Durante doze meses, partilhamos as nossas imagens no Youtube, com os nossos vídeos a merecerem a atenção de centenas de milhares de pessoas. Com o cair do pano, nesta época desportiva de 2011, editamos um DVD com o resumo alargado da temporada.
Ao longo de um ano, estivemos presentes em 24 ralis, 3 testes e mais 5 eventos. Nesta compilação poderá rever as melhores imagens de provas como o Rali de Portugal, Rali da Catalunha, Rali Vinho da Madeira, entre muitas outras do Campeonato de Portugal de Ralis, Open de Ralis, Regional Norte, Regional Nordeste, passando pelo regional da Galiza e nacional de asfalto espanhol.
Este DVD foi produzido por João Pedro Sousa e tem imagem de João Pedro Sousa, Marco Dourado, João Cosme, Marcos Rodrigues, João Pereira, André Soares, João Aguiar, Paulo Couto, José Clemente, David Peixe, Pedro Cosme e Nuno Jorge.
Para mais informações, por favor contacte-nos,
rallymaniaportugal@gmail.com
joaopedrosousa19@hotmail.com
domingo, 18 de dezembro de 2011
Já "cheira" a Rali de Monte Carlo
As principais equipas do WRC já testam em todo o tipo de ambientes com que, muito provavelmente se vão deparar na prova de abertura do Mundial de Ralis 2012, o Rali de Monte Carlo. Aqui ficam imagens de Mikko Hirvonen a testar o Citroen DS3 WRC em pisos de neve, típicos da prova monegasca.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Open 2012
O Open de Ralis de 2012 apresenta algumas novidades no seu calendário.
Mantendo inexplicavelmente 10 provas, o Open volta a começar com a estúpida data de Janeiro, seguindo-se mais cinco provas em asfalto, com Monção a fechar este lote de seis provas, passando assim de terra para asfalto.
Oliveira do Hospital abre a fase de quatro provas em terra, com Gondomar a ficar perigosamente em Outubro, encerrando o competição com a novidade do Rali do Baião em Novembro.
Janeiro 27.28 Rali Montelongo (Asfalto)
Fevereiro 18 Rali de Barcelos (Asfalto)
Março 09.10 Rali Rota do Medronho (Asfalto)
Abril 14 Rali Vidreiro (Asfalto)
Maio 12 Rali Targa/Serra Da Freita (Asfalto)
Junho 22.23 Rali De Monção (Asfalto)
Setembro 08.09 Rali De Oliveira Do Hospital (Terra)
Outubro 06.07 Rali De Loule / Casino De Vilamoura (Terra)
Outubro 26.27 Rali Cid. De Gondomar (Terra)
Novembro 24.25 Rali De Baião (Terra)
Quase tudo a postos
Está tudo a postos para a primeira edição do Special Sponsor Day, o “rali dos patrocinadores”, apadrinhado por Armindo Araújo e José Pedro Fontes, que se disputa no próximo sábado (3 Dezembro), entre Alfena e Valongo, com 5 classificativas em piso de asfalto, culminando com uma super-especial no centro daquela cidade.
A lista de inscritos integra aqueles que têm sido os principais protagonistas do Campeonato de Portugal de Ralis, a que se junta o “mundialista” Bernardo Sousa, enquanto Armindo Araújo percorrerá as “especiais” no Mini Cooper com o número 0 nas portas, colaborando com a organização do evento a nível da segurança do mesmo. Contudo, o piloto que esta temporada, com a equipa Motorsport Itália, guiou um Mini John Cooper Works WRC em oito provas do Mundial, não deixará de animar o público que se prevê em elevado número nas classificativas.
Em termos desportivos, e ainda que este inédito Special Sponsor Day, cuja organização é do Gondomar Automóvel Sport, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, tenha características muito especiais (os patrocinadores guiam o carro nas 4 classificativas e o piloto apenas entra em acção na super-especial de encerramento), tudo indica que a discussão da vitória seja um assunto entre as equipas dos Mitsubishi Lancer, lideradas por Bernardo Sousa, Fernando Peres, Vítor Pascoal e Pedro Peres.
Pilotos dos carros 0
Armindo Araújo (Mini Cooper)
José Pedro Fontes (Ford Transit Trophy)
Principais inscritos
Bernardo Sousa (Mitsubishi Lancer)
Vítor Pascoal (Mitsubishi Lancer)
Fernando Peres (Mitsubishi Lancer)
Pedro Peres (Mitsubishi Lancer)
Ivo Nogueira (Citroen DS3)
Sata já está preparado
A 47ª Edição do SATA Rallye Açores vai abrir em 2012 o calendário do Intercontinental Rally Challenge.
A realizar-se entre 23 e 25 de fevereiro, uma data inédita em termos de calendário para este rali, o SATA Rallye Açores põe à prova a equipa técnica do Grupo Desportivo Comercial liderada por António Andrade que começa por
comentar que "a data apresentada foi a possível no seio de todas as provas do IRC em 2012. Sentimo-nos orgulhosos e extremamente motivados, em primeiro lugar, por continuarmos no IRC e a granjear a confiança dos nossos principais parceiros e patrocinadores, nomeadamente o senhor Presidente do Governo dos Açores, a SATA, as nossas Autarquias e o Grupo Marques, assim como a possibilitar a mediatização e exposição dos Açores ao mundo".
"A edição seguinte do SATA Rallye Açores é começada a preparar no dia imediatamente a seguir ao da edição que termina, daí não constituir grande entrave esta antecipação, permitindo-nos cumprir os prazos impostos pela FIA
para apresentação de regulamentos, programas e demais informação a autorizar esta prova" continua o diretor de prova.
As expetáveis adversidades derivadas da meteorologia e a inserção da prova no meio das festividades carnavalescas e do arranque das romarias também estão a ser alvo de intensa atenção por parte da equipa da direção de prova. António Andrade explica que "temos planos para fazer face e adaptarmo-nos às contingências meteorológicas que eventualmente possam constituir dificuldade. Também o tempo útil de utilização do dia foi tido em conta pelo que neste sentido houve que antecipar alguns horários para que as Provas Especiais sejam percorridas por todos os concorrentes no período diurno daqueles dias de Fevereiro - nascer do Sol às 07:33 e pôr-do-sol às 18:38 - algo diferente dos meses de Maio ou até mesmo Julho.
No primeiro dia de reconhecimentos, que coincidirá com a terça-feira de carnaval, será implementado um corredor específico de entrada dos concorrentes do IRC e FPAK, desde o Forte de S. Brás, passando pelo passeio marítimo até às Portas do Mar, no regresso ao Parque de Assistência, salvaguardando o tradicional evento da batalha das limas. Por outro lado, estaremos atentos e em contacto com os responsáveis dos ranchos de Romeiros que sairão no dia 25 de Fevereiro, último dia da Prova, estando salvaguardada a segurança, sendo que as ligações entre as Provas Especiais, vão naqueles dias percorrer preferencialmente as SCUT e vias rápidas".
O SATA Rallye Açores de 2012 conta ainda no programa da prova com ações de proteção ambiental, no âmbito das comemorações do Ano Mundial das Florestas. O trânsito é também um ponto que sofre algumas alterações no próximo ano: a Avenida Infante D. Henrique mantém-se aberta ao tráfego sendo que o reabastecimento e marcação de pneus à saída do Parque de Assistência, far-se-á na zona do passeio desde as Portas do Mar até à zona fronteira da
piscina.
Paulo Nobre na Itália Motorsport... ao lado de Armindo Araújo?
A equipa Itália Motorsport, onde este ano correu Armindo Araújo irá ter no próximo ano dois carros para assistir, sendo que o segundo será para o brasileiro Paulo Nobre, que este ano já disputou a derradeira prova do WRC, em Gales.
Logicamente o primeiro MINI JCW WRC deverá ser para Armindo Araújo, que conta confirmar até ao final da próxima semana o seu projeto para 2012. O facto da equipa gerir dois carros acaba por ser positivo para o piloto português, caso se confirme a sua presença, já que existe uma maior divisão de custos entre os dois pilotos. Numa época de crise, o simples facto de haver a possibilidade de dividir despesas é positivo.
Mais Ford com menos M-Sport?
Pelos vistos, as suspeitas que as conversações entre a Ford e a M-Sport podem redundar em más notícias (ou menos boas, como preferir) para Malcolm Wilson e seus pares podem estar prestes a confirmar-se, depois da MTV3 finlandesa ter dado à estampa uma notícia onde revela que a Ford terá proposto ao responsável máximo da M-Sport um novo acordo, bastante menos generoso para Malcolm Wilson.
Desconhecendo-se o seu teor, acredita-se na manutenção da equipa no WRC com um controlo de gestão (e de dinheiros) bem mais favorável à marca da oval. Ou seja, a Ford quer ter outro peso no negócio da M-Sport e também controlar o futuro da equipa.
Por isto tudo, e como o tempo urge, Malcolm Wilson poderá ver-se obrigado a aceitar um acordo bem menos favorável para si. Valha a verdade, o inglês pode estar num imbróglio do estilo "mais vale um pássaro na mão que dois no céu a voar"
A questão dos pilotos não deve ser difícil de resolver: Jari-Matti Latvala é certo, e depois do que a equipa viu Ott Tanak fazer no Rali do Var, a esse nível, as dúvidas podem já ter sido desfeitas. Resta saber se vão ser pilotos M-Sport ou Ford.
Subscrever:
Mensagens (Atom)