sexta-feira, 25 de março de 2011

Rali de Portugal - Etapa 1


O primeiro dia do Rali de Portugal não defraudou expectativas: emoção, alguns 'dramas' e luta pela liderança até ao último metro da última especial. Ou quase. Isto porque as jogadas táticas entraram em ação na derradeira classificativa do dia, Felizes 2, com os pilotos a tentarem encontrar as melhores posições para a partida na segunda etapa.

Sabendo-se que o primeiro piloto na estrada é habitualmente o mais prejudicado pelo facto de 'abrir' as estradas, a etapa de hoje do Rali de Portugal mostrou que nem sempre tal tem de ser obrigatoriamente verdade. Primeiro a entrar nos troços, Mikko Hirvonen mostrou performances bastante consistentes ao longo de todo o dia, iniciando o segundo dia com possibilidades reais de vencer a prova.

À entrada da sexta e penúltima especial do dia, Sébastien Ogier liderava a prova com 1,8 segundos de avanço para o Ford de Jari-Matti Latvala. No entanto, o jovem francês da Citroën saiu da última especial no quarto posto, a 16,7 segundos, com este a abrandar de forma deliberada nos metros finais para garantirem uma posição mais confortável para amanhã, o mesmo fazendo aliás o seu companheiro de equipa, Sébastien Loeb, que será o terceiro na estrada amanhã. Aliás, já se sabia que Ogier iria jogar esta tática, pelo que restaria saber quais os outros pilotos que também o fariam e qual a ordem que sairia desta 'lotaria'.

"É preciso uma grande distância se quisermos segurar a liderança [no segundo dia] e esse não era o caso hoje", justificou Ogier no final.

Por outro lado, Latvala não enveredou por jogadas táticas, acabando mesmo por ficar com o primeiro posto para a segunda etapa, cabendo-lhe a tarefa de limpar os troços, com 11,5 segundos de avanço para Mikko Hirvonen, que é o segundo. Resta saber se da parte da própria Ford não terá havido a estratégia de colocar Latvala a limpar a estrada para Hirvonen, o que até poderia explicar a declaração do líder no final da especial: "Havia a possibilidade de abrandar mas as coisas são como são", referiu aos microfones da Rally Radio.

Assim, Latvala tem agora 11,5 segundos de vantagem sobre Hirvonen, 13,7 segundos sobre Loeb e 16,7 segundos sobre Ogier, ficando prometida para amanhã uma interessante luta pela liderança, da qual já não participará Petter Solberg.

O piloto norueguês foi o grande azarado do dia, sofrendo quatro furos ao longo do dia, dois dos quais na última especial, o que o obrigou a parar na especial e a começar amanhã ao abrigo do formato 'superrally'. Assim, Henning Solberg (Ford Stobart) ocupa o quinto posto, encontrando-se em acesa luta com o seu companheiro Matthew Wilson, ambos separados por 4,7 segundos.

'Armada' lusa em grande

Surpreendente tem sido a estreia de Armindo Araújo aos comandos do MINI John Cooper Works, realizando uma prestação que, por certo, estará a ultrapassar as melhores expectativas da sua equipa e, também, as da Prodrive. Com poucos quilómetros de testes aos comandos do novo rali, o bicampeão do PWRC tem efetuado uma prova bastante consistente, admitidamente sem forçar o andamento. No final do primeiro dia, ocupa o sétimo posto da geral, encontrando-se à frente de pilotos como Federico Villagra, Kimi Raikkonen ou Khalid Al-Qassimi.


Igualmente em boa forma ao longo deste primeiro dia esteve Bernardo Sousa, a estrear-se com o Ford Fiesta RS WRC, embora a última especial tenha-se revelado desapontante. O piloto saiu de estrada com o seu carro e espera-se que esteja amanhã de regresso aos troços em superrally, embora não se saiba qual a extensão dos danos no seu Ford. Sousa ocupava o nono posto e poderia ascender ao oitavo posto dados os problemas de Solberg.

Já Bruno Magalhães tem tido uma tarde bastante positiva, compensando de certa forma as dificuldades com os travões do seu Peugeot 207 S2000 esta manhã. Ao longo da tarde, o piloto do IRC foi incrementando o seu ritmo e termina o dia no 13º posto: "Foi um dia muito difícil, que não começou bem mas temos que aceitar as coisas. Agora, esta a correr muito bem, o carro está muito bom e estou cada vez mais confiante".

Na categoria PWRC, Hayden Paddon lidera com 33,3 segundos de vantagem sobre Anders Grondal, ao passo que Ricardo Moura, que tem feito uma prova bastante consistente e sem excessos, ocupa o terceiro posto, mostrando assim a sua competitividade aos comandos do Mitsubishi Lancer Evo IX. O piloto açoriano é, igualmente, o melhor dos poucos concorrentes que participam nesta prova ao abrigo do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).

Etapa 1
1. J. LATVALA 1:23:31.4
2. M. HIRVONEN +11.5
3. S. LOEB +13.7
4. S. OGIER +16.7
5. H. SOLBERG +2:06.5
6. M. WILSON +2:11.2
7. A. ARAUJO +3:43.7
8. F. VILLAGRA +4:31.9
9. K. RAIKKONEN +4:33.1
10. K. AL QASSIMI +4:35.2
11. D. KUIPERS +5:45.6
12. H. PADDON +5:59.4
13. A. GRONDAL +6:32.7
14. P. VAN MERKSTEIJN +7:14.0
15. B. MAGALHAES +8:09.0
16. R. MOURA +9:20.6

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