quarta-feira, 24 de novembro de 2010
WRC com 17 classes distintas em 2011
A FIA está a ultimar as regras sobre quais os carros admitidos, em que campeonatos para 2011. Com a introdução plena dos Grupo R, a continuidade dos carros de Grupo A e N, e as subcategorias de acordo com a cilindrada dos motores, serão nada menos de 17 os tipos de carros que poderão disputar as 13 rondas do Mundial do próximo ano.
Com o fim do campeonato Júnior, existirão apenas duas categorias de suporte: o SWRC, englobando os atuais S2000 com motores 2.0 atmosféricos e os carros da nova classe R4 (os S2000 1.6 turbo não serão admitidos); e o PWRC, com os tradicionais carros de Grupo N e R.
Haverá novamente um troféu monomarca, a WRC Academy, que será disputada com os Ford Fiesta R2. As regras do campeonato principal também deverão ser publicadas brevemente, mas acredita-se que as equipas com estatuto M1 (que têm de participar em todas as provas) deverão estar limitadas aos WRC versão-2011, enquanto as M2 poderão utilizar qualquer tipo de carro.
A nova época começa em fevereiro na Suécia, onde se espera que alinhem oito novos S2000 1.6 turbo - quatro Citroën DS3 WRC e quatro Ford Fiesta WRC -, embora não existam ainda certezas a este respeito.
in Autosport