domingo, 14 de fevereiro de 2010

Mikko Hirvonen vence Rali da Suécia


Mikko Hirvonen começou da melhor forma o Mundial de Ralis de 2010 ao vencer o Rali da Suécia, batendo 'sem espinhas' Sébastien Loeb, que chegou ao ponto de atirar a toalha ao chão já no derradeiro dia de prova. Jari-Matti Latvala assegurou o lugar mais baixo do pódio, na frente de Dani Sordo. Kimi Raikkonen terminou a prova, apesar de ter ficado muito atrasado em resultado de uma saída de estrada no primeiro dia de rali. Bernardo Sousa foi sexto no SWRC e Armindo Araújo terceiro no PWRC. Bons começos para os dois pilotos lusos.

Sébastien Loeb ainda entrou a vencer, no primeiro dia de prova, mas assim que Hirvonen acertou o 'set-up' do seu Ford Focus passou a ganhar pequenas margens nas especiais, até que construiu uma diferença, no final do segundo dia de prova, que se percebeu ser muito difícil de recuperar por parte de Loeb: "Foi um fim-de-semana difícil e o Mikko realizou uma prova perfeita pelo que merece a vitória", referiu Loeb.

Apesar das dificuldades com os pneus, Hirvonen logrou levar de vencida Loeb, o que para começo de ano é sempre agradável: "Estou muito feliz, porque foi muito difícil por causa dos pneus." Latvala parece ter 'crescido' como piloto e desta feita soube pressionar sempre Dani Sordo, que começou bem melhor o rali, até que a segunda equipa oficial da Citroen cometeu um erro e permitiu a viragem definitiva, que muito provavelmente aconteceria de qualquer modo, pois o finlandês há muito se vinha aproximando do espanhol.

Um erro de principiante levou a dupla Sordo/Marti a ver o motor do C4 WRC aquecer demasiado, tudo porque o seu navegador Marc Marti se esqueceu de retirar uma peça que deixaria entrar o ar frio para arrefecimento do motor. O quarto lugar foi o melhor que conseguiram 'resgatar'.

Sebastien Ogier foi quinto, naquele que foi o apenas o seu segundo rali na neve, vencendo entre os 'não oficiais'. Beneficiou, é certo, dos problemas de Marcus Gronholm e Petter Solberg, mas não cometeu erros teve o prémio. Gronholm teve problemas eléctricos no Ford Focus que o atrasaram, enquanto a prestação de Petter Solberg foi um autêntico desastre. Fez um pião na super-especial de abertura, teve uma saída no primeiro dia de prova, pelo que o nono posto foi o resultado - inesperado - final. Para quem disse poder lutar pela vitória, não está mau...

Henning Solberg e Matthew Wilson fieram o que se esperava deles, e terminaram em sexto e sétimo. Mads Ostberg terminou no oitavo posto depois de uma boa luta com Wilson, embora só problemas mecânicos no Subaru do norueguês o tenham atirado para essa posição.

Kimi Raikkonen teve a estreia esperada, ou seja muito complicada. Um acidente na sexta-feira, e várias pequenas saídas depois disso provam que o caminho para que Raikkonen se 'junte à família' vai ser longo. É claro que começou logo com um dos testes mais difíceis, pois correr na neve para quem é inexperiente é muito mais difícil que o fazer na terra ou asfalto. Chegou mesmo a realizar um sexto tempo na PE 15, pelo que a velocidade está lá, falta-lhe tudo o resto: "não estou contente, pois bati num banco de neve e fiquei preso no primeiro dia, mas fomos melhorando e terminámos o rali. Não foi um começo fácil, mas valeu pela experiência.", referiu Raikkonen. Se quiser ver o Campeão do Mundo de F1 de 2007 a desatascar o seu citroen C4 WRC da neve, veja aqui: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/81667

A primeira prova da nova competição SWRC foi ganha por Per Gunnar Andersson, que com o seu Skoda bateu tudo e todos. Andreas Mikkelsen foi Segundo entre os S2000 mas não conta para o 'campeonato'. Janne Tuohino foi assim o segundo, enquanto Bernardo Sousa foi um bom sexto classificado (ler em separado). No PWRC, venceu Patrik Flodin, na frente de Anders Grondal e Armindo Araújo, que começa o ano com um pódio (ler em separado).