domingo, 17 de abril de 2011

Sébastien Ogier vence após final de grandes emoções


Foi um final de nervos para o Rali da Jordânia, como há muito não se via. Disputado até ao último metro e até ao limite. Porque foi mesmo no limite que Sébastien Ogier conseguiu vencer a prova, a Power Stage e amealhar 28 pontos para o campeonato. Partindo para a derradeira especial com uma desvantagem de 0,5s para Jari-Matti Latvala, o jovem piloto francês da Citroën teve de forçar ao máximo nos últimos 10,5 quilómetros para levar de vencida a prova por meros 0,2s sobre o finlandês.

"Foi um dia incrível, tive de puxar ao máximo porque o Jari-Matti estava muito rápido e tive de forçar ao máximo. Tive de limpar a estrada esta manhã e era impossível andar mais rápido do que isto. Ganhei 28 pontos, foi o fim de semana perfeito", afirmou Ogier no final da prova, ainda surpreendido com o seu próprio tempo.

Ogier teve mesmo de fazer a especial em 'maximum attack' de forma a conseguir levar a melhor, conseguindo fazer exatamente o mesmo tempo que Mikko Hirvonen, que havia apostado tudo na obtenção do melhor tempo na Power Stage. Para Latvala, o segundo posto acaba por ser desapontante se se tiver em conta que o triunfo esteve tão perto, mas o finlandês afirmara ainda antes de saber o tempo de Ogier que tinha dado o seu máximo.

"Esforcei-me mesmo muito, cometi alguns erros e estou um pouco desapontado com isso. Mas dei o meu máximo, os pneus já estavam no limite. Se perder tenho de estar satisfeito na mesma", disse o piloto finlandês, que foi o primeiro a dar os parabéns a Ogier mal este cruzou a linha de meta.

Sébastien Loeb ficou no lugar mais baixo do pódio, tendo preferido poupar pneus e mecânica do DS3 WRC na penúltima especial para depois atacar na Power Stage. Contudo, o campeão viu-se batido por Ogier e Hirvonen. Ainda assim, Loeb considerou que foi um bom fim de semana tendo em conta os pontos recolhidos: "cometi um grande erro no início do troço e perdi quase dois segundos. 16 pontos um bom resultado para o campeonato, sabemos que ser o primeiro na estrada como será o caso na próxima prova será difícil mas temos de dar o melhor. Fizemos o que pudemos neste fim de semana", referiu Loeb.

O quarto lugar da geral ficou para Mikko Hirvonen, que esteve hoje bem melhor do que na etapa inaugural, em que a tarefa de limpar as estradas foi bastante prejudicial para o finlandês da Ford. No final da prova, o seu objetivo passava pelo triunfo na Power Stage, o que lhe foi negado por Ogier.

Kimi Raikkonen em evolução

Matthew Wilson voltava a estar bastante satisfeito no final da prova, tendo conseguido o quinto posto após uma interessante batalha com Kimi Raikkonen, acabando por ficar com o quinto posto que era do piloto da Citroën depois deste sofrer um furo na penúltima especial. Apesar disso, Raikkonen era um piloto satisfeito no final da prova, tendo cumprido na Jordânia a sua prestação mais convincente aos comandos de um carro de ralis.

"Foi um bom resultado. À parte o furo na última especial foi um bom rali para nós. Perdemos uma posição mas tudo bem. Estamos a melhorar e, no geral, penso que foi uma das minhas mais persistentes e melhores prestações nos ralis", considerou.

Federico Villagra, Khalid Al-Qassimi, Dennis Kuipers e Bernardo Sousa completaram o lote dos dez melhores da tabela, com o português do Ford Fiesta S2000 a conseguir aqui a sua primeira vitória ao mais alto nível, na categoria S2000.

Bernardo fez o seu rali e... soube estar no sítio certo

A primeira etapa do SWRC foi dominada por Nasser Al-Attiyah, que liderou com grande à vontade. No entanto, no início da segunda etapa, o piloto qatari teve de abandonar com problemas no motor do seu Fiesta S2000 e deixou Sousa na liderança. O piloto português fez o seu rali, como garantia ontem perante as prestações de Al-Attiyah, mas soube estar no lugar certo para capitalizar o triunfo na classe, o seu primeiro ao mais alto nível.

O piloto luso entrou na Power Stage já com o triunfo na mão, mas um problema com a suspensão traseira do Ford Fiesta S2000 ainda preocupou o piloto luso nos últimos quilómetros.

"No final correu tudo bem, conseguimos manter-nos na estrada e nas curvas para a esquerda tentámos ser mais cautelosos e distribuir melhor o peso. A minha primeira vitória no SWRC e por isso só posso estar muito contente", referiu Sousa aos microfones da World Rally Radio.

1. S. OGIER 2:48:28.2
2. J. LATVALA +0.2
3. S. LOEB +27.7
4. M. HIRVONEN +2:44.7
5. M. WILSON +5:44.9
6. K. RÄIKKÖNEN +6:14.9
7. F. VILLAGRA +9:18.7
8. K. AL QASSIMI +9:43.7
9. D. KUIPERS +14:27.5
10. B. SOUSA +15:05.5

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