quarta-feira, 29 de junho de 2011

Armindo Araújo e Bernardo Sousa na Madeira

Tal como anunciado na conferência de imprensa da passada segunda, a comissão organizadora do Rali Vinho Madeira tem estado em contacto com vários pilotos de forma a conseguir reunir uma boa lista de inscritos apesar da saída do evento do calendário do IRC.

Ontem, a equipa liderada por Paulo Fontes esteve em contacto tanto com Armindo Araújo como com Bernardo Sousa que, quase seguramente, estarão à partida da prova. Como o evento é disputado na semana seguinte à participação de ambos na Finlândia, nesta deslocação os pilotos portugueses no WRC deverão utilizar MINI JCW S2000 alugados para o efeito.

Mais complicada é a situação da Peugeot Sport Portugal. Bruno Magalhães é manifestamente um dos pilotos mais rápidos no asfalto local e já manifestou interesse em alinhar mas o orçamento da equipa prevê apenas a presença em oito provas do IRC, condição que o rali madeirense não cumpre este ano.

Com participações previstas e até inscrições já regularizadas, tanto a Skoda, com dois Fabia S2000 para Jan Kopecky e Freddy Loix, como Thierry Neuville e Bryan Bouffier deverão recuar nos seus propósitos e encontrar alternativas dentro do calendário do IRC para esta vinda a Portugal.

Também entre os pilotos que disputam o Europeu a situação não é brilhante. Michal Solowow garantiu em Ypres que não irá à ilha e tanto Luca Rossetti como Renato Travaglia ou Antonin Tlustak ainda não reuniram os apoios necessários para fazer face à onerosa viagem até à Pérola do Atlântico. Até agora, apenas o polaco Maciej Oleksowicz parece pronto a deslocar-se ao evento.

in Autosport

terça-feira, 28 de junho de 2011

Rali da Finlândia com 114 equipas inscritas

A lista de inscrições provisórias para o Neste Oil Rally Finland, oitava prova do Mundial de Ralis de 2011, já foi encerrada, com 114 equipas candidatas para iniciarem o rali.

Este evento é a única ronda do campeonato que conta para os três campeonatos de apoio - SWRC, PWRC e Academia, o que contribui para engrossar a lista de inscritos. Uma vez mais, estão inscritos dez Fiesta WRC bem como quatro MINI's e quatro DS3 WRC, enquanto Matti Rantanen está inscrito sem nomear qual o carro.

Nenhum carro foi inscrito na classe referente aos S2000 de nova geração, mas os detalhes acerca de inscrições para os campeonatos de apoio ainda não foram revelados. A anterior lista de inscritos mais concorrida havia sido a do Rali de Portugal deste ano, com 70 participantes.

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segunda-feira, 27 de junho de 2011

Rally Fest de topo com Armindo Neves

Depois do concurso lançado pelo site Ralis Online em conjunto com a AN Sport e o Montejunto Rally Clube os vencedores do concurso foram presenteados com um dia de Co-Drive com a equipa de Armindo Neves.

Bem organizado como é costume nas provas do MRC o dia foi muito bem passado e só foi pior mesmo o tórrido calor que se fez sentir junto da serra do Montejunto. Uma excelente inciativa por parte da equipa que deu a conhecer todos os seus patrocinadores aos convidados e como é óbvio o retorno foi conseguido em pleno.

Mesmo sem nada estar programado o Oeste Rallys deu lá um saltinho e foi brindado com uma boleia, a qual temos de agradecer em a toda equipa AN Rally Sport e em especial claro a Armindo Neves, a toda a equipa o nosso MUITO OBRIGADO.

foto Ralisonline

sábado, 25 de junho de 2011

IRC confirma afastamento do Rali Vinho Madeira em 2011 e 2012

Após a notícia ter sido avançada pelo Autosport nestes dois últimos dias, hoje surgiu a confirmação oficial do afastamento do Rali Vinho Madeira do Intercontinental Rally Challenge (IRC) do calendário das temporadas 2011 e 2012.

De acordo com a Géraldine Filiol, diretora da Eurosport Events, "os organizadores do Rali Vinho Madeira informaram-nos recentemente que não seriam capazes de respeitar os termos do seu contrato com a Eurosport Events, essencialmente ao nível do financiamento. Isto criou uma série de dificuldades logísticas e operacionais e não é o que esperaríamos de um promotor de um evento. Como resultado, decidimos remover a prova dos calendários para este ano e 2012, quando o nosso acordo deveria expirar".

"Todas as equipas, construtores, parceiros e fornecedores foram informados assim que possível de forma a prevenir quaisquer gastos desnecessários. Eles compreendem e apoiam a nossa decisão", acrescentou Filiol, referindo ainda que a prova não será substituída no calendário.

in Autosport

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Rally Fest no Cadaval com Armindo Neves

Depois da AN Sport ter lançado o passatempo, já foram dados a conhecer os vencedores que como prometido vão ter oportunidade de ocuparem por umas horas o lugar que habitualmente é de Bernardo Gusmão.

O co-drive terá no Cadaval no habitual troço de testes que o Montejunto Rally Clube tem á disposição de qualquer piloto e como tal ficam aqui as indicações para a Rally Fest.

























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Costa diz adeus a Sousa

António Costa deixará de ser o navegador de Bernardo Sousa no Ford Fiesta S2000 do Team Quinta do Lorde já a partir do Rali da Finlândia, numa decisão consensual, recebida no seio da estrutura que este ano disputa o Campeonato do Mundo de Ralis na categoria SWRC. Esta é uma decisão que foi comunicada à equipa pelo jovem navegador, cujo trabalho se revestiu de qualidade inquestionável e foi parte importante na conquista dos resultados recentes que colocam neste momento o Team Quinta do Lorde numa posição de destaque.

Segundo Bernardo Sousa,“esta é uma decisão do António que me cabe respeitar, tenho de lhe agradecer realçando o trabalho realizado até aqui, que esteve sempre ao melhor nível. A evolução de um piloto passa também pelo navegador que vai ao seu lado, e espero sinceramente que possa no futuro alcançar os seus objectivos com o rigor e competência que lhe reconheço. Foi um prazer correr ao lado dele.”

Na hora da saída, as palavras de António Costa começaram por “agradecer o convite que me permitiu entrar no SWRC ao lado do Bernardo, agradecer a forma como me receberam na equipa, e toda a ajuda que me deram ao longo dos eventos que realizei para que os resultados tivessem surgido. Não existe qualquer tipo de mágoa na hora da saída, é uma opção pessoal minha, e fica sempre em aberto que estarei totalmente disponível para continuar a ajudar e colaborar com a equipa naquilo que for necessário no futuro.”

O navegador de Bernardo Sousa será agora Paulo Babo, que regressa ao activo depois de dois anos de paragem. Trata-se de um navegador com larga experiência que já navegou Bernardo Sousa no passado. No seu registo contam-se entre outras, 46 presenças em provas do Campeonato Português, tendo iniciado a sua carreira de navegador em 1996.

O Team Quinta do Lorde agradece a António Costa todo o profissionalismo, empenho e lealdade com que serviu os objectivos da equipa e deseja os maiores sucessos pessoais e profissionais para a sua carreira futura.

O próximo rali de Bernardo Sousa será o Rali da Finlândia de 28 a 30 de Julho.

in Ralisonline

domingo, 19 de junho de 2011

Sébastien Ogier vence Rali da Acrópole

Sébastien Ogier venceu o Rali da Grécia após uma batalha ao décimo de segundo com o seu companheiro de equipa na Citroen Racing, Sébastien Loeb, ficando cada vez mais claro que o heptacampeão do mundo vai ter muito que fazer para assegurar o seu oitavo título mundial.

gier começou este rali com muitas cautelas, mas a pouco e pouco foi-se chegando aos lugares da frente, acabando por ser ele o grande perseguidor de Petter Solberg, que acabou por ceder à pressão do francês na tarde do segundo dia de prova. No final do dia, não quis ser líder, cedendo a posição a Loeb com o qual se bateu metro a metro nas especiais de hoje. O facto de ter 'obrigado' Loeb a partir na frente, poderá ter sido absolutamente decisivo, já que a margem final entre ambos se cifrou em apenas 10 segundos.

Para Loeb, este segundo lugar foi o 100º pódio da sua carreira, numa prova em que abriu a estrada no primeiro e último dia de prova, com o próprio Loeb a revelar que foi o mais rápido durante o rali, mas a desvantagem de abrir a estrada em dois dias foi decisiva no resultado final.

Hirvonen ainda tentou

Petter Solberg acabou por cair para quarto, enquanto Mikko Hirvonen ainda tentou chegar-se aos homens da frente no último dia, mas o melhor que conseguiu foi ficar apenas a três segundos de Loeb. O seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala ficou com o seu rali estragado quando perdeu mais de 10 minutos com problemas no turbo do Ford Fiesta WRC, logo no primeiro dia de prova, não conseguindo melhor que o nono posto final. Pelo meio, venceu sete troços.

Henning Solberg e Matthew Wilson completaram o top seis, enquanto Evgeny Novikov e Mads Ostberg tiveram muitos problemas nesta prova, 'necessitando do 'superally' para regressarem à corrida no sábado, depois de terem tido problemas com a suspensão.

Juho Hanninen venceu o SWRC e agora lidera a competição, o mesmo acontecendo com o Intercontinental Rally Challenge. Um piloto, dois campeonatos! Atrás de si ficou classificado Bernardo Sousa, em mais um excelente resultado na competição reservada aos S2000.


Depois de uma primeira etapa totalmente dominada por Petter Solberg, o segundo dia de competição ficou nas mãos dos pilotos oficiais da Citroen. Ogier parecia claramente mais rápido do que Loeb e ainda jogava tacticamente para não ser o primeiro na estrada.

Á entrada para a última etapa Loeb liderava com apenas dois segundos de vantagem para Sebastien Ogier, enquanto Petter Solberg era o terceiro a vinte segundos dos pilotos oficiais.
Após a primeira especial de domingo já Ogier liderava, enquanto Mikko Hirvonen ascendia a terceiro por troca com Petter Solberg, para na especial seguinte Loeb voltar á liderança com apenas um décimo de vantagem para Ogier.

Foi então que surgiu o ataque decisivo de Ogier a Loeb, ganhando-lhe dez segundos nos troços seguintes, acabando também por vencer a Power Stage, obtendo a terceira vitória da temporada (as mesmas que Loeb), diminuindo a diferença que separava os dois pilotos da Citroen.

Loeb teve que se contentar com o segundo posto, mas ainda assim fez uma boa colheita para o Mundial de Ralis, uma vez que voltou a terminar na frente de Mikko Hirvonen. O piloto da Ford não foi além do terceiro posto e ficou também evidente que até na Grécia a Citroen já está em vantagem em termos de competitividade. Primeiro com Latvala e depois com Hirvonen, foi evidente que os dois finlandeses andaram completamente no limite, mas nem isso chegou para bater os DS3 WRC.

Petter Solberg completou a prova no quarto posto, tendo sido o grande destaque da primeira etapa. O norueguês fez o que pôde contra os oficiais, mas parece evidente que falta qualquer coisa ao seu DS3, tendo o ex-campeão Mundial que se contentar com o quarto posto, logo seguido do seu irmão Henning que regressou para terminar no quinto posto.

Matthew Wilson e Kimi Raikkonen terminaram nas posições seguintes, enquanto o oitavo posto final foi para Juho Hanninen, vencedor na SWRC. Jari-Matti Latvala viu-se a braços com muitos problemas mecânicos. Quando estava na luta pela vitória ficou sem tracção dianteira no Fiesta WRC, para na segunda etapa perder mais de dez minutos com problemas de turbo.

Destaque para as duas duplas portuguesas. Bernardo Sousa e António Costa fizeram uma prova muito inteligente, vindo a terminar num excelente segundo posto na SWRC, enquanto Armindo Araújo e Miguel Ramalho ficaram pelo caminho com o Mini JCW WRC no decorrer da segunda etapa devido a problemas eléctricos.

Classificação Final:
1º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia – Ford Fiesta WRC – Citroen DS3 WRC – 4h04m44,3s
2º Sebastien Loeb/Daniel Elena – Citroen DS3 WRC a 10,5s
3º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen – Ford Fiesta WRC a 13,5s
4º Petter Solberg/Chris Patterson – Citroen DS3 WRC a 38,8s
5º Henning Solberg/Ilka Minor – Ford Fiesta WRC a 5m24,7s
6º Matthew Wilson/Scott Martin – Ford Fiesta WRC a 6m54,7s
7º Kimi Raikkonen/Kaj Lindstrom – Citroen DS3 WRC a 8m39,4s
8º Juho Hanninen/Marko Markkula – Skoda Fabia S2000 a 11m34,7s
9º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla – Ford Fiesta WRC a 13m08,8s
10º Denis Kuipers/Frederic Miclotte – Ford Fiesta WRC a 15m10,1s
11º Bernardo Sousa/António Costa – Ford Fiesta S2000 a 16m29,3s

in Autosport

Rali da Acrópole - Etapa 2

O comando do Rali da Acrópole voltou a mudar de mãos. Depois de Sébastien Ogier ter subido à liderança no início da tarde, a última especial do dia, disputada já de noite na Grécia, contou com a passagem de Sébastien Loeb para o primeiro posto com uma vantagem de apenas 2,2 segundos sobre o seu colega de equipa.

Loeb havia começado o troço na segunda posição da geral, mas problemas com o pó levantado pelo carro de Petter Solberg levaram Ogier a perder algum tempo e a liderança da prova. No entanto, com tão escassa margem para o último dia, a luta pela vitória está ainda em aberto, já que a repetir-se o que se viu nas duas primeiras etapas, o primeiro na estrada deverá perder muito tempo.

"Dei o máximo mas estava muito escorregadio nalguns pontos. Havia muito pó no início do troço e pensei que iria perder um minuto mas depois passou ao final de quatro quilómetros", afirmou Loeb, sendo complementado por Ogier na descrição das dificuldades: "Nem sabia onde estava, foi muito difícil. Estive sempre no meio do pó e foi difícil pilotar", referiu. Efetivamente, essa dificuldade foi visível no cronómetro, pois o mais jovem dos pilotos gauleses da Citroën perdeu 17,3 segundos para Loeb.

Com tudo isto, Petter Solberg termina o dia na terceira posição, mas acabou por conseguir minimizar os danos e o tempo perdido na derradeira especial do dia, encontrando-se a 20,9 segundos de Loeb apesar de alguns problemas com uma nota errada. Amanhã, poderá estar numa posição bastante favorável para um eventual ataque à liderança. Logo atrás, a 1,5 segundos, surge Mikko Hirvonen no melhor dos Ford Fiesta WRC, com o finlandês a considerar que está "em boa posição para amanhã e ainda podemos lutar. Ainda estamos em jogo".

Os dois pilotos da Stobart Ford estão nas duas posições seguintes, com Henning Solberg a ser o quinto e Matthew Wilson o sexto, enquanto Kimi Raikkonen é o sétimo. O finlandês apenas lamentou alguns problemas com o pó, mas destacou que este dia foi bastante melhor do que o de ontem. Juho Hanninen (Skoda Fabia S2000) é o oitavo e melhor dos SWRC, enquanto Dennis Kuipers é agora o nono tendo passado para a frente de Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000).

O piloto português viu-se a braços com problemas no diferencial do seu carro, perdendo muito tempo ao ficar apenas com tração dianteira num problema que ainda não sabe se poderá ser reparado no parque de assistência desta noite: "Pouco depois do início da especial, ficámos só com tração à frente, algo se partiu. Não sei se será algo que poderemos reparar. Vamos ver", referiu o português aos microfones da World Rally Radio. Se chegar a Hanninen já não fazia parte dos objetivos de Sousa, agora o piloto da Madeira terá de defender-se dos ataques de Frigyes Turan. Neste momento, existem 59,2 segundos a separar os dois pilotos.

De referir, ainda, o triunfo na especial de Jari-Matti Latvala, que mostrou estar de novo ao ritmo certo depois dos problemas que afetaram o seu carro ontem e hoje.

1. S. LOEB 3:20:27.6
2. S. OGIER +2.2
3. P. SOLBERG +20.9
4. M. HIRVONEN +22.4
5. H. SOLBERG +3:58.9
6. M. WILSON +5:30.2
7. K. RÄIKKÖNEN +6:55.4
8. J. HANNINEN +8:55.0
9. D. KUIPERS +12:25.7
10. B. SOUSA +12:55.3

in Autosport

Rali de Oliveira do Hospital - Mota voou para a vitória

O Rali de Oliveira do Hospital foi uma prova extremamente confusa e com demasiadas incidências, apesar de desportivamente ter terminando com muita emoção e competitividade.

Luís Mota e Alexandre Ramos (Lancer Evo IV) voltaram às vitórias em terra, num tipo de piso de que gostam particularmente, sendo a primeira da temporada. A equipa do Cartaxo chegou a estar com 13 segundos de vantagem na frente da corrida, mas devido a muitas circunstâncias e a um maior ritmo que imprimiram, acabaram por liderar toda a derradeira secção.

Porém, a vitória de Mota e Ramos não foi fácil, já que Armindo Neves e Bernardo Gusmão (Lancer Evo VII) também viram que tinha chances de vencer, e ainda arriscaram no derradeiro troço, para terminar a meio segundo do primeiro lugar (margem mínima para Mota), naquela que foi a sua melhor prestação e classificação da temporada.

António Rodrigues e Jorge Carvalho saem de Oliveira do Hospital com um fabuloso terceiro lugar. Lutaram contra os 4x4 para terminar no pódio (mesmo sem contar com o seu habitual Saxo S1600) é uma vitória para o piloto e navegador, que agora se destacam ainda mais na liderança do Open, competição que dificilmente perderão.

Das equipas que ganharam troços e/ou lideraram o rali, destaque para Fernando Peres e Ricardo Caldeira (Evo VII) que começaram com um pião na super-especial, depois um furo e uma penalização, para terminarem o rali muito devagar quando a protecção do carter se soltou como se não bastasse acabaram por não terminar a prova devido a uma avaria irreparável no Lancer.

Paulo Correia e Ricardo Correia num Carisma GT também se atrasaram depois de terem passado pela liderança do rali e Raúl Aguiar e Pedro Pereira viriam a desistir depois da transmissão ceder, depois de também terem passado pela liderança da prova.

Destaque, pela negativa, para o despiste de Daniel Nunes e Carlos Ramiro, logo no início da segunda especial, que obrigou o piloto a desistir como ainda atrasou muito a prova.

Sempre cauteloso na sua estreia com um 4x4 em terra, Renato Pita e José Janela fizeram o que tinham planeado. Adaptaram-se ao carro e à condução em terra, conseguiram um excelente 4º lugar e mantém-se em segundo lugar do Open sendo o principal opositor de Rodrigues e Carvalho.

Diogo Salvi e Luís Cavaleiro tiveram muitas dificuldades em adaptarem-se à condução do Lancer em troços tão escorregadios ficando no quinto lugar.

Prestação exemplar teve João Ruivo navegado por João Peixoto, foram o mais competitivos de todos entre os concorrentes do Modelstand, vencendo e convencendo nesta competição.

No derradeiro troço Gil Antunes e Sandra Ramos superaram Manuel Inácio e Fábio Vasques, numa luta directa pelo segundo lugar no Modelstand, mas com este terceiro lugar Inácio e Vasques ainda se conseguem manter na liderança desta competição.

Excelentes indicardores deram Carlos Fernandes e Daniel Amaral, fazendo a sua estreia na terra (Fernandes), conseguindo obter o 4º lugar no Modelstand.

Agora segue-se as férias do Campeonato Open de Ralis voltando só em Setembro pelos dias 10 e 11 para se disputar o Rali Cidade de Gondomar 2011.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Luís Mota / Alexandre Ramos – Mitsubishi Lancer Evo IV 55m01,7s
2º Armindo Neves / Bernardo Gusmão – Mitsubishi Lanver Evo VII a 0,5s
3º António Rodrigues / Jorge Carvalho – Peugeot 206 GTi a 40,8s
4º Renato Pita / José Janela – Mitsubishi Lancer Evo VII a 43,2s
5º Diogo Salvi / Luís Caveleiro – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m12,1s
6º João Ruivo / João Peixoto – Peugeot 206 GTi a 1m23,9s
7º Gil Antunes / Sandra Ramos – Peugeot 206 GTi a 2m01,0s
8º Manuel Inácio / Fábrio Vasquez – Peugeot 206 GTi a 2m08,5s

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Rali de Oliveira do Hospital - Super Especial

Depois de uma grande Rali de Cheganças Daniel Nunes e Carlos Ramiro começaram da melhor forma o Rali de Oliveira do Hospital, fazendo o melhor tempo nos 1.80 Kms que compunham o traçado brindando o público com o seu habitual show.

Alguns dos outsider´s acabaram por ser protagonistas desta super-especial, com Paulo Correia e Ricardo Correia no Carisma GT a serem os segundos e Ricardo Soares e Joaquim Alvarinhas terceiros, seguidos por Luís Mota (Evo IV) e Carlos Fernandes o primeiro duas rodas motrizes e melhor do Troféu Modelstand. Paulo Correia pode ainda vir a ser penalizado 20 segundos, depois de não ter conseguido sair do parque devido a um veículo.

Entre os pilotos que representam o Regional de Alenquer José Merceano e Francisco Pereira (Evo IV) são os melhores com o sexto tempo já Eduardo Silva e Sérgio Rufino em viatura idêntica foram os 22º classificados.

Fernando Peres fez uma mau tempo. Logo na primeiro rotunda o piloto do Evo VII fez um pião perdendo mais de 15 segundos, o mais azarado foi Alexandre Ferreira, ao bater com num passeio na entrada da última rotunda arrancado uma roda ao Peugeot 309 GTi.

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foto ralisonline

Rali da Acrópole - Etapa 1

Foi um dia quase perfeito para Petter Solberg: o piloto do Citroën DS3 WRC chega ao final da primeira etapa com quase um minuto de vantagem sobre os demais adversários. Com efeito, muito dificilmente o piloto norueguês acreditaria no início desta manhã que conseguiria deter tamanha vantagem após as primeiras seis especiais do rali.

Tirando partido de ser o quinto na estrada para este primeiro dia, Solberg partiu ao ataque logo de manhã, conseguindo no segundo troço do dia uma prestação que foi demolidora: 19,8 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala. Da parte da tarde, foi ampliando esse registo e, com os problemas de Latvala e com as jogadas táticas dos outros pilotos, viu-se na frente com 51,6 segundos de distância sobre Sébastien Loeb. E isso surpreendeu até o próprio piloto, que esperava ter perdido muito tempo depois de ficar preso muito tempo atrás do lento Ford de Latvala, mudando o seu estado de espírito de forma evidente.

"Estive muito tempo atrás do Latvala e foi muito mau. De certeza que perdi muito tempo atrás dele", começou por dizer aos microfones da World Rally Radio, visivelmente irritado, antes de ser alertado de que tinha, afinal, mais de 50 segundos de avanço. "Tenho 51 segundos de avanço? ["Os outros abrandaram", elucidou o repórter] Porque é que fizeram isso? Com isso estou satisfeito", concluiu Solberg, notoriamente o mais forte hoje.

Para Latvala, o azar parece não dar tréguas, com o piloto a voltar a ser afetado por problemas no seu Ford Fiesta WRC, desta feita com problemas de diferencial: "No caminho para o início do troço havia um caminho de terra e ao passar da estrada de asfalto para a terra pude sentir o diferencial a falhar. Pensei que era o traseiro, mas afinal era na frente. Não tivemos tempo para fazer nada pelo que simplesmente tivemos de ir. Cumprimos o troço apenas com tração traseira", explicou o finlandês, uma vez mais bastante desapontado.

Com isso, Sébastien Loeb chegou ao segundo posto, numa prova em que teve a desagradável tarefa de 'limpar' as estradas e ainda um furo na penúltima especial. Ainda assim, o piloto esperava poder ficar com o terceiro posto, mas o tempo perdido por Mikko Hirvonen (Ford) no último troço fê-lo subir para segundo, apenas 3,6 segundos da frente do finlandês. Igualmente na luta está Sébastien Ogier (Citroën), encontrando-se o jovem francês na quarta posição a 1,9 segundos de Hirvonen.

Depois, 46 segundos separam Ogier do quinto, que é Henning Solberg (Stobart Ford) a conseguir hoje uma prova bastante interessante e a efetuar tempos não muito longe dos melhores, enquanto o seu companheiro de equipa Matthew Wilson é o sexto.

Problema atrasa Araújo; Sousa no pódio dos SWRC

O sétimo melhor é Ott Tanak, que lidera a classificação entre os SWRC, com uma prova de alto nível, enquanto Latvala caiu para o oitavo posto com os seus problemas, com Juho Hanninen e Kimi Raikkonen (este também a braços com um furo num dos pneus do seu carro no último troço) a encerrarem o leque dos dez melhores. Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000) tem estado em muito boa forma na prova grega, terminando este primeiro dia na terceira posição dos carros S2000, o que deixa o piloto satisfeito: "O nosso plano era chegar ao fim da prova e continua a ser o mesmo. Mas nunca sabemos ser lentos e por isso estamos numa boa posição, com bom ritmo mas a tentar manter o carro inteiro. Queremos manter esta posição, estamos satisfeitos", afirmou.

Por seu turno, a prova de Armindo Araújo estava a ser igualmente bastante positiva, com o português a chegar mesmo a ocupar a décima posição da geral até que na derradeira classificativa do dia uma jante partida fê-lo parar para trocar o pneu e com isso perder bastante tempo: "Partimos uma jante, que ficou destruída e parámos para mudar o pneu. De início pensei que fosse um braço da suspensão, mas depois vimos que era apenas uma jante partida e pudemos chegar ao final". Com os seus problemas, Araújo desceu para o 16º posto da geral, a 3m44s do 15º, que é Gassner Jr.

1. P. SOLBERG 1:39:24.2
2. S. LOEB +51.6
3. M. HIRVONEN +55.3
4. S. OGIER +57.2
5. H. SOLBERG +1:43.2
6. M. WILSON +2:27.7
7. O. TÄNAK +3:32.4
8. J. LATVALA +3:55.0
9. J. HANNINEN +4:01.6
10. K. RÄIKKÖNEN +4:04.7
11. B. SOUSA +5:06.2
12. D. KUIPERS +5:49.2
13. E. BRYNILDSEN +5:55.3
14. F. TURÁN +6:44.9
15. H. GASSNER JR +6:47.4
16. A. ARAÚJO +10:31.4

in Autosport

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Rali da Grécia marca 500ª prova do WRC


Segundo rezam as crónicas, a próxima prova do WRC, o Rali da Grécia é a 500ª prova do Mundial, ainda que existam algumas dúvidas relativamente a este aspeto devido à contabilização de ralis que contaram simplesmente para a F2, quando a FIA impôs a rotatividade no Mundial entre 1994 e 1996.

Por exemplo, o Rali de Portugal de 1996, que foi ganho por Rui Madeira, em luta direta com o belga 'Fast' Freddy Loix é um dos exemplos de provas que estão contabilizada para os "500" e não contou com a presença dos 'mundialistas' principais, somente os da F2. Números à parte, a verdade é que apesar desta não ser a melhor altura para se disputar um rali mundial na Grécia, devido a convulsões internas que tornam atualmente Atenas num autêntico campo de batalha, com milhares de gregos a sair à rua para protestar, o que resultou nos inevitáveis confrontos entre manifestantes e polícia, a verdade é que também se espera luta árdua nas especiais gregas.

De qualquer modo, o Rali da Grécia marca o início da fase decisiva do WRC, com a competição a chegar a meio. Após cinco vitórias da Citroen em seis provas, tudo aponta para mais do mesmo, pois mesmo que Sébastien Loeb não esteja nos seus dias (ou o facto de abrir a estrada seja demasiado complicado), atualmente já há outro Sébastien pronto a vencer. A Ford costuma dar-se bem na Grécia, pois nas últimas 10 edições, por sete vezes foi um carro da marca oval a vencer. Mikko Hirvonen não pode perder mais pontos na batalha do título e depois das derrotas da Argentina, também Jari-Matti Latvala, Sébastien Ogier e Petter Solberg partem para a prova grega apostados em dar a volta ao azar...e vencer. Registo ainda para a presença de dois pilotos portugueses, com Armindo Araújo a ser o principal representante da MINI e Bernardo Sousa, já com um Ford Fiesta S2000 evoluído à procura de pontos no SWRC.

A prova tem algumas novidades, como é o caso da especial noturna no final do segundo dia de prova pois há mais de 20 anos que o Mundial não assiste a um troço de terra noturno... com pó, pois nas derradeiras experiências a chuva atenuou os problemas.

Horário

Dia 1, Sexta-feira, 17 junho
Partida/Assistência (Loutraki) 05h00
PE 1, Thiva 1 07h08
PE 2, Elatia 11h01
Assistência Remota (Kamena Vourla) 10h31
PE 3, Eleftherohori 11h39
PE 4, Rengini 14h28
PE 5, Thiva 2 14h15
PE 6, Mavrolimni 15h48
Assistência (Loutraki) 16h38

Dia 2, Sábado, 18 junho
Partida/ Assistência (Loutraki) 08h00
PE 7, Klenia Mycenae 1 09h02
PE 8, Ghymno 1 10h05
PE 9, Kefalari 1 11h20
Assistência (Loutraki) 13h03
PE 10, Klenia Mycenae 2 14h20
PE 11, Ghymno 2 15h23
PE 12, Kefalari 2 16h38
Assistência (Loutraki) 18h45
PE 13, Nea Politia 19h33
Assistência (Loutraki) 21h11

Dia 3, Domingo, 19 junho
Partida/Assistência (Loutraki) 06h30
PE 14, Aghii Theodori 1 07h03
PE 15, New Pissia 1 07h34
Assistência (Loutraki) 09h17
PE 16, Aghii Theodori 2 10h05
PE 17, New Pissia 2 10h36
PE 18, Power Stage - New Loutraki 12h11
Assistência (Loutraki) 13h08
Pódio (Casino Loutraki) 13h30

Autosport

terça-feira, 14 de junho de 2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Rali de Cheganças 2011 - A dureza das Pedreiras

O Rali de Cheganças contou com com uma volumosa lista de inscritos nada a ver com aquilo que se tem passado esta época, naquele que foi também o regresso do Regional ao troço que abriu a história da Troféu, a Moita localizado nas pedreira de Alenquer.

A prova começou com uma super especial em Alenquer no sábado á noite e o principal destaque vai para a desistência de José Merceano e Francisco Pereira que quando davam grande espectáculo com o BMW quando partiram a transmissão. Assim o Campeão Regional somou a sua segunda desistência na temporada, o que aliado á vitória de António Nunes e Rui Marques deixa a equipa em praticamente impossibilitado de poder lutar pela renovação do ceptro.

Márcio Marreiros e Rui Serra lideraram a comitiva Sulista no Rali de Cheganças, começando por serem os primeiros líderes da prova ao vencer a super especial mostrando que estão cada vez mais rápidos, para no segundo dia de competição o domínio de António Nunes e Rui Marques ser quase total, com o piloto do Evo VI a vencer as três especiais, terminando com perto de meio minuto de avanço para Marreiros e Serra, numa luta onde também esteve Carlos Valentim e Luis Rodrigo Ribeiro que entretanto desistiam com problemas de alternador no seu Ford Escort RS Cosworth.

O lugar mais baixo do pódio foi para Luis Nunes e Nelson Ramos em Mitsubishi Evo VI que se adaptaram bem ás condições e até deram algum espectáculo, seguidos de Orlando Bule e Xavier Chaves já mais habituados ao novo Evo VII e Américo Maçarico e Vanessa Maçarico no Carisma GT que foram muito regulares.


Daniel Nunes e Carlos Ramiro fizeram uma prova de excelente nota com o Citroen Saxo Cup, vindo a terminar no entanto no sexto posto, depois de um furo (4 ªPec) ter feito cair do terceiro posto que ocupava até então, mesmo assim venceram a tracção dianteira de forma autoritária.

De destacar ainda o número elevado de desistentes, onde também contam os nomes de Pedro Carmo e Rui Nisa que partiram uma transmissão do Subaru Impreza GT quando lutavam pelo pódio, Mário Seabra e João Mateus a estrearem o novo Lancer Evo VII mas desistiram com problemas de travões, Gil Antunes e Diogo Correia desistiram com problemas de transmissão, Ricardo Pinheiro e Ricardo Vicente desistiram com motor do Celica GT-4 partido, Gilberto Costa e Jorge Calçada também desistiram com problemas de caixa de velocidades, Carlos Matins e Anibal Martins com problemas mecânicos, João Cruz e Alfredo Cruz também desistiram com dificuldades no Escort Cosworth, José Carlos Paté e José Gago com problemas de transmissão entre muitos outros.

A tracção traseira foi vencida pela equipa de Sintra Francisco Ferreira e Joaquim Batahla no brutal Escort RS 2000 que muito espectáculo deram no troço das pedreiras.

Com um troço tão duro (fazer lembrar troço de Arganil ou do Algarve) as desistências não causaram surpresa a ninguém e só foi pena mesmo não estarem mais carros a partida, agora o Troféu Regional de Ralis de Alenquer vai para a sua habitual paragem de verão para regressar no inicio de Setembro com o Rali da Labrugeira '11.

Classificação
1º António Nunes / Rui Marques – Mitsubishi Lancer Evo VI 32m30,12s
2º Márcio Marreiros / Rui Serra – Mitsubishi Lancer Evo VI a 26,11s
3º Luís Nunes / Nelson ramos – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m33,6s
4º Orlando Bule / Xavier Chaves – Mitsubishi Lancer Evo VII a 1m40,09s
5º Américo Maçarico / Vanessa Maçarico – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m56,62s
6º Daniel Nunes / Carlos Ramiro – Citroen Saxo Cup a 2m06,56s
7º Daniel Ferreira / Marco Gomes – BMW 325 IX a 2m26,24s
8º Francisco Ferreira / Joaquim Batalha – Ford Escort RS 2000 a 3m08,67s

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mapa do Rali de Cheganças 2011

Um piso muito duro é o que caracteriza o troço da Moita que se realiza na zona das Pedreiras de Cheganças, este troço em termos de piso é muito ao género de Almodôvar do Rali de Portugal.


clique na imagem para visualizar em alta resolução

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Horários Rali de Cheganças 2011

PROVA: Rali de Cheganças
ELEGIBILIDADE:Troféu Regional de Ralis de Alenquer 2011 (TRRA'11)
DATA: 11 e 12 de Junho de 2011
ORGANIZADOR: Sociedade Recreativa de Cheganças
CONTACTOS: (t:) 263 770 979
RALI: Percurso – 78,5 Kms / Troços – 37,90 Kms
INSCRIÇÕES: 4 de Junho 2011
NOVIDADES: Nova Comissão organizadora
CENTRO OPERACIONAL: Sociedade Recreativa de Cheganças

HORÁRIOS

1ª ETAPA – 1ª SECÇÃO SÁBADO, 11/06/2011
Alenquer
1ª Pec – Paredes (2,30 Kms) 21h40m
Assistência 21h55m
1ª ETAPA – 2ª SECÇÃO DOMINGO, 12/06/2011
Alenquer
2ª Pec – Moita (8,90 Kms) 10h40m
Assistência 11h00m
3ª Pec – Moita (8,90 Kms) 12h10m
Assistência 12h30m
4ª Pec – Moita (8,90 Kms) 14h00m
Assistência 14h20m
5ª Pec – Moita (8,90 Kms) 15h30m
Parque Fechado 15h50m

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A festa de Alenquer está de volta - Rali de Cheganças 2011, ante visão e inscritos

Desde o inicio do TRRA' 11 que o publico da região Oeste já não sabia o que era ver o "Mundial" passar ao pé de casa, mas (há sempre um mas no meio das histórias) o Rali de Cheganças fez com que a maioria dos pilotos que estiveram ausentes das provas iniciais do Troféu voltassem e mesmo que por uma prova o Regional de Alenquer volta a ser Mundial!!!

Com a habitual linha de ataque de 2010 a voltar à actividade em 2011, espera-se uma luta titânica pela vitória. António Nunes e Rui Marques no Lancer Evo V partem com legitimas aspirações, pois comandam o Troféu e nada menos que a vitória lhes interessa, por outro lado José Merceano e Francisco Pereira partem em busca de um grande resultado que os faça voltar á luta pela vitória do Mundial e com o poderoso 325 IX nas mãos do piloto de Alenquer muito coisa poderá acontecer.

Depois de terem participado no Open do Vodafone Rali de Portugal Carlos Valentim e Pedro Cunha e Carmo regressam a competição, o primeiro no habitual Ford Escort RS Cosworth e o segundo no Subaru Impreza WRX. Se Pedro Cunha e Carmo vai ser navegado pelo habitual Rui Nisa já Carlos Valentim trocou de Luís Pedro Ribeiro para Luís Rodrigo Ribeiro (giro né?), destes pilotos como é óbvio só se esperará uma coisa: muita garra!

Com menos argumentos (aparentemente) que os os quatro homens da frente já referidos, está uma segunda linha que poderá ter uma palavra a dizer pois todos eles estão bem classificados no Troféu, falo claro de equipas como Ricardo Pinheiro e Ricardo Vicente no Celica GT-4 que depois do segundo lugar em Olhalvo vão mostrar tudo o que têm, para tentar acompanhar os mais rápidos, depois pilotos como Paulo Sousa e Rodrigo Silva (VW Golf VR6), Gilberto Costa e Jorge Calçada também em VW Golf, Américo Maçarico e Vanessa Maçarico no Carisma GT, Adérito Santos e Bruno Santos no Escort RS 2000 e Paulo Cunha acompanhado por Filpe Fernandes poderão ter uma palavra a dizer no que á classificação final e claro do Troféu!

Mão cheia de Regressos

Uns por estarem a disputar outros campeonatos outros por estarem a dar um toque final nas suas viaturas novas e outros por motivos diversos adiaram as suas estreias no TRRA '11, mas como o Rali de Cheganças é o Rali de Cheganças não puderam deixar de estar presentes.

A volta das vitórias com o Open a equipa de Sintra Daniel Nunes e Carlos Ramiro já era para se ter estreado em 2011 no Regional de Alenquer mas por coincidência de datas essa estreia foi impedida e como tal um ano depois a equipa volta ao regional de Alenquer mas desta feita com o endiabrado Citroen Saxo Cup (são candidatos a grande lugar entre os melhores). Depois de terem disputado a última prova de 2010 (n.d.r Rali de Alenquer) Mário Pires em Ford Sierra Cosworth e Gil Antunes em Opel Astra GSI voltam ao Regional de Alenquer para disputarem o Rali de Cheganças se o primeiro andou até agora a aprimorar a sua viatura o segundo andou bem entretido na luta do Troféu Modelsantd do Campeonato Open de Ralis, sendo acompanhados respectivamente por Amilcar Damião e Diogo Correia.

Se durante muitos anos foi assíduo participante no Regional de Alenquer Adérito Pereira faz aqui o regresso em Cheganças numa altura em que quem lidera o Troféu é o seu ex navegador Alexandre Honrado (curioso no mínimo). Em pulgas está o Oeste Rallys e todo o publico para ver a nova viatura de Mário Seabra que após ter vendido o seu Corolla WRC decidiu-se por um Lancer Evo VII e como normalmente todos as suas máquinas são grandes canhões espera-se o mesmo desta nova viatura e como todos sabemos poderá ser um sério candidato à vitória pois com um navegador como João Mateus tudo pode acontecer. Depois da extraordinária época de 2009 a equipa do Bombarral Daniel Ferreira e Marco Gomes voltam ao regional de Alenquer para alinhar com tudo o que têm para dar no seu 325 IX.

Bem vindos nuestros hermanos Sulistas

Talvez em 2010 lhe tenham tomado o gosto, vários concorrentes de Regional Sul fazem uma visita a Cheganças e só é mesmo de lamentar a ausência de Ricardo Teodósio. Começando por José Carlos Paté que à vários anos é participante assíduo do CRRS estreia-se assim em Alenquer e deverá a ser um nome a ter em conta para a luta entre os primeiros lugares. Muita luta deu a Ricardo Teodósio nas rondas Alentejanas do CRRS '10 Carlos Martins estreia-se em Alenquer ao volante de um potente Lancer Evo VI e decerto que quererá fazer uma grande prova.

Depois de ter adquirido o Evo VII ao Açoriano Pedro Vale, Orlando Bule fez apenas duas provas e vem até Cheganças na expectativa de se adaptar na melhor forma a sua nova montada, para finalizar Márcio Marreiros tomou mesmo o gosto de Cheganças e volta cá já bem mais habituado ao seu Evo VI, na prova de 2010 em que foi apenas 13º este ano de certeza que o objectivo é melhorar e fazer quilómetros.

Para finalizar de lamentar as ausências de Fernando Marques e Eduardo Silva que por motivos desconhecidos não estão presentes na prova e de salientar pela positiva a continuação dos testes de Rui Sousa e Carlos Silva em provas de Alenquer com a Isuzu D-Max.

Espera-se um grande Rali de Cheganças, abraço a todos Oeste Rallys.

Nº Piloto Navegador Carro Tração Classe
00 Rui Sousa Carlos Silva Isuzu D MAX Total III
0 Manuel Bertolo NN Fiat 131 Abart Trás I
1 José Merceano Francisco Pereira BMW 325 IX Total III
2 Pedro Carmo Rui Nisa Subaru Impresa WRX Total III
3 Carlos Valentim NN Ford Escort Cosworth Total III
4 António Nunes Rui Marques Mitsubishi Evo V Total III
5 Gilberto Costa Jorge Calçada VW Golf Frente II
7 Paulo Sousa Rodrigo Silva VW Golf VR6 Frente II
11 Pedro Catarino Joaquim Oliveira Ford Sierra Trás I
12 Rui Palos Filipe Neves Renault 11 Turbo Frente II
15 Jorge Maçarico Carlos Garcia Opel Corsa B GSI Frente II
18 Francisco Ferreira Joaquim Batalha Ford Escort RS Trás I
20 Jorge Rêgo Afonso Simões Citroen AX Sport Frente II
21 Américo Maçarico Vanessa Maçarico Mitsubishi Evo VI Total III
22 Adérito Santos Bruno Santos Ford Escort RS Trás I
23 Ricardo Pinheiro Ricardo Vicente Toyota Celica Total III
25 Ricardo Coelho Ricardo Damião Peugeot 106 Rally Frente II
26 Paulo Cunha Filipe Fernandes Renault 11 Turbo Frente II
28 Daniel Nunes Carlos Ramiro Citroen Saxo Frente II
29 José Paté José Gago BMW 325 IX Total III
30 José Pedroso João Rocha Ford Escort TC Trás I
31 Adérito Pereira André Ferreira Peugeot 205 Total III
32 Mário Pires Amilcar Damião Ford Sierra Cosworth Total III
33 Gil Antunes Diogo Correia Opel Astra Frente II
34 Mário Seabra João Mateus Mitsubishi Evo VII Total III
35 Daniel Ferreira Marco Gomes BMW 325 IX Total III
36 João Cruz Alfredo Cruz Ford Escort Cosworth Total III
37 Carlos Martins Anibal Martins Mitsubishi Evo VI Total III
38 Orlando Bule Xavier Chaves Mitsubishi Evo VII Total III
39 Márcio Marreiros Rui Serra Mitsubishi Evo VI Total III
S André Mota Ricardo Domingos Peugeot 206 GTI Frente II

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Rali de Portugal a 1 de Abril de 2012

O Conselho Mundial da FIA divulgou hoje o calendário provisório do Mundial de Ralis para 2012 com 13 etapas e a prova portuguesa tem data marcada para 1 de Abril.

Está previsto o regresso do histórico Rali de Monte Carlo (ausente desde 2008), ficou em aberto a possibilidade de uma etapa italiana que não será o Rali da Sardenha e a hipótese de a prova grega ser a 27 de Maio ou 3 de Junho.

Pela primeira vez desde 2005, o fecho do Mundial não será na Grã-Bretanha, mas em Espanha. O calendário completo é o seguinte: Monte Carlo (22 de Janeiro); Suécia (12 de Fevereiro); México (11 de Março); Portugal (1 de Abril); Argentina (29 de Abril); Grécia (27 de Maio/3 de Junho); Nova Zelândia (24 de Junho); Finlândia (5 de Agosto); Alemanha (26 de Agosto); Grã-Bretanha (16 de Setembro); França (7 de Outubro); Itália (Outubro) e Espanha (4 de Novembro).

in QM Rally

domingo, 5 de junho de 2011

Juho Hanninen regressa aos triunfos no IRC

No seu regresso ao Intercontinental Rally Challenge (IRC), Juho Hanninen voltou aos triunfos, vencendo o Rali da Ucrânia. O piloto finlandês havia visto Bryan Bouffier aproximar-se na secção matinal, mas nas segundas passagens acabou por consolidar a sua liderança e vencer sem problemas a prova ucraniana.

Apenas perdendo tempo para o francês do Peugeot 207 S2000 no derradeiro troço do rali, Hanninen terminou a prova com 11,7 segundos, conseguindo assim levar a melhor num rali que até não começou bem, ao ser penalizado em dez segundos por falsa partida na segunda especial.

Contudo, realizando uma pilotagem muito certa e sem cometer o mínimo erro, o piloto da Skoda chegou ao primeiro posto e venceu ao controlar o andamento de Bryan Bouffier, que ficou como seu maior rival após os problemas dos demais pilotos.

"Foi um bom fim de semana, sem furos e sem erros. Foi um rali bastante difícil, mas a equipa fez um excelente trabalho num rali que era muito exigente", referiu o atual campeão do IRC à World Rally Radio.

Bouffier terminou em segundo, tendo-se mostrado igualmente muito satisfeito com a sua prestação: "É muito bom poder marcar tantos pontos. Não foi um fim de semana perfeito, por vezes com algumas más escolhas de pneus mas o carro funcionou bem pelo que estou contente", afirmou o piloto francês do 207 S2000.

Consolidando o seu terceiro posto, Jan Kopecký acabou por finalizar com 18,6 segundos de avanço sobre Andreas Mikkelsen, ambos em Skoda Fabia S2000, com o primeiro a perder tempo ontem devido a problemas com a direção assistida e o segundo a perder tempo devido a furos. Guy Wilks (Peugeot 207 S2000) terminou em quinto, embora já a quatro minutos do vencedor, finalizando mesmo com mais um furo num dos pneus da frente.

Thierry Neuville, que foi o primeiro líder da prova, ainda recuperou do seu despiste a alta velocidade no quinto troço, no qual perdeu três minutos, para finalizar em sexto, acabando por tirar partido das dificuldades e problemas alheios, como foi o caso de Toni Gardemeister, que se viu a braços com furos e com o motor partido do seu Fabia S2000 no troço final, terminando a meta em grandes dificuldades. Karl Kruuda foi o oitavo melhor, com um Skoda Fabia S2000, logo na frente de Patrik Sandell. Os pilotos da Proton P-G Andersson e Giandomenico Basso ainda chegaram a figurar no top 10 durante muito tempo, mas nenhum deles acabou por terminar a prova devido a problemas mecânicos.



1 Hänninen Juho / Markkula Mikko 02:54:14.0
Skoda Fabia S2000
2 Bouffier Bryan / Panseri Xavier 00:00:11.7
Peugeot 207 S2000
3 Kopecký Jan / Starý Petr 00:00:38.7
Skoda Fabia S2000
4 Mikkelsen Andreas / Floene Ola 00:00:57.3
Skoda Fabia S2000
5 Wilks Guy / Pugh Phil 00:04:00.4
Peugeot 207 S2000
6 Neuville Thierry / Gilsoul Nicolas 00:05:01.5
Peugeot 207 S2000
7 Gardemeister Toni / Suominen Tapio 00:07:59.3
Skoda Fabia S2000
8 Kruuda Karl / Järveoja Martin 00:10:01.3
Skoda Fabia S2000
9 Sandell Patrik / Parmander Staffan 00:18:08.9
Skoda Fabia S2000
10 Raoux Jean-Michel / Magat Laurent 00:21:42.9
Renault Clio R3

Miguel Campos vai testar MINI WRC!

Miguel Campos irá estar no próximo dia 9 (quinta-feira) perto das instalações da Prodrive para testar o MINI John Cooper Works WRC. Segundo o piloto, "o convite surgiu por parte da Prodrive com quem mantenho uma boa relação e não podia recusar".

Em relação a pormenores do teste, o próprio Campos afirmou não saber muitos dados referindo que "penso que será uma pequena sessão de poucos quilómetros só para ficar com uma ideia de como é o carro". Mas o Oesterallys conseguiu apurar que o teste será realizado em asfalto num aeródromo e que para além de Campos também outros pilotos que foram já clientes da Prodrive (Campos foi-o quando alinhou no Campeonato de Portugal de Ralis num Subaru Impreza) foram convidados.

Tratar-se-á, portanto, de uma ação de charme da Prodrive para tentar cativar novos pilotos para aquisição dos novos carros, mas numa experiência que, senão servir para mais nada, dará a Miguel Campos a possibilidade de guiar um World Rally Car da última geração.

Ainda segundo o piloto, a ideia é "perceber como funciona o carro e perceber se poderá ser uma boa base para um projeto futuro". O piloto está a trabalhar para fazer o Rali Vinho Madeira este ano, não colocando de parte a hipótese de o fazer num MINI S2000 (a única versão que, eventualmente, poderá participar na prova do IRC).

Aliás, a ideia de fazer o Rali da Madeira é, segundo também possível apurar, preparar um mini-programa de IRC para 2012 pois "não me sinto minimamente motivado para correr no Campeonato de Portugal de Ralis nas condições em que este se encontra".

Em simultâneo, Campos coloca ainda a hipótese de fazer, ainda este ano, mais uma ou duas provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, mas num carro mais desenvolvido do que aquele onde fez a sua estreia este ano. Sobre isso, o piloto de Famalicão adianta que "está ainda também tudo em aberto".

Moura, pois claro!!!

A terceira ronda do Campeonato Açores de Ralis, visitou a ilha do Faial para se disputar mais um Rali Ilha Azul que se demonstrou algo demolidor para alguns pilotos pois, apenas se classificaram nove equipas.

Sem surpresa, Ricardo Moura dominou a prova faialense do principio ao fim com um ritmo bastante elevado pois, terminaria o rally com 2 minutos de vantagem sobre o segundo classificado.

Pela segunda vez esta temporada, a luta entre Luis Miguel Rego e Ricardo Carmo, foi a maior animação do rally, ao lutarem pela segunda posição do principio ao fim. No entanto, Luis Miguel Rego foi sete vezes mais rápido do que Carmo, justificando o lugar intermédio do pódio que alcançou pela segunda vez consecutiva.

Com Sérgio Silva a desistir na 3ª especial do rally, com problemas na suspensão após um toque e de sorte semelhante para Bruno Amaral no mesmo troço que não conseguiu regressar à estrada, os lugares seguintes foram ocupados pelo piloto local, João Borges (4º) e Rui Torres (5º) que travaram uma interessante luta quase até ao final.

Nas duas rodas motrizes, Rúben Rodrigues foi o mais rápido pelo segundo ano consecutivo na ilha do Faial mas, desta vez, a dupla de irmãos que corre no C2 R2 vão poder pontuar para o campeonato.

Carlos Costa chegou a estar muito perto dos irmãos Rodrigues mas, no entanto, teve problemas com o colector de escape e no final foi controlado pela dupla vencedora da classe, ficando somente a 10,9s de Rodrigues.

Hugo Alcântara e Nuno Cabral terminaram em penúltimo e oitavo da geral, após a desistência na prova anterior. Fica o registo da jovem dupla de São Miguel terem perdido imenso tempo atrás de um concorrente mais lento.

Um dos pilotos com mais azares nesta prova, acabou por ser Henrique Moniz. Na segunda especial do dia, Moniz e Machado perderam quase 20 minutos para recolocar o carro na estrada, depois do C2 R2 ter ficado apoiado em cima de um morro. Mais tarde, a dupla acabaria por desistir com problemas de ignição a dois troços do fim, perdendo preciosos pontos para a concorrência (Rodrigues e Costa).

José Paula capotou com o Mitsubishi mas, prosseguiu em prova até parar definitivamente na assistência, após verificar os danos do acidente.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Ricardo Moura / Sancho Eiró - Mitsubishi Lancer EVO IX 59m18,1s
2º Luis Rego / Pedro Rodrigues - Mitsubishi Lancer EVO IX a 2m01,7s
3º Ricardo Carmo / Justino Reis - Mitsubishi Lancer EVO IXN a 2m16,5s
4º João Borges / Sandro Sousa - Subaru Impreza WRX STIN a 3m39,1s
5º Rui Torres / Marco Martins - Mitsubishi Lancer EVO IXN a 4m01,4s
6º Rúben Rodrigues / Estevão Rodrigues - Citroën C2 R2 MAX a 6m25,9s
7º Carlos Costa / Fernando Nunes - Citroën C2 R2 GT a 6m36,8s
8º Hugo Alcântara / Nuno Cabral - Citroën Saxo Cup a 9m37,1s

in Ralisonline

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Bernardo Sousa testou novo motor do Fiesta S2000 em Alenquer

Bernardo Sousa pôde testar ontem o novo motor do seu Ford Fiesta S2000 na zona de Alenquer (troço de Cheganças), com o piloto madeirense a trabalhar já na preparação para a sua próxima prova do SWRC, o Rali da Acrópole. De forma geral, este ensaio permitiu ao Team Quinta do Lorde avaliar o desempenho desta nova unidade, ligeiramente mais potente e com melhor regime de binário, mas também a verificação de afinações com vista aos duros pisos da Grécia.

Bernardo Sousa e António Costa rodaram durante algumas dezenas de quilómetros e no final do teste a equipa estava agradada com o resultado final, mesmo atendendo às diferenças em relação ao piso bem mais duro que vão encontrar na Grécia.

Para Bernardo Sousa, "este foi um bom teste, permitiu-me sentir o novo motor e readquirir algum ritmo competitivo antes da Acrópole, mas acabamos por nos sentir limitados quanto aos objetivos que se estabeleceram para este teste. Contudo, pude rodar em ritmo elevado para estar nas melhores condições à partida do rali".

"O piso desta classificativa foi recentemente reparado, e está muito bom, até bom demais para o que esperávamos encontrar, pois o ideal seria que se tivesse mostrado mais duro para se poder recriar melhor as condições que vamos encontrar no rali. Mesmo com as múltiplas passagens que fomos fazendo, o piso não se degradou e isso acabou por limitar o nosso trabalho ao básico, mas vamos realizar um novo teste já na Grécia antes do rali, para aí sim procurarmos encontrar as afinações mais compatíveis com os pisos do Rali da Acrópole que é um dos mais duros do campeonato, acrescentou"

Quanto ao novo motor, o atual campeão nacional considera que "é sem dúvida uma mais-valia, já vamos lutar com armas iguais às dos nossos adversários e espero sair da Grécia com um bom resultado. É essa a minha aposta".

Infelizmente o Oeste Rallys não foi avisado de nada e como tal não pode estar presente não existindo assim video online.

in Autosport