sexta-feira, 30 de julho de 2010

Jari-Matti Latvala com liderança estável


Único representante da equipa oficial da Ford ainda em prova, Jari-Matti Latvala parte para o segundo dia - e decisivo - do Rali da Finlândia, com pouco mais de nove segundos de vantagem sobre o norueguês Peter Solberg.

Depois de uma ronda de passagens vespertinas em que Latvala andou a fundo, chegando mesmo à penúltima especial com dez segundos exatos de vantagem. Contudo, a vitória na super-especial que encerrava o primeiro dia da prova, aproximou Solberg da liderança.

O piloto finlandês da Ford chegou ao topo da classificação no início da tarde e tratou de ampliar a sua vantagem ao longo dos troços da tarde, com um andamento bastante rápido e consistente, beneficiando ainda do facto de ter uma boa posição de partida para esta etapa.
"Partir em terceiro para a estrada deu-me um pouco de vantagem hoje. Talvez tenha sido muito cuidadoso de vez em quando, mas amanhã temos de manter esta rapidez", afirmou Latvala no final do dia. "Amanhã, serei o primeiro na estrada pelo que não será fácil mas teremos de lidar com isso se quisermos ganhar. Não podemos aplicar grandes táticas agora que o Petter está mesmo atrás de mim", afirmara o piloto ainda antes da 11ª especial do dia.

Solberg, por sua vez, mostrou-se "confiante e descansado para amanhã, mas não vou correr riscos". O piloto do Citroën C4 WRC privado pretende tirar partido de ser o segundo na estrada amanhã, mas o norueguês sabe que a sua tarefa está longe de ser fácil.

Sébastien Ogier é o terceiro da geral, a 21,8 segundos do líder, com o francês promovido a companheiro de equipa de Sébastien Loeb nesta prova a conseguir ascender ao terceiro posto fruto de uma ronda de passagens muito consistente e sem grandes erros. Loeb bateu-se com as dificuldades inerentes ao facto de 'abrir' as estradas, o que já de si é prejudicial para a performance dos pilotos, mas a sua situação ficou ainda mais complicada quando uma ligeira saída de estrada danificou o para-choques do seu C4 WRC, passando a contar com um carro algo desequilibrado.


Kankkunen: quem sabe não esquece

Matthew Wilson coloca o Ford da Stobart no sexto posto da geral, logo na frente de Juha Kankkunen. O regressado piloto de ralis, que leva já 51 primaveras no seu BI, demonstrou grande capacidade de adaptação ao moderno mundo dos ralis, terminando este primeiro dia em sétimo, à frente de Kimi Raikkonen, com quem 'KKK' havia dito que queria lutar e bater antes da prova se iniciar.

Juho Hanninen é o nono, logo na frente de Matti Rantanen, estes dois ao volante de modelos Fábia S2000 da Skoda. No Mundial de Produção (PWRC), Ott Tanak lidera confortavelmente com mais de um minuto de vantagem sobre o segundo, que é Patrick Flodin, com este a preparar-se para 'roubar' a liderança do campeonato a Armindo Araújo.Nuno Barroso Pereira terminou esta sua primeira internacionalização da pior forma, sendo obrigado a abandonar na sequência de problemas mecânicos no seu Subaru Impreza WRX STI.


1. J. LATVALA 1:10:30.7
2. P. SOLBERG +9.1
3. S. OGIER +21.8
4. S. LOEB +32.0
5. D. SORDO +43.7
6. M. WILSON +2:35.3
7. J. KANKKUNEN +3:10.7
8. K. RÄIKKÖNEN +3:18.2
9. J. HÄNNINEN +3:44.3
10. M. RANTANEN +4:25.4


in Autosport