domingo, 12 de dezembro de 2010

Portugal mantém duas provas no IRC 2011


O calendário do Intercontinental Rally Challenge (IRC) vai passar a contar com mais uma ronda em 2011, depois dos organizadores daquele campeonato terem confirmado a realização do Rali da Ucrânia. Disputado em asfalto, o Prime Yalta Rally está agendado para o início de junho, no fim de semana de 2 a 4, sendo uma das novidades de última hora, a par da alteração da data do Rally dos Alerces, na Argentina, o qual também é uma novidade para 2011. Novidades já conhecidas no calendário eram o Rali de Mecsek, na Hungria, e o Rali da Córsega.

"Estamos entusiasmados por confirmar este calendário para 2011, que reflete o estatuto crescente do IRC no mundo do automobilismo, com cada vez mais ralis prestigiados a juntarem-se à nossa série. A adição destes novos quatro eventos em 2011 vai colocar um desafio interessante aos nossos pilotos e providenciar um grande espetáculo para os espetadores nas especiais e em casa, que assistem através da televisão", afirmou a diretora executiva do IRC, Geraldine Filiol.

Ao contrário do que foi referido no pré-calendário emanado em Setembro, a Ucrânia recebe uma nova prova, existindo também uma nova data para o Rali da Argentina, prova denominada Rally dos Alerces, e que ficará baseada em Esquel. A prova ucraniana, o Prime Yalta Rally disputa-se entre 2 e 4 de Junho. Desta forma, o quinto ano de IRC contempla quatro novos ralis, o Rally dos Alerces, o Prime Yalta Rally, o Rali da Córsega e uma nova prova húngara, o Mecsek Rallye.

A competição continua a aproveitar bem algumas das ex-provas do WRC, como o Rali de Monte-Carlo, Argentina, Córsega e Sanremo, para já não falar do menos habitual Rali de Chipre. Se há alguns anos poderia parecer impensável um Mundial de Ralis sem Monte-Carlo, Argentina, Córsega e Sanremo, ele aí está, e quem ganha é o IRC. No caso do Monte Carlo, foi o próprio ACM que preferiu manter-se no IRC, pois é mais interessante para eles a vários níveis, muito provavelmente o monetário, pois sabem que, quando um dia pretenderem regressar ao WRC, o farão com bastante facilidade, embora também saibam que não podem estar ausentes por muitos anos, pois quem não aparece...esquece-se.

O caso da Córsega e Sanremo são diferentes pois ambos tiveram alternativas nos seus próprios países, e perderam o lugar. Curiosamente, a Córsega chegou a um ponto onde os seus organizadores deixaram de ter meios para o WRC, e logo surgiram, com grande oportunismo, os homens da Alsácia, acenando com o facto de fazerem um rali que passasse na porta do grande campeão francês, Sébastien Loeb, que tudo fez para festejar o sétimo título em casa. O Sanremo foi vítima do próprio sucesso. A exemplo do que sucedeu durante muitos anos em Portugal, o excesso de público 'obrigou' os organizadores a rumarem para locais bem mais fáceis de controlar, e com muito menos público. No caso italiano, e ilha da Sardenha, onde se vai realizar o Rali de Itália no WRC, enquanto o Sanremo se queda pelo IRC, que mesmo tendo muito público, nunca terá o mesmo caso fosse corrido no WRC. E não é de estranhar...

Calendário 2011:

18-22 Janeiro, Mónaco: Rallye Monte-Carlo (Asfalto)
11-13 Março, Argentina: Rally de los Alerces* (Terra)
06-08 Maio, França: Tour de Corse (Asfalto)
02-04 Junho, Ucrânia: Prime Yalta Rally (Asfalto)
23-25 Junnho, Bélgica: Geko Ypres Rally (Asfalto)
14-16 Julho, Portugal: Sata Rallye Açores (Terra)
04-06 Agosto, Portugal: Rali Vinho Madeira (Asfalto)
26-28 Agosto, República Checa: Barum Czech Rally Zlin (Asfalto)
09-11 Setembro, Hungria: Mecsek Rallye (Asfalto/Terra)
22-24 Setembro, Italy: Rallye Sanremo (Asfalto)
14-16 Outubro, Escócia: RACMSA Rally of Scotland (Terra)
03-05 Novembro, Chipre: FxPro Cyprus Rally (Asfalto/Terra)

O Rali das Canárias fica de reserva.