domingo, 20 de novembro de 2011

Rali Casinos do Algarve – Meireles vence no triunfo de Teodósio


Confusos com o titulo deste artigo? Bem é quase tão confuso como as provas e campeonatos que a FPAK promove. Ricardo Teodósio venceu à geral o Rali Casinos do Algarve, Pedro Meireles venceu a prova a contar para o CPR.

Há dias o excelente blog QMRally (QM Rally), perguntava algo deste estilo “ e se juntarem todos e o vencedor for um VSH”, pois bem aconteceu, juntaram tudo e Teodósio venceu, ao volante do seu Mitsubishi Evo IV, um VSH, venceu não só à geral como venceu todas as classificativas da prova.

Com esta vitória, Teodósio revalidou o titulo de campeão regional Sul, e ajudou Júlio Bastos a ser o primeiro vencedor da Taça Nacional de Ralis, pois não permitiu que Renato Pita vencesse e aproveitasse o quarto posto de Bastos entre os concorrentes da Taça.

No que respeita ao CPR, Meireles dominou tranquilamente os acontecimentos sem dar qualquer hipótese aos seus adversários. A grande luta do dia acabou por ser entre Ivo Nogueira e João Silva que trocaram várias vezes de posição com o jovem nortenho a ficar sem travões na última especial e a perder 2 minutos para João Silva e também também um lugar no pódio para Vitor Pascoal.

João Silva confirmou o seu titulo das 2RW, e espera-se agora uma decisão do piloto madeirense quanto ao futuro, que poderá passar pelo WRC Academy ou pelo IRC 2WD.

Ivo Nogueira também deverá estar contente, pois acaba por ser um dos melhores da época registando uma grande evolução.

Num volte face que já não se esperava António Costa apareceu na lista de admitidos ao Rali como co-piloto de Miguel Barbosa e que como 6º posto final da equipa entrega o titulo a António Costa, quando já todos esperavam que Hugo Magalhães fosse o campeão.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Pedro Meireles / Mário Castro – Mitsubishi Lancer Evo X 1h14m04,802s
2º João Silva / José Janela – Renault Clio Maxi a 37,2s
3º Vitor Pascoal / Luís Ramalho – Mitsubishi Lancer Evo VIII a 55,6s
4º Ivo Nogueira / Vitor Hugo – Citroen DS3 R3 a 2m51,3s
5º Paulo Neto / Daniel Amaral – Citroen DS3 R3 a 3m36,4s
6º Miguel Barbosa / António Costa – Mitsubishi Lancer Evo IX a 5m52,6s
7º Hugo Mesquita / Nuno R. Silva – Renault Clio R3 a 6m04,0s
8º Ricardo Marques / Paulo Marques – Citroen C2 R2 Max a 10m03,2s
9º Vitor Calisto / Joaquim Batalha – Citroen Xsara 20.16V a 17m28,3s
10º Isabel Ramos / Rubina Gonçalves – Renault Clio R3 a 19m42,8s

in Rali Forum

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Rali Casinos do Algarve com tudo decidido


Tem lugar este fim de semana a prova de encerramento do Campeonato de Portugal de Ralis. Com o título já na posse de Ricardo Moura, a maior expectativa da prova residia na questão do título do CPR2 que não tinha ainda campeão, mas a questão ficou decidida assim que foi conhecida a lista de inscritos, já que com a ausência de Paulo Antunes, o título está garantido para João Silva.

João Silva (Clio R3) bastava-lhe um sexto lugar para aceder ao cetro, mesmo que Paulo Antunes (Corsa S1600) vencesse, mas isso não irá suceder. Quanto à vitória à geral, com a ausência do Campeão Moura e até de Vítor Lopes (por motivos de saúde), caberá a Pedro Peres, Vítor Pascoal (Lancer Evo IX) e a Pedro Meireles (Lancer Evo X) entreterem-se na luta pelo triunfo no último rali do ano, a que corresponderá também a luta pelo terceiro lugar do campeonato (onde poderá também interferir Ivo Nogueira no DS3 R3T).

Por decidir está a contenda no Campeonato Regional de Ralis Sul, onde Ricardo Teodósio (Lancer Evo IV) parte como favorito e a quem basta uma vitória (desde que termine o rali seguinte) para assegurar o título. Mas Márcio Marreiros (Lancer Evo 6) e Pedro Lança (Citroën Saxo) também estão na corrida e tudo irão fazer para adiar a questão para o Rali Intermarché/Cidade de Silves.

Novidades na estrutura

A prova está estruturada para dois dias, com reconhecimentos e verificações na sexta-feira, e com vertente desportiva no dia 19, sábado. O rali apresenta novidades em termos de traçado, a começar pela inversão do sentido utilizado nas últimas edições. Será composto por uma tripla passagem nos troços do Chilrão (14,43 km) e da Fóia (11,85 km), e dupla passagem no troço de Monchique (11,62), totalizando 102,08 quilómetros cronometrados. O centro nevrálgico será no Hotel Algarve Casino, na Praia da Rocha, e o parque fechado e assistências localizado na Zona Ribeirinha de Portimão. O pódio final está previsto para as 17:00, frente ao Hotel Algarve Casino.

Esta será a 40ª edição da prova, que organizada pelo Clube Automóvel do Algarve desde 1993, se realiza pela 10ª vez nas estradas de Monchique e Portimão. Apesar da reduzida lista de inscritos do campeonato de Portugal, a prova recorre à "prata da casa" para abrilhantar a competição.

A ausência de alguns concorrentes abre as portas a um vencedor diferente, que irá estrear no lugar mais alto do pódio em provas do Campeonato de Portugal. O favoritismo recai sobre os homens das quatro rodas motrizes, nomeadamente, Vítor Pascoal, Pedro Peres ou Pedro Meireles, mas também há que contar com os concorrentes que disputam o campeonato de 2 litros/2 rodas motrizes.

O interesse competitivo também passa pela prova dos elementos locais, nomeadamente Ricardo Teodósio, e a decisão da Taça de Portugal, com a presença dos dois candidatos ao Troféu. Isto sem esquecer as lutas internas pelo regional sul, entre os concorrentes das 4 (como Márcio Marreiros, Luís Nunes ou Luís Mota) ou das 2 rodas motrizes (com Pedro Lança e Gil Antunes).

Horário

Sábado, 19 novembro

Partida (Portimão - Passeio Ribeirinho) 08h00
PE 1, Chilrão 1 09h08
PE 2, Fóia 1 09h37
PE 3, Monchique 1 10h03
PE 4, Chilrão 2 10h41
PE 5, Fóia 2 11h10
Assistência (Passeio Ribeirinho) 12h05
Reagrupamento (Passeio Ribeirinho) 12h25
PE 6, Monchique 2 13h26
PE 7, Chilrão 3 14h04
PE 8, Fóia 3 14h33
Assistência (Passeio Ribeirinho) 15h28
Chegada (Hotel Casino Algarve) 17h00

Fafe World Rally Sprint 2012


Tal como o Autosport avançou ontem, o Rali de Portugal 2012 terá em Fafe o seu 'aperitivo', em forma de Rali sprint, num regresso do WRC ao Minho, muito ansiado pelos adeptos nortenhos.

O Fafe World Rally Sprint 2012 foi hoje apresentado na Câmara Municipal de Fafe, num evento que se vai realizar sábado, 24 de Março do próximo ano, no troço de Fafe/Lameirinha, aproveitando os últimos seis quilómetros da classificativa, onde se incluem os Saltos de Pereira e Pedra Sentada, e pelo meio a passagem pelo mítico Confurco, prevendo-se a participação das principais equipas do WRC sendo que o ACP irá tentar trazer igualmente os 'apetitosos' históricos... quiçá de Grupo B.

Esta é mais uma excelente iniciativa do ACP, que desde 2007 tem brindado o público sempre com algo mais do que a própria prova. Em 2007, os carros de Grupo B participaram na super-especial do Estádio Algarve, em 2008, a caravana do IRC foi ao centro de Faro e Marcus Gronholm 'abriu' a prova com um Ford Focus WRC. Em 2010, o Porto Rally Show abrilhantou a baixa do Porto e o Rally Revival trouxe a Portugal Lancia Stratos e Juha Kankkunen de Ford Escort RS, sendo que este ano, para além dos os homens do Open de Ralis, houve a novidade absoluta do regresso do Mundial de Ralis há cidade de Lisboa, com a super-especial dos Jerónimos. Em 2012, o Rali de Portugal regressa a Fafe.

domingo, 13 de novembro de 2011

Jari-Matti Latvala vence Rali da Grã-Bretanha


Jari-Matti Latvala venceu o Rali da Grã-Bretanha, alcançando a sua primeira vitória do ano. A luta com Sébasien Loeb durou até à primeira especial do último dia, mas o piloto francês abandonou logo de seguida, devido a um acidente numa ligação, ao bater de frente contra um carro dum espetador, deixando o finlandês isolado na frente.

A luta pelo título já tinha terminado na sexta-feira, quando Mikko Hirvonen foi obrigado a abandonar devido a graves problemas de motor, em consequência duma saída de estrada. Nessa altura, os dois candidatos ao título rodavam separados por décimos de segundo, com vantagem para o finlandês.

Depois disso, foi Latvala quem se encarregou de pressionar Loeb, passando-o durante o dia de ontem, embora mantendo uma curta margem, cerca de sete segundos, até que esta manhã se deu o acidente do francês, ficando Latvala com quase três minutos e meio de vantagem para Mads Ostberg, que obteve a sua melhor classificação do ano.

Henning Solberg assegurou o seu primeiro pódio em dois anos, enquanto Kris Meeke não conseguiu recuperar o suficiente para ir ao pódio no seu rali caseiro, até porque fez um pião na derradeira especial, depois de ter recuperado muitos segundos ao norueguês.

Armindo Araújo ascendeu aos lugares pontuáveis, o décimo, fruto da desistência de Loeb, terminando na frente de... Sebastien Ogier, que recorde-se desistiu na primeira especial da prova, regressando em SuperRally.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º J. Matti latvala - Ford Fiesta WRC 3m27m03,5s
2º M. Ostberg – Ford Fiesta WRC a 3m42,9s
3º H. Solberg – Ford Fiesta WRC a 7,05,1s
4º K. Meeke – Mini JCW WRC a 7m12.3s
5º M. Wilson – Ford Fiesta WRC a 8m47,3s
6º O. Tanak – Ford Fiesta WRC a 9m27,1s
7º E. Novikov – Ford Fiesta WRC a 9m47,7s
8º D. Kuiperes – Ford Fiesta WRC a 10m12,8s
9º K. Block – Ford Fiesta WRC a 16m01,2s
10º A. Araújo – Mini JCW WRC a 17m01,6s

domingo, 6 de novembro de 2011

Tetra vitória de Daniel Nunes


O Rali de Monção permitiu a Daniel Nunes obter a sua segunda vitória no Open de Ralis de 2011, num rali que dominou por completo, deu espectáculo e ainda conseguiu obter mais vitórias: Regional Norte, Júnior e Categoria 3. Sem dúvida um dia em cheio para o piloto de Sintra.
Luís Mota tudo tentou para alcançar o 2º lugar. Numa prova com alguns percalços, Mota viu também a sorte a chegar-lhe à porta na fase derradeira do rali, quando Carlos Martins se atrasou devido a uma saída de estrada quando já era 2º classificado.

O piloto de Serpa fez um rali muito interessante, para quem desconhecia o carro e o ambiente do Open. Andou forte e isso levou-o a uma saída de estrada e a perder muito tempo, mas o segundo lugar acaba por ser perdido devido à neutralização do 1º troço (devido ao despiste de João Ruivo), no qual lhe foi atribuído um tempo que o penalizou bastante.

Renato Pita continua a evoluir na terra... ou na lama. Aproveitou em parte a tracção total do seu carro, mas um pião e outros pequenos contratempos, não lhe permitiram melhor que o 4º lugar final.

De uma forma surpreendente e até arrebatadora Carlos Fernandes jogou ao ataque nesta prova e venceu entre os concorrentes do Modelstand como logrou alcançar já o título nesta competição.

A concorrência no Modelstand não esteve bem. João Ruivo saiu de estrada logo no primeiro troço. Gil Antunes abandonou após o último troço com o motor do 206 partido e Manuel Inácio teve muitos problemas eléctricos no 206 e não conseguiu melhor que o 3º lugar, atrás de Fabricio Lopes que fez uma excelente prova.

No 6º lugar ficou António Rodrigues, desta feita com uma prova um pouco azarada, depois de um toque após um salto e devido a uma penalização de 30 segundos.

No Troféu Fastbravo a vitória nesta competição foi para Diogo Gago e destaque também para a desistência de Fernando Peres a meio do rali devido a problemas de turbo no Ford Escort.

Refira-se ainda que Ivan Carquejo foi segundo classificado nas contas do Júnior, pelo que só em Vila Real se saberá se será ele ou Daniel Nunes a ficar com este título.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Daniel Nunes / Fernando Miguel – Mitsubishi Lancer Evo VI 49m54,8s
2º Luís Mota / Alexandre Ramos – Mitsubishi Lancer Evo VII a 1m33,7s
3º Carlos Martins / Anibal Martins – Mitsubishi Lancer Evo VI 1m42,9s
4º Renato Pita / José Janela – Mitsubishi Lancer Evo VII a 2m46,6s
5º Carlos Fernandes / Daniel Amaral – Peugeot 206 GTi a 3m18,4s
6º António Rodrigues / Jorge Carvalho – Peugeot 206 GTi a 4m37,2s
7º Fabricio Lopes / Pedro vaz – Peugeot 206 GTi a 5m55,0s
8º Manuel Inácio / Fábrio Vasquez – Peugeot 206 GTi a 5m55,2s

Fonte Ralis Online, foto Rotações

Andreas Mikkelsen campeão, Thierry Neuville com 40.000 euros


Com Andreas Mikkelsen a saborear o champanhe do título do IRC, Thierry Neuville, um dos cinco candidatos, foi afogar as mágoas com o prémio de 40.000 euros que conseguiu ao vencer a Golden Stage, prova extra-rali que permitia amealhar um chorudo prémio monetário.

A especial de 19 km, com piso misto, foi percorrida duas vezes, e ambas foram vencidas por Neuville. Na primeira, bateu Juho Hanninen por 4.8 segundos e na segunda, mesmo com um meio pião, realizou menos 1,2 segundos que o finlandês. O vencedor do Rali de Chipre, Andreas Mikkelsen esteve ausente, o mesmo sucedendo com Nasser Al Attiyah

Golden Stage:

1º Thierry Neuville Peugeot 207 S2000 26m02.8s
2º Juho Hanninen Skoda Fabia S2000 26m08.8s
3º Jan Kopecky Skoda Fabia S2000 26m35/1s
4º Patrik Sandell Skoda Fabia S2000 26m50.8s
5º Karl Kruuda Skoda Fabia S2000 27m04.0s
6º Nick Thomas Mitsubishi Lancer Evo IX 28m22.0s

sexta-feira, 4 de novembro de 2011