segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Jari-Matti Latvala vence 'em casa' com autoridade


De forma exímia, Jari-Matti Latvala conseguiu a sua primeira vitória no Rali da Finlândia. O piloto finlandês da Ford susteve da melhor forma os ataques finais dos dois pilotos da Citroën para oferecer à Ford um importante triunfo. Latvala demonstrou estar em grande forma no seu rali caseiro, defendendo da melhor forma a 'honra' da equipa após a desistência de Mikko Hirvonen, numa altura em que este liderava a prova.

Com este resultado, Latvala registou apenas a sua quarta vitória no Mundial de Ralis, retirando ainda alguma da pressão que residia nos seus ombros no seio da equipa Ford. No final do rali, o finlandês dispôs de 10,1 segundos de vantagem sobre Sébastien Ogier, que terminou no segundo lugar à frente do seu companheiro de equipa, Sébastien Loeb.

"Isto era algo com que já vinha a sonhar há muito tempo. Desde que era criança que sonhava poder vencer na Finlandia", afirmou Latvala no final.

Apesar da aproximação dos dois pilotos da Citroën na segunda ronda de passagens, Latvala defendeu-se da melhor maneira na última ronda de duas classificativas, começando por vencer a penúltima PEC, dando a estocada final nas aspirações de Ogier. Não tanto pelo tempo ganho - apenas 0,5s - mas pela vantagem psicológica de mostrar que poderia continuar a ser rápido e defender a sua liderança.

Loeb ficou com o terceiro posto, também ele defendendo-se da melhor maneira de um ataque de Petter Solberg, que ficou em quarto, a apenas 4,7 segundos do terceiro posto. Para o campeão do mundo e atual líder do campeonato, o terceiro posto final acabou por nem ser um resultado negativo, na medida em que viu um o seu principal rival - Mikko Hirvonen - perder ainda mais terreno na tabela. Além disso, recorde-se que o francês sentiu alguns problemas no início do rali, devido a um desequilíbrio do carro pela quebra do pára-choques dianteiro, que interferia na aerodinâmica do carro.

Solberg ficou com o quarto posto, num resultado que pode ser pouco interessante para o norueguês depois de ter chegado a liderar a prova em dois momentos distintos. Dani Sordo terminou a prova, realizando um segundo dia de competição bastante apagado, sem conseguir acompanhar o ritmo dos primeiros quatro mas, também, sem ser incomodado pelos pilotos que vinham atrás. Isto porque o sexto, Matthew Wilson, ficou a quase quatro minutos de distância, completando uma prova sem grandes problemas e em que a sua consistência acabou por dar frutos.

Mads Ostberg conclui uma boa recuperação no dia de hoje para chegar a sétimo, reconhecendo que este foi "a sua melhor prova da carreira". Igualmente contente com esta prova estava o regressado Juha Kankkunen. O lendário piloto de ralis, vencedor do Mundial por quatro vezes, demonstrou que ainda continua a ser competitivo aos 51 anos de idade, chegando no oitavo lugar final.

Juho Hanninen regressou ao WRC com o seu Skoda Fabia S2000, conseguindo o nono posto final e a vitória entre os concorrentes do SWRC. P-G Andersson encerrou o lote dos dez primeiros. Já no PWRC, Ott Tanak dominou esta derradeira etapa, mas Armindo Araújo, ausente desta prova, também tem razões de satisfação. Isto porque Patrick Flodin, único que poderia roubar a liderança do PWRC ao português, falhou a sua presença no final do rali.

Toni Gardemeister regressou ao Mundial com um 12º lugar final, ao passo que Kimi Raikkonen ainda conseguiu recuperar da sua saída da estrada desta manhã para finalizar a sua prova caseira no 19º posto.

1. Jari-Matti Latvala Ford 2h31m29,6s
2. Sebastien Ogier Citroen + 10,1s
3. Sebastien Loeb Citroen + 26,0s
4. Petter Solberg Citroen + 30,7s
5. Dani Sordo Citroen + 1.45,0s
6. Matthew Wilson Ford + 5.43,7s
7. Mads Ostberg Subaru + 5.50,8s
8. Juha Kankkunen Ford + 7.49,0s
9. Juho Hanninen Skoda + 9.05,0s
10. P-G Andersson Skoda + 10.15,7s

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