segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Merceano vs Cunha e Carmo


O Troféu Regional Ralis de Alenquer está de férias, para a sua habitual paragem de verão!!Três provas volvidas, a luta pelo título está ao rubro com José Merceano e Pedro Cunha e Carmo na luta taco a taco pelo ceptro. A três etapas do final, três pontos separam os dois alenquerenses. Pedro Cunha e Carmo entrou a todo o gás no regional de 2010, vencendo no Cadaval, mas José Merceano que este ano voltou ao volante do seu velhinho BMW disse presente, venceu na Labrugeira e secundou no pódio Ricardo Teodósio no Rali de Cheganças.

O Rali das Gaeiras, prova totalmente nova no Regional de Alenquer, irá ter por certo um valor determinante na classificação. Por um lado poderá permitir a José Merceano distanciar-se na classificação, como poderá permitir a Pedro Carmo aproximar-se de Merceano, assim como poderá permitir a Carlos Valentim aproximar-se da liderança.

Por outro lado está em “suspense” a participação ou não dos pilotos do Algarve que estiveram presentes no Rali de Cheganças, onde Ricardo Teodósio brilhou vencendo de forma espectacular, a qual lhe permitiu só com uma prova saltar para o sétimo lugar da classificação do regional.

O ano passado assistimos à luta pela vitória final entre José Merceano e António Nunes, estando este ano para já a disputa entregue a José Merceano e Cunha e Carmo.

O piloto do BMW procurará por certo a sua quarta vitória no Regional de Alenquer, enquanto o antigo Campeão Nacional de Grupo N, irá por certo lutar por inscrever o seu nome na galeria dos campeões do Troféu Regional Ralis de Alenquer.

Palavra a dizer poderá ter ainda Carlos Valentim e António Nunes, terceiro e quarto respectivamente, embora dependendo da classificação dos dois primeiros.

No que à tracção à frente diz respeito, a dupla Gilberto Costa/Amilcar Damião domina, tendo ao fim de três provas um total de cinco pontos de avanço sobre os segundos classificados do troféu Rui Paz/João Becken. O piloto do concelho de Alenquer, venceu no Cadaval, desistiu na Labrugeira e ficou em segundo no Rali de Cheganças perfazendo um total de dezoito pontos.

Rui Paz/João Becken, ao volante de um Vauxhall Astra, estão na luta pela vitória, embora os cinco pontos de atraso para o líder os “obriguem” a forçar o andamento na tentativa de entrar na luta pela conquista do troféu.

Quem poderá ter ainda uma palavra a dizer é Fernando Marques que apareceu apenas à terceira prova do regional de Alenquer, devido a problemas físicos, mas que entrou a todo o gás demonstrando um bom andamento e uma excelente classificação final no Rali de Cheganças, onde ao volante de um tracção à frente intrometeu-se na luta pelos primeiros lugares, obtendo um espectacular quinto lugar final. Com esta classificação permitiu ao piloto entrar directamente para o sexto lugar da classificação da tracção e que lhe permitirá com dez pontos entrar na luta pela conquista da classe.

A tracção a trás este ano encontra-se numa situação nada normal no Regional de Alenquer, mas cada vez mais normal nos dias de hoje, onde apenas dois carros estão classificados. A luta está renhida, onde os dois pilotos inscritos Pedro Catarino e Mário Mendes estão na corrida pela vitória da tracção em 2010. Pedro Catarino leva vantagem com duas vitórias, venceu no Cadaval e Cheganças, enquanto que Mário Mendes venceu na Labrugeira. No total dois pontos dividem os pilotos tendo Pedro Catarino 28 e Mário Mendes 26. A luta pela vitória na classe do troféu promete entre estas duas duplas, grandes animadoras da tracção atrás em 2010 do Regional de Alenquer.



Nas quatro classificações (classificação geral, tracção total, frente e trás) a luta está ao rubro com lutas intensas pela vitória final, estando os pilotos do concelho em condições de vencerem a sua respectiva tracção.

Ao fim de sete anos de história, este troféu ganhou um estatuto incondicional, por muitos considerado o melhor da actualidade, mas com o aproximar do final de mais uma época está de volta a indefinição quanto ao futuro do TRRA, conhecendo-se a dificuldade que houve no arranjo da comissão para 2010.

texto: Bruno Matos

Classificação (PILOTOS)
1º JOSÉ MERCEANO 52
2º PEDRO CUNHA e CARMO 49
3º CARLOS VALENTIM 31
4º ANTÓNIO NUNES 30
5º RODOLFO RIBEIRO 29
6º GILBERTO COSTA 22
7º RICARDO TEODÓSIO 20
8º DANIEL FERREIRA 20
9º FILIPE SANTOS 17
10º DAVID LOBATO 15


Classificação(navegadores)
1º FRANCISCO PEREIRA 52
2º RUI NISA 49
3º LUÍS PEDRO RIBEIRO 31
4º AMILCAR DAMIÃO 22
5º FERNANDO MIGUEL 20
6º MARCO GOMES 20
7º LUÍS RODRIGO RIBEIRO 19
8º GASPAR ROSÁRIO 17
9º FILIPE FERNANDES 17
10º DAVID CRISPIM 16




in ralisdealenquer.com