domingo, 14 de agosto de 2011

E tudo Moura levou

Ricardo Moura conquistou esta tarde em Santa Maria mais um título açoriano de ralis ao vencer a 30ª edição do Rali de Santa Maria.

O piloto do Team Além Mar voltou a estar uns furos acima dos adversários no que ao ritmo de prova diz respeito o que este ano tem sido regra não só regional como até no nacional de ralis. As únicas dificuldades terão estado na embraiagem do Mitsubishi azul mas mesmo essas não foram suficientes para derrotar Moura e Eiró.

Atrás deles desenrolou-se mais um capítulo da luta pelo vice-campeonato. A caixa de velocidades do carro de Luís Miguel Rego ditou o abandono do jovem piloto e permitiu a Ricardo Carmo afastar-se mais rumo a um resultado de época que poderá ser o melhor de sempre para o piloto terceirense.

Paulo Antunes, desta vez com o seu carro de competição deu provas da sua rapidez, chegando mesmo a registar o segundo melhor tempo por diversas vezes. Entre os duas rodas motrizes, Antunes foi claramente o melhor e um lugar no pódio à geral numa prova grandemente desconhecida é um excelente cartão de visita que o piloto do C2 R2 Max fez questão de deixar em Santa Maria. Antunes ficou a apenas 7,1s de Carmo mas também teve de se preocupar bastante com Rui Torres se classificou logo atrás a apenas 4,2s. Mais uma vez, Santa Maria assistiu a uma grande actuação do veterano cujas ligações a esta prova e a esta ilha são por demais conhecidas.

Paulo Rego terminou na quinta posição à frente dos melhores representantes regionais dos 4X2. Ruben Rodrigues acabou por vencer mais uma prova nesta categoria, superando Carlos Costa que como vem sendo hábito foi subindo de rendimento e Henrique Moniz que deu muita luta. Grandes animadores da categoria foram ainda Artur Silva que terminou a sua participação quando o motor cedeu e Hugo Alcântara cujo forte andamento terminou numa saída de estrada.

O top 10 foi encerrado por José Paula e Fernando Casanova. A primeira saída do Fiat 500 Abarth de João Silva saldou-se por uma 11ª posição à frente do melhor 2000cc, o Renault Clio Ragnotti de Carlos Andrade. Hélder Figueiredo, Marco Soares e Pedro Sousa encerraram a classificação da prova do CAR.

Eduardo Soares foi o grande vencedor da prova do Open deixando Tiago Mota em segundo lugar a cerca de 24 segundos e Jorge Sousa em 3º. Kevin Tavares ficou em 4º mas foi um dos grandes animadores do rali juntamente com Ricardo M. Moura que teve menos sorte e acabou mesmo por desistir.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Ricardo Moura / Sancho Eiró – Mitsubishi Lancer Evo IX 50m49,7s
2º Ricardo Carmo / Jorge Diniz – Mitsubishi Lancer Evo IX a 1m34,1s
3º Paulo Antunes / Vitor Moniz – Citroen C2 R2 Max a 1m41,2s
4º Rui Torres / Marco Martins – Mitsubishi Lancer Evo IX a 1m45,4s
5º Paulo Rego / Rui Medeiros – Subaru Impreza N12 a 3m03,3s
6º Ruben Rodrigues / Estevão Rodrigues – Citroen C2 R2 Max a 3m19,1s
7º Carlos Costa / Fernando Munes – Citroen C2 R2 GT a 3m26,8s
8º Henrique Moniz / Pedro Machado – Citroen C2 a 3m28,4s