domingo, 20 de dezembro de 2009

Motores Globais no WRC e WTCC em 2011


A introdução do novo conceito de 'motores globais' da FIA nos ralis está a chegar. Na revista 'InMotion', publicada pela FIA, pode ler-se que os futuros 'World Rally Cars', baseados nos actuais regulamentos Super 2000, "serão propulsionados por um motor 1.6 litros turbo com injecção directa de combustível. Este será o motor de especificação global que está a ser desenvolvido pela FIA e estará disponível para utilização em vários campeonatos, começando pelo WRC e pelo WTCC em 2011."

A FIA já anunciou também mais alguns detalhes dos futuros motores 'globais' para o WRC e WTCC em 2011. Os novos 1.6 litros turbo irão ter à volta de "280-290 cavalos, injecção directa, redução de emissões de CO2 em cerca de 30 por cento.", revelou Jacques Berger, delegado técnico da FIA.

Em Novembro, a Comissão de Ralis envolvida no desenvolvimento da nova regulamentação acertou os detalhes finais sobre as características e desempenhos entre o motor de ralis e motor de corridas, o que será conseguido principalmente através de árvores de cames diferentes. Os restrictores de ar terão 33 mm e a pressão do turbo 2,5 bar. A FIA 'obriga' à introdução de uma caixa de controlo que se destina a verificar se os limites são ultrapassados.