Oeste Rallys Team BY TOYOTA

A equipa Oeste Rallys Team By TOYOTA é uma das jovens equipas dos Ralis de Alenquer, a funcionar em pleno desde o inicio da temporada de 2010 a ORT é constituída por Rui Pereira (director desportivo), Carlos Tomás (director técnico), Bruno Santos (piloto) e Luís Ribeiro (navegador).


A história desta equipa deve-se apenas a um elemento que com o seu “amor” aos ralis conseguiu juntar as restantes alminhas á equipa ao longo da sua carreira esse elemento é Luís Ribeiro é com ele que começa a nossa história.

Estreou-se na época de 1995 no Rali das Gaeiras, fez os seus primeiros Ralis ao lado de João Correia em Renault 21, depois de vários anos, cerca de 5, ao lado de João Correia, Luís Ribeiro fez uma grande aprendizagem desportiva que o tornará bastante profissional.

No ano de 2000 começa o contacto com Bruno Santos (motivos profissionais), este mostrará intenção de competir foi ai que B.S comprou um VW Golf GTI sendo navegado por Luís Ribeiro este, que por outro lado também navegará ainda João Correia.

Bruno Santos estreia-se então no Rali da Usseira (concelho de Óbidos) no ano de 2000, terminou o Rali da Usseira em 17º lugar em 40 equipas, depois seguiram-se várias participações em diversos ralis piratas da região e claro que apareceram os primeiros tombos nomeadamente no Rali das Trabalhias e Rali das Cruzes sempre com Luís Ribeiro (já muito experiente) a “fabricar” a condução de B.S.

No meio disto o Troféu Regional de Ralis de Alenquer ganhava cada vez mais forma e com o abandono da competição da parte de João Correia, Luís Ribeiro dedica-se a tempo inteiro ao seu “novo” aluno. Com muitos amigos L.R. tem várias experiencias em diferentes carros no final do ano de 2004 Bruno Santos e Luís Ribeiro adquirem um Renault 11 turbo com o qual fazem o Rali da Murteira, última prova dos Ralis de Alenquer 2004 que consagrou José Ferreira com primeiro vencedor do TRRA. Ainda antes da estreia em Alenquer dá-se a entrada do director técnico da equipa Carlos Tomás.


Apaixonado e profundo conhecedor de motores Carlos Tomás mais conhecido por “cabedal” era na época profissional da Amiauto e fora ai que Luís Ribeiro o conheceu e, claro o puxou para a equipa, “Cabedal” tornou-se assim o mágico da equipa ficando a seu cargo a preparação do máquina, para que não basta-se Carlos Tomás era na mesma altura navegador e preparador do Toyota Corolla KE 20 de Abílio Palma parecendo adivinhar o futuro, pois nesta altura já estudará os motores da marca japonesa.

A partir de 2005 poucas provas piratas a equipa faria seguindo-se participações assíduas no Regional de Alenquer, ainda assim marcaram presenças no Rali das Gaeiras e no Rali das Cruzes ambas as provas acabaram por desistir.

Em 2006 foi um ano marcado por desistências, pois o renovado Renault 11 Turbo relevará um estrondoso motor e um espectacular chassis só pecando pela falta de fiabilidade mecânica, com isto a quipa em unanimidade decidiu vende-lo e cumprir um ano sabático (2007).


No verão de 2008 a equipa adquire um Toyota Celica GT-4 ST 165, com a sua preparação a cargo de Carlos Tomás durante o verão que antecedia uma estreia que seria atribulada q.b para B.S. e L.R. Depois desta ter fica adiada para o Rali do Cadaval 2008, pois problemas de electrónica impediram a equipa de participar no I º Rali Cidade de Caldas da Rainha, com isto a dupla entrará com a carga máxima, de quem está com sede de adrenalina, mas isso levou a uma forte batidela no Cadaval e um capotanço na Murteira! Estava assim terminada a temporada de 2008. Em 2009 dispostos a fazer uma grande época, com o Celica em constante desenvolvimento, terminam 4 das 5 provas em que estiveram a partida, foi esta uma das melhores épocas de Bruno Santos e Luís Ribeiro que só foi mesmo atormentada pelos problemas de travões que o Celica sempre evidencio.

Em 2010 dá-se a entrada do último elemento na equipa Rui Pereira (director desportivo), novamente Luís Ribeiro foi quem trouxe Rui Pereira para a equipa depois de se terem conhecido.

Rui Pereia jovem de 18 anos sempre acompanhou os ralis na região desde de pequeno e sem possibilidade de correr, começa por se dedicar ao video fazendo algumas captações de imagem em 2007 (Carreiros e Cadaval) seguindo-se a abertura do Fórum Ralis de Alenquer em 2009, altura em que conhece Luís Ribeiro que o rapidamente o integrou na equipa. Com divergencias com a administração do Fórum Ralis de Alenquer acaba por sair no final da época de 2009 e cria o seu próprio sitio e uma nova marca o oesterallys.blogspot.com.


Com a equipa completa o desenvolvimento do Celica foi inevitável e esperava-se, em 2010, um pouco mais da equipa mas um conjunto de factores condicionaram a época da ORT que poderia ter sido das melhores de sempre mas diversas contrariedades condicionaram toda a equipa. Em 2011 ainda sem objectivos definidos a equipa já está a preparar a sua montada á boa maneira do "Mundial de Alenquer" agora é aparecer os apoios certos para que os sonhos se possam realizar.



A equipa Oeste Rallys Team BY TOYOTA conta com os apoios de: Amiauto,Lda ; Fácilporta-portões e automatismos; FML-confragens; JorgeAmortecedores; Centrobra; O Casúlo; Brandaquas, oficina de pintura Auto; Ordenar Ideias, soluções de Publicidade; Bowling Caldas; J.M - empreiteiro; OesteRallys.


Carro: TOYOTA Celica GT-4 ST 165

Motor: 1998cc,3S -GTE de 4 cilindros em linha sobre alimentado
por turbo desenvolvido pela TRD.

Transmissão: 4 rodas motrizes com caixa de 5
velocidades com autoblocante.

Chassis: Mistura de Chassis monocoque com
chassis tubular soldado á carroçaria.