domingo, 21 de agosto de 2011

Sébastien Ogier vence, melhor de sempre de Armindo Araújo no WRC


Sébastien Ogier colocou hoje um termo na senda de oito vitórias de Sébastien Loeb no Rali da Alemanha, ao vencer pela sexta vez na sua carreira e a primeira em ralis de asfalto, aproveitando também para ascender ao segundo posto do campeonato, por troca com Mikko Hirvonen.

O piloto da Citroen, que mantém uma "guerra de galos" com o seu cotado companheiro de equipa, viu a vitória ser-lhe servida de bandeja, quando na última especial do segundo dia, o Citroen DS3 WRC do líder do Mundial chegou ao final com o pneu dianteiro esquerdo furado, o que o relegou para a segunda posição da classificação geral, a uma distância irrecuperável, em condições normais, nos cinco troços que havia para disputar hoje. Ogier tudo fez para não errar, e mesmo perdendo duas dezenas de segundos para Loeb, assegurou que terminava na frente.

Antes do furo de Loeb, o francês mais novo distava apenas 3.8s do seu cotado colega de equipa, e dava a Loeb a sua mais forte oposição de sempre nesta prova, sempre ganha pela Citroen desde que faz parte do WRC.

Terceiro lugar para Dani Sordo, que colocou o MINI WRC pela primeira vez no pódio num rali do WRC, provando a evolução, lenta mas segura do carro anglo-alemão. O espanhol, mostrou novamente ser, talvez, o segundo melhor piloto de asfalto do plantel, logo a seguir a Sébastien Loeb.

Armindo Araújo acabou por terminar o rali no oitavo posto da geral, já que neste último dia de rali, Kris Meeke teve de abandonar com problemas no alternador do seu MINI WRC, permitindo ao português alcançar a melhor classificação do ano. Apesar de ainda não ter terminado a prova, Bernardo Sousa deverá ser sexto entre os concorrentes do SWRC.

A Powerstage foi ganha por Sébastien Loeb, na frente de Sébastien Ogier e Petter Solberg, três Citroen DS3 WRC, que somam dessa forma mais três, dois e um ponto, respetivamente.

CLASSIFICAÇÃO
1º Sebastien Ogier – Citroen DS3 WRC 3h21m15,9s
2º Sebastien Loeb – Citroen DS3 WRC a 39,8s
3º Daniel Sordo – Mini JCW WRC a 1m55,6s
4º Mikko Hirvonen – Ford Fiesta WRC a 2m43,6s
5º Petter Solberg – Citroen DS3 WRC a 3m48,0s
6º Kimi Raikkonen – Citroen DS3 WRC a 7m24,6s
7º Henning Solberg – Ford Fiesta WRC a 7m45,9s
8º Armindo Araújo – Mini JCW WRC a 9m29,8s

sábado, 20 de agosto de 2011

Loeb e Ogier continuam luta na Alemanha; Araújo desce para 11º e Sousa em grande forma


Sébastien Loeb continua na liderança do Rali da Alemanha, mas o piloto francês viu o seu companheiro de equipa aproximar-se ainda mais na luta pelo comando. Contudo, e com os responsáveis da Citroën a revelarem que é importante que os dois carros terminem em primeiro e segundo, resta saber se existe alguma ordem para que os pilotos da equipa gaulesa mantenham as suas posições.

Loeb e Ogier têm estado em luta direta pelo comando, ora com um a ganhar tempo, ora com o outro a ganhar alguns segundos ao longo das quatro passagens desta manhã, acabando esta primeira ronda de passagens com uma diferença de 4,8 segundos favorável a Loeb. O líder do campeonato cometeu um pequeno erro na especial de Arena Panzerplatte, mas parece estar seguro na liderança.

"Segui em frente num cruzamento, que estava um pouco mais escorregadio do que esperava e perdi algum tempo. Mas está tudo a correr bem", referiu Loeb à World Rally Radio. Da parte de Ogier, o jovem francês referiu que "foi uma boa manhã, está tudo a correr bem e o carro está bom". Quanto a possíveis ordens de equipa, Ogier garantiu que "não sei de nada, apenas estou a tentar melhorar a minha velocidade".

MINI ao ataque do pódio

O terceiro lugar é que já mudou de mãos, estando agora na posse de Dani Sordo no MINI WRC oficial, naquela que é a primeira grande mostra de competitividade da máquina preparada pela Prodrive. Para chegar ao lugar do pódio, o espanhol contou, no entanto, com o azar de Mikko Hirvonen, que se viu a braços com mais um furo no pneu traseiro direito do seu Ford Fiesta WRC.

"Penso que o pneu furou a nove quilómetros do final da especial mas não faço ideia de como foi feito", explicou o finlandês, que é agora o quarto, atrás de Sordo e não muito à frente de Kris Meeke, no outro MINI, com este a apenas 2,4 segundos do piloto da Ford. Petter Solberg é o sexto no seu Citroën DS3 WRC, com o norueguês a confessar que "está a ser difícil fazer tempos melhores".

Kimi Raikkonen, apesar de admitir não estar satisfeito com a sua pilotagem ("Estou a pilotar muito mal hoje, espero que melhore de tarde..."), ocupa a sétima posição com o com o seu Citroën, logo na frente de Dennis Kuipers, Henning Solberg e Jari-Matti Latvala, que já recuperou até ao décimo posto depois dos problemas de ontem com o motor e com dois furos no seu Fiesta.

Armindo Araújo caiu para fora dos dez primeiros, sendo agora o 11º, com o piloto luso do MINI WRC a explicar que não está a conseguir ser suficientemente competitivo nesta manhã depois de ontem ter estado em boa forma: "Não estou a cometer erros mas não estou a conseguir obter o ritmo certo. Estou a puxar, mas os tempos não estão a sair, não sei por que razão", referiu o piloto português.

Quanto a Bernardo Sousa, o piloto do Team Quinta do Lorde regressou hoje à prova no formato Superally, com o português a fazer o segundo melhor tempo nas duas primeiras especiais do dia na categoria SWRC, conseguindo fazer tempos competitivos desde logo. No final do 'loop' de passagens, o português admitia-se satisfeito com a sua competitividade, apesar de não gostar da última especial da manhã, Arena Panzerplatte, na qual foi quarto com 31,8 segundos perdidos.

"Está a correr bem mas não gosto deste troço, saímos num cruzamento mas, felizmente, sem danos para o carro. Continuamos aqui e agora apenas estamos a pensar em competir. Ontem, com o acidente, perdemos as hipóteses de lutar por um bom lugar", referiu Sousa, que ocupa o sexto lugar no SWRC, mas sem grandes hipóteses de subir mais lugares a não ser por desistências de outros pilotos.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sébastien Ogier foi o mais rápido no shakedown


Sébastien Ogier obteve o melhor tempo no shakedown do Rali da Alemanha, batendo o seu companheiro de equipa Sébastien Loeb, por 1,4s nos 6,01 km da especial de Mesenich/Grewenich. Mikko Hirvonen (Ford) foi terceiro a 2,2s na frente de Jari-Matti Latvala. Kris Meeke foi o melhor dos MINI ao realizar um crono 2.8s mais lento que Ogier, enquanto Daniel Sordo distou um segundo exato do seu companheiro na equipa oficial da MINI. Armindo Araújo obteve um registo de 3m42,0s, a 1.9s de Dani Sordo, e o 11º melhor do dia. Bernardo Sousa realizou apenas uma passagem no shakedown, da qual não temos o tempo, e mostrou-se confiante para o rali.

Tempos

1º Sébastien Ogier 3.36,3
2º Sébastien Loeb 3.37,7
3º Mikko Hirvonen 3.37,7
4º Jari-Matti Latvala 3.37,9
5º Petter Solberg 3.38,6
6º Henning Solberg 3.38,7
7º Mads Ostberg 3.39,0
8º Kris Meeke 3.39,1
9º Kimi Räikkönen 3.39,3
10º Daniel Sordo 3.40,1
11º Armindo Araujo 3.42,0
12º Patrik Flodin 3.43,5
13º Matthew Wilson 3.43,7
14º Dennis Kuipers 3.44,1
15º Peter van Merksteijn 3.46,4
16º Aaron Burkart 3.47,5

domingo, 14 de agosto de 2011

Poucas novidades em Serpa

A próxima prova do Campeonato Regional de Ralis Sul, que vai para a estrada a 17 e 18 de Setembro, numa organização do Aero Clube de Beja já está definido.

O Rali Cidade de Serpa vai ter uma estrutura semelhante a 2010, isto é, serão disputadas cinco especiais de classificação, optando a organização por manter um esquema que foi do agrado da generalidade dos pilotos.

Assim, a prova começa com uma Super-especial, disputada no Sábado à noite, para no dia seguinte se realizar uma dupla passagem pelos troços de Flor do Alentejo e Serpa, tendo a prova previsto o seu fim a seguir ao almoço.

E tudo Moura levou

Ricardo Moura conquistou esta tarde em Santa Maria mais um título açoriano de ralis ao vencer a 30ª edição do Rali de Santa Maria.

O piloto do Team Além Mar voltou a estar uns furos acima dos adversários no que ao ritmo de prova diz respeito o que este ano tem sido regra não só regional como até no nacional de ralis. As únicas dificuldades terão estado na embraiagem do Mitsubishi azul mas mesmo essas não foram suficientes para derrotar Moura e Eiró.

Atrás deles desenrolou-se mais um capítulo da luta pelo vice-campeonato. A caixa de velocidades do carro de Luís Miguel Rego ditou o abandono do jovem piloto e permitiu a Ricardo Carmo afastar-se mais rumo a um resultado de época que poderá ser o melhor de sempre para o piloto terceirense.

Paulo Antunes, desta vez com o seu carro de competição deu provas da sua rapidez, chegando mesmo a registar o segundo melhor tempo por diversas vezes. Entre os duas rodas motrizes, Antunes foi claramente o melhor e um lugar no pódio à geral numa prova grandemente desconhecida é um excelente cartão de visita que o piloto do C2 R2 Max fez questão de deixar em Santa Maria. Antunes ficou a apenas 7,1s de Carmo mas também teve de se preocupar bastante com Rui Torres se classificou logo atrás a apenas 4,2s. Mais uma vez, Santa Maria assistiu a uma grande actuação do veterano cujas ligações a esta prova e a esta ilha são por demais conhecidas.

Paulo Rego terminou na quinta posição à frente dos melhores representantes regionais dos 4X2. Ruben Rodrigues acabou por vencer mais uma prova nesta categoria, superando Carlos Costa que como vem sendo hábito foi subindo de rendimento e Henrique Moniz que deu muita luta. Grandes animadores da categoria foram ainda Artur Silva que terminou a sua participação quando o motor cedeu e Hugo Alcântara cujo forte andamento terminou numa saída de estrada.

O top 10 foi encerrado por José Paula e Fernando Casanova. A primeira saída do Fiat 500 Abarth de João Silva saldou-se por uma 11ª posição à frente do melhor 2000cc, o Renault Clio Ragnotti de Carlos Andrade. Hélder Figueiredo, Marco Soares e Pedro Sousa encerraram a classificação da prova do CAR.

Eduardo Soares foi o grande vencedor da prova do Open deixando Tiago Mota em segundo lugar a cerca de 24 segundos e Jorge Sousa em 3º. Kevin Tavares ficou em 4º mas foi um dos grandes animadores do rali juntamente com Ricardo M. Moura que teve menos sorte e acabou mesmo por desistir.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Ricardo Moura / Sancho Eiró – Mitsubishi Lancer Evo IX 50m49,7s
2º Ricardo Carmo / Jorge Diniz – Mitsubishi Lancer Evo IX a 1m34,1s
3º Paulo Antunes / Vitor Moniz – Citroen C2 R2 Max a 1m41,2s
4º Rui Torres / Marco Martins – Mitsubishi Lancer Evo IX a 1m45,4s
5º Paulo Rego / Rui Medeiros – Subaru Impreza N12 a 3m03,3s
6º Ruben Rodrigues / Estevão Rodrigues – Citroen C2 R2 Max a 3m19,1s
7º Carlos Costa / Fernando Munes – Citroen C2 R2 GT a 3m26,8s
8º Henrique Moniz / Pedro Machado – Citroen C2 a 3m28,4s


terça-feira, 9 de agosto de 2011

O que se segue para Sébastien Loeb?


O heptacampeão do mundo de Ralis Sébstien Loeb ainda não definiu o seu futuro, mas o piloto gaulês garante que irá tomar uma decisão ainda antes da próxima etapa do Mundial, na Alemanha.

Loeb obteve na Finlândia a sua quarta vitória da temporada e é atualmente um dos principais candidatos ao título do WRC de 2011, naquele que seria o seu oitavo cetro. Apesar disso, e de formar uma dupla quase imbatível com a Citroën, Loeb ainda não decidiu a sua continuidade com a marca francesa, deixando espaço para suposições acerca da sua permanência na Citroën ou, até, na própria modalidade.

"Eles [Citroën] estão à minha espera pelo que tenho de me decidir nas próximas semanas. Vou decidir se fico na Citroën ou nos ralis, mas com alguma marca diferente, ou se me retiro e vou fazer outra coisa. Uma coisa é certa, não vou parar de pilotar", referiu Loeb à revista britânica Autosport.

Uma das hipóteses mais faladas passa pela passagem de Loeb para a Volkswagen, que entrará no WRC em 2013 com o Polo, em especial sabendo-se das capacidades do piloto para desenvolver novas máquinas (participou no desenvolvimento do Xsara WRC, C4 WRC e DS3 WRC com os resultados sobejamente conhecidos).

"Sim, claro que também é uma oportunidade para mim, talvez. Tenho de pensar nisso e se quero mesmo continuar? Tenho pensado muito nisto nos últimos dias", acrescentou.

Reconhecido por ser um piloto talentoso e multifacetado, não é segredo que Loeb sempre se sentiu tentado a experimentar a competição em circuitos, tendo participado em duas edições das 24 Horas de Le Mans (2005 e 2006) e chegado mesmo a equacionar-se a sua participação no GP de Abu Dhabi em 2009 com a Toro Rosso, algo que não se chegou a concretizar. Resta saber se Loeb irá, agora, ceder a este seu desejo ou se permanecerá nos ralis.

Armindo Neves aposta no "centro"


Tendo montado o seu projecto de 2011 para o Open de Ralis, Armindo Neves pretende agora concluir a temporada no Regional Centro.

Um início de temporada que não correspondeu ao objectivos da equipa e a desistência no Rali Serra da Freita condicinaram o resto da temporada no Open, mesmo após o empolgante Rali de Oliveira do Hospital no qual Armindo Neves terminou em segundo lugar, levaram o piloto de Avis a redireccionar o seu projecto.

Assim, numa altura em que é lider do Regional Centro, quando faltam duas provas para o mesmo terminar (Centro de Portugal e Mortágua), Armindo Neves aposta tudo em ser campeão nesta competição.

"Falamos com os patrocinadores e todos aceitaram este novo desafio, tendo em conta a possibilidade que existe de sermos campeões no Regional Centro e o facto de nada mais podermos fazer no Open em termos de classificação", adiantou Armindo Neves.

Faça sorrir quem mais precisa


Nasceu o PIHU…

O desenvolvimento deste projecto teve por base um grupo de pessoas cujo interesse comum é contribuírem desinteressada e activamente para uma sociedade melhor. Cada por um si seria sem dúvida mais difícil, logo concluímos que a melhor forma de desenvolver algo bem-sucedido seria unir esforços e trabalhar em equipa para um fim comum – ajudar o próximo!

A Visão

Criar uma sociedade mais solidária, mais altruísta, menos centrada no indivíduo e mais focada na ajuda ao próximo.

A Missão

O PIHU – Projecto de Interacção Humanitária quer ser diferente, e não apenas mais um. Quer ir para além de apenas boas intenções, quer quebrar barreiras, quer tirar-nos a todos da nossa zona de conforto, quer confrontar-nos com realidades diferentes, quer mostrar-nos problemas a sério que alguns enfrentam, quer mudar mentalidades… mas também quer criar esperança, quer proporcionar momentos inesquecíveis, quer potenciar a partilha, quer devolver sorrisos, quer dar uma mão, quer trazer felicidade, quer unir-nos…



Objectivos

• Permitir a interacção com pessoas em situação social difícil, conhecer as suas dificuldades, os seus problemas, mas também os seus sonhos e ambições;

• Ajudar diversas instituições de apoio social, nossas parceiras, naquilo que verdadeiramente mais necessitam;

• Desenvolver actividades que permitam, não apenas angariar fundos, mas também proporcionar experiências únicas a todos aqueles que pretendemos ajudar.



Como?

Colocar este projecto “no terreno” passa, em termos formais, por criar uma Associação, processo este que já está em marcha. Desta associação farão parte, nesta fase inicial, os mentores do projecto, estando aberta a que novos elementos que se queiram associar à mesma em qualquer altura.

A primeira iniciativa…

Está já programado, e com os preparativos em marcha, a primeira iniciativa a desenvolver pelo PIHU, que se traduzirá fundamentalmente num evento ligado ao Karting, mas que incluirá outras vertentes.

Em coerência com o que foi já dito anteriormente, esta iniciativa terá dois objectivos fundamentais:

• Angariar fundos e recolher alguns tipos de bens para fazer face às necessidades das entidades associadas a este evento;

• Proporcionar um dia inesquecível a todos os participantes;



Mais especificamente, o mesmo realizar-se-á no próximo dia 3 de Setembro, Sábado, no KIRO – Kartódromo Internacional do Oeste (Bombarral), e terá o seguinte programa:

9h00 a 9h30 – Recepção e acreditação dos convidados

9h30 a 10h – Briefing com participantes na Competição de Karts

10h a 12h30 – Competição de Karts (equipas de até 8 participantes, inclui treinos e prova 2,5 horas)

12h30 a 14h – Almoço

14h a 16h30 – Competição de Karts (equipas de até 8 participantes, inclui treinos e prova 2,5 horas)

16h30 a 17h00 – Experiência de Karts em pista para as crianças do Centro de Acolhimento da SCMCR

17h00 a 17h30 – Subida ao pódio das equipas

18h00 a 18h15 – Leilão da mascote “PIHU” (mascote será elaborada pelas crianças do Centro de Acolhimento)

18h45 a 19h00 – Entrega formal às instituições dos fundos angariados

19h00…



Durante todo o dia:

• Kid´s Zone:

o Insufláveis

o Pinturas faciais e animação com palhaços

o “Voltinha do Pónei”

o 1ª Experiência de kart na mini-pista para Relativamente à inscrição, existem 5 hipóteses:

• Pack empresa/grupo: 300 euros por equipa de até 8 participantes (inclui: associar ao evento logo da empresa, participação na prova, almoço, oferta da T-Shirt oficial);

• Individual que participa na prova: 40 euros (inclui prova, almoço, oferta da T-Shirt oficial);

• Individual que não participa na prova: 20 euros (inclui almoço);

• Individual que só participa na prova (sem refeição): 30 euros (inclui prova, oferta da T-Shirt oficial);

• Individual “free”: sem qualquer custo inicial, tendo apenas que se inscrever na guest list para poder aceder ao evento;



A inscrição só estará devidamente validada após a recepção do respectivo pagamento. Nos próximos dias será enviada a ficha de inscrição, na qual serão prestadas informações mais detalhadas acerca deste processo.

As receitas obtidas neste evento reverterão a favor das seguintes instituições nossas parceiras:

• Centro de Acolhimento da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha (um grupo de crianças do centro estará connosco e participará activamente no evento);

• Associação “Acreditar”



Comecem já a formar as vossas equipas! Vamos ajudar os que mais precisam, convivendo num ambiente de partilha e solidariedade!

Já estamos no Facebook, procurem por “PIHU”. Façam os vossos comentários, apresentem sugestões, divulguem este projecto! É com o contributo de vós todos que poderemos chegar cada vez mais longe, ajudar mais e melhor quem tanto precisa de nós!

Bem hajam!

Associação PIHU

sábado, 6 de agosto de 2011

Bruno Magalhães termina dia isolado na frente


Sem cometer o mínimo erro ao longo de todo o dia, Bruno Magalhães parte para a última etapa do Rali Vinho Madeira com uma confortável vantagem para o seu mais direto adversário, a rondar o minuto de diferença.

Magalhães partiu para este dia ao ataque, chegando ao comando logo na primeira especial do dia, por troca com Luca Rossetti (Abarth Grande Punto S2000), com os dois a encetarem um renhido duelo na manhã, até que o piloto italiano viu um dos pneus do seu carro furar, saindo de estrada e danificando uma das suspensões do seu carro.

Com isso, Rossetti perdeu bastante tempo e caiu para o terceiro posto, longe da luta pelo triunfo. Magalhães ficou, assim, isolado no comando da prova, dispondo então de uma diferença superior a 20 segundos sobre Vitor Sá. Mas na tarde, um problema de motor com o Peugeot 207 S2000 de Vitor Sá deixou Magalhães ainda mais isolado na frente, partindo para amanhã com 1.29,5s de avanço para o madeirense.

"Foi um dia quase perfeito. Para o última ronda de troços fiz uma pequena alteração na afinação e o carro ficou muito melhor. Ainda não esta perfeito mas está lá perto", referiu o piloto da Peugeot Sport Portugal.

Para Vitor Sá, um problema com o motor fê-lo perder potência (o madeirense apontou para a eletrónica como razão, mas não tinha a certeza) e tempo nas duas últimas especiais e, com isso, ficou mais longe da primeira posição, mesmo se consegue manter Rossetti atrás de si.

No terceiro posto, Rossetti mudou a sua estratégia e aposta agora na manutenção do seu lugar no pódio: "Foi um dia difícil. Após o furo fiquei sem hipóteses de lutar pelo triunfo e pelo segundo lugar, porque o Sá está a pilotar bem, por isso objetivo é manter o ritmo e terminar a prova. Tenho o mesmo set-up do ano passado, mas há algo que não esta bem", complementou o piloto do Abarth.

Miguel Nunes em grande

Na quarta posição está Luca Betti, enquanto António Nunes, a efetuar uma grande prova com o seu Mitsubishi Lancer Evo X, ocupa a quinta posição logo à frente de Miguel Nunes, também ele protagonista de uma boa prova com uma interessante recuperação depois da sua penalização de 1m30s de ontem. Para este, sem a penalização, uma posição do pódio seria possível.

Ricardo Moura está no sétimo posto, depois de uma manhã em que o carro não esteve ao seu gosto. Para o açoriano, a aposta principal é a pontuação máxima no Campeonato de Portugal de Ralis, prova que lidera com o seu Mitsubishi Lancer Evo IX. Maciej Oleksowicz é o oitavo com o seu Ford Fiesta S2000, enquanto o top 10 fica completo com Manuel De Micheli em nono e Duarte Ramos, também em muito bom nível com o seu Lancer Evo IX. Pedro Peres é o 12º na prova.

Classificação
1 3 Bruno Magalhães
Paulo Grave 01:35:55,5 - -
2 8 Vitor Sá
Pedro Calado 01:37:25,0 00:01:29,5 00:01:29,5
3 1 Luca Rossetti
Matteo Chiarcossi 01:38:04,4 00:02:08,9 00:00:39,4
4 5 Luca Betti
Maurizio Barone 01:39:01,7 00:03:06,2 00:00:57,3
5 11 António Nunes
Roberto Castro 01:39:14,0 00:03:18,5 00:00:12,3
6 6 Miguel Nunes
Victor Calado 01:39:30,9 00:03:35,4 00:00:16,9
7 7 Ricardo Moura
António Costa 01:40:15,6 00:04:20,1 00:00:44,7
8 4 Maciej Oleksowicz
Andrzej Obrebowski 01:40:27,4 00:04:31,9 00:00:11,8
9 10 Manuel De Micheli
Daniele Michi 01:40:35,4 00:04:39,9 00:00:08,0
10 19 Duarte Ramos
Luis Ramos 01:40:38,7 00:04:43,2 00:00:03,3