campeonato de Portugal de Ralis.

Quanto a Vitor Pascoal sabe-se que irá manter o Peugeot 207 S2000, embora ainda não tenha confirmado o seu projecto para 2010.

Bernardo Sousa: "Este é o carro ideal para os objectivos a que nos propomos


Bernardo Sousa e Nuno Rodrigues da Silva estão já no norte da Europa, em preparação do Rali da Suécia, a prova inaugural do Campeonato do Mundo de Ralis S2000 de 2010. O primeiro contacto com o Ford Fiesta S2000 na neve e gelo suecos decorreu até há pouco, num teste coordenado pela equipa M-Sport, a estrutura onde se inserem.

Dois anos depois de ter conquistado o seu primeiro ponto no Mundial de Ralis (então no agrupamento de Produção), Bernardo Sousa regressa a uma das mais emblemáticas provas do campeonato como candidato a um lugar no pódio, desta feita na nova categoria S2000. "O 8º lugar obtido em 2008 foi, efectivamente, o ponto de partida para o desenvolvimento da minha carreira internacional, pelo que é uma prova que me diz muito a vários níveis", refere. "Por um lado, se exceptuarmos o Rali de Portugal, aquela foi a minha prova de estreia no Mundial e terminei-a nos lugares pontuáveis. Por outro, a condução em pisos de neve, apesar
de muito difícil para um piloto não-nórdico, é também muito espectacular".

Mas se há dois anos, na Suécia, o piloto madeirense contou com um carro de Produção, desta feita o seu companheiro de batalha é o novo Ford Fiesta S2000, modelo também de tracção integral mas com uma filosofia diferente. "É uma diferença significativa, quer no modo de condução, quer em termos de potência, mas nem por isso menos desafiante", afirma o piloto que já em 2009, mas na Noruega (país que alternou com a Suécia no Mundial), conduziu outro modelo da categoria S2000. "Os quilómetros feitos com o Fiesta S2000 demonstram que este é o carro ideal para os objectivos a que nos propomos, que é terminar o mais alto possível na classificação final, pese embora a forte concorrência dos pilotos locais".

WRC crashes 2009 - Video

Armindo Araújo e Miguel Ramalho preparados para a defesa do título


A dupla Campeã do Mundo de Ralis Produção, Armindo Araújo e Miguel Ramalho já testou o Mitsubishi Lancer Evo X e está a pouco mais de 48 horas de iniciar a defesa do seu título no PWRC. Na estreia do Mitsubishi Lancer Evo X nos 'brancos' pisos nórdicos a dupla da Ralliart Itália está esperançada num bom resultado, colocando a fasquia na obtenção de um lugar no pódio.

Mesmo ciente que este não é o seu terreno de eleição, Armindo Araújo sente-se confiante para conseguir, já na primeira prova do ano, um importante resultado que o faça começar com o pé direito a defesa do título do PWRC.

"Os pisos com gelo e neve podem sempre trazer desagradáveis surpresas e por isso teremos de não cometer erros para podermos, durante os quatro dias, andar nas posições cimeiras da classificação. Embora seja um pouco ambicioso vamos tentar lutar por um lugar no pódio pois sentimos que temos condições para fazê-lo", começou por referir o piloto português. A táctica para esta primeira provado ano passa naturalmente por imprimir um ritmo o mais elevado possível "dentro de uma margem que consideramos necessária para não correr riscos", e há que contar também com a postura dos adversários, em alguns dos casos, uma incógnita para o tirsense. "Sabemos que os pilotos nórdicos partem com vantagem neste tipo de pisos mas teremos que perceber onde se situarão todos os nossos adversários sabendo de antemão que nomes como o de Patrick Flodin e Anders Gröndal serão duros de roer", afirmou ainda Armindo Araújo.

Após cerca de 1000 quilómetros de testes o novo Mitsubishi Lancer Evo X, mostrou uma fiabilidade admirável, sendo este também um factor que eleva as expectativas para o arranque da temporada. "Vamos ainda testar na neve para escolhermos as melhores afinações para a prova mas o Evo X já mostrou com o que podemos contar e deixou-nos muito satisfeitos", concluiu piloto apoiado pela Galp, TMN, MCA, Lusitânia Seguros e Mitsubishi.

O Rali da Suécia é composto por 21 provas especiais, divididas por três etapas num total de 1879,23 quilómetros, 345,15 dos quais disputados ao cronometro.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Rally Profile - Ricardo Teodósio & Pedro Conde

O video já que todos esperava-mos há muito, os melhores momentos da equpa Ricardo Teodósio e Pedro Conde. Com edição do mestre Nuno Fontainhas, desde já as minhas felicitações pela excelente edição.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Desafio ELF/Mazda 2010 com novo site


Enquadrado pela entidade federativa, como o único Troféu monomarca para a temporada de 2010 de Todo o Terreno, o Desafio ELF/Mazda colocou à disposição de todos os interessados um novo site, mais dinâmico e atractivo.

Com seis provas agendadas para 2010, sendo três delas internacionais, uma das quais do calendário da Taça do Mundo da modalidade, o site www.desafioelfmazda.com coloca à disposição toda a informação para esta temporada - regulamentos, inscrições e calendário - reservando ainda diversas áreas para a apresentação das equipas, dos pilotos, das máquinas, bem como para as mais diversas notícias associadas à modalidade e ao Desafio ELF / Mazda 2010.

Como não podia deixar de ser, as áreas multimédia não foram descuradas e ao longo do ano serão disponibilizadas fotos e vídeos das diversas competições onde o Desafio ELF / Mazda 2010 vai estar presente.

Durante a temporada que arranca dentro de quinze dias, com o Rali TT Serras do Norte, a informação desportiva e os respectivos resultados serão divulgados em cima da hora, incluindo comentários e declarações dos diversos intervenientes.

Por último de referir que, também através do site, poderão ser adquiridos os diversos artigos de vestuário, associados ao Desafio ELF / Mazda 2010.

Toda a informação disponível em: www.desafioelfmazda.com

IRC: Al-Attiyah confirmado de Skoda


O Quatari Nasser Al-Attiyah vai fazer a sua estreia no Intercontinental Rally Challenge, estando inscrito no Rali da Argentina com um Skoda Fabia S2000.

Al-Attiyah está com a sua cotação em alta no país da Pampas depois de ter sido segundo classificado no Dakar e agora regressa para a sua estreia no IRC.
O Skoda Fabia S2000 em causa será um dos carros da René Georges e segundo Jack de Keijer, "é uma grande honra ter o Nasser na nossa equipa. Ele é um excelente piloto e muito conhecido aqui, em particular depois do resultado no Dakar".

O seis vezes Campeão do Médio Oriente de Ralis faz assim a sua estreia em mais um campeonato e com um novo carro, pese embora não venha a estranhar o estilo de condução dos S2000, pois á pouco tempo levou o seu Fiesta S2000 á vitória no Rally Internacional do Qatar.