domingo, 30 de maio de 2010
Sébastien Ogier vence Rali de Portugal
Terminou há pouco a Super-Especial de encerramento do Vodafone Rally de Portugal e está confirmada (se nada se passar até ao controlo final) a primeira vitória do francês no WRC. Começou a passagem de testemunho no Mundial de Ralis. Mais informação assim que possível.
O outro Sébastien...
Sebastien Ogier venceu o Rali de Portugal, obtendo a sua primeira vitória no WRC, depois de uma manhã de prova em que soube manter Sébastien loeb à distância na segunda passagem pelos troços, assegurando aí o seu sucesso, terminando o rali com 7.9s de vantagem, depois de fechar com chave de ouro ao bater o seu compatriota também na super-especial de encerramento da prova: "Vencer o meu primeiro rali depois de uma grande batalha com o Seb é perfeito para mim. Estou mais do que feliz.", referiu.
Apesar de ter dado o máximo, Loeb não foi capaz de se chegar a Ogier durante todo o fim-de-semana, com o francês mais novo a fazer o melhor proveito do facto de Sébastien Loeb ser o primeiro na estrada durante o primeiro dia de prova, ganhando-lhe aí uma vantagem decisiva no desenrolar do rali, até porque no segundo dia, Loeb não 'devolveu' a receita, recuperando muito menos do que o que perdera na primeira etapa: "Ele esteve imbatível", sintetizou Loeb, que acrescentou: "Ele agora passa a ser mais um forte adversário."
Dani Sordo foi terceiro, enquanto Mikko Hirvonen subiu a quarto na derradeira especial porque Petter Solberg...bateu forte. Deu para continuar, mas perdeu 14 segundos para Hirvonen e a posição por apenas 3.7s.
Kimi Raikkonen sabia que o Rali de Portugal era uma prova difícil e quis terminá-la a todo o custo, mas Fê-lo somente na décima posição, atrás dos seus habituais adversários, os pilotos contra os quais já consegue bater-se de igual para igual, Matthew Wilson, Mads Ostberg, Federico Villagra e Khalid Al Qassimi. Valeu pela experiência que adquiriu.
Há seis homens de top actualmente no WRC, Sébastien Loeb, Sebastien Ogier, Dani Sordo, Mikko Hirvonen, Petter Solberg e Jari-Matti Latvala, que 'valem' um bom punhado de minutos a menos que os restantes homens do WRC.
Começando por Matthew Wilson, que apesar de ter um andamento espectacular, continua pouco eficaz. Terminou em sexto, 18 segundos na frente de um Mads Ostberg que teve vários problemas no seu Subaru, mas ainda assim chegou para Federico Villagra (8º) e Khalid Al Qassimi Ford (9º), que já se percebeu não conseguirem chegar mais longe.
Categorias sem surpresas
O derradeiro dia de prova ficou ainda marcado pelo abandono de Henning Solberg, com problemas eléctricos no Focus WRC. No SWRC a vitória pertenceu a Jari Ketomaa, deixando bem longe o segundo classificado, o espanhol Xevi Pons.
Com um rali muito cauteloso (apesar de um susto ou outro pelo meio) Bernardo Sousa terminou em quarto, vencendo também (destacadíssimo) entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis. Pedro Peres foi segundo e venceu o Grupo N nacional, na frente de Vítor Sá (3º). Vítor Pascoal foi quarto no CPR e sexto na sua estreia no SWRC, competição onde, como se pode perceber, resistir é a palavra de ordem. Ficou na frente de pilotos com Nasser al-Attiyah e Janne Tuohino que andaram muito bem...até partirem.
No JWRC a vitória foi para K. Abbring, com quase seis minutos de vantagem para K. Krudda, um jovem de apenas 17 anos. Armindo Araújo foi o melhor entre os Grupo N convencionais e também o melhor piloto português em prova.
Classificação:
1º Sebastien Ogier - Citroen C4 WRC 3h51m16,1s
2º Sebastien Loeb - Citroen C4 WRC a 7,9s
3º Daniel Sordo - Citroen C4 WRC a 1m17,6s
4º Mikko Hirvonen - Ford Focus WRC a 1m32,0s
5º Petter Solberg - Citroen C4 WRC a 1m35,7s
6º Matthew Wilson - Ford Focus WRC a 7m10,1s
7º Mads Ostberg - Subaru Impreza WRC a 7m28,3s
8º Frederico Villagra - Ford Focus WRC a 10m36,1s