sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Novelas da F1 passam para o WRC e Tugas cheios de "cash"


Kimi Raikkonen confirmado como piloto da Citroën no WRC

Estão desfeitas as dúvidas. Kimi Raikkonen vai mesmo pilotar pela Citroën no Mundial de Ralis de 2010, confirmando as notícias que a revista AutoSport já havia adiantado nas últimas semanas.Depois de confirmar que não estaria na Fórmula 1 em 2010, o piloto finlandês foi anunciado hoje como piloto da Citroën Júnior Team, fazendo equipa com Sébastien Ogier, com Raikkonen a indiciar que a Red Bull teve um papel preponderante nesta sua transferência das pistas para os troços de rali.

"Sempre quis competir em rali, especialmente no Mundial. Graças à Red Bull, tenho a oportunidade de pilotar o melhor carro da competição, o Citroën C4 WRC. Este é novo desafio, mas extremamente excitante", afirmou Raikkonen. Quanto a um hipotético regresso à F1 com a Red Bull, Raikkonen garante que nada está decidido e que o contrato para o WRC apenas cobre a presente temporada. "Neste momento, apenas temos um contrato de um ano e vamos ver como será o futuro. Estou ansioso por começar a testar o carro e iniciar o primeiro rali", referiu o piloto.

Depois de algumas 'aventuras' ao volante dos Abarth Grande Punto S2000, Raikkonen terá agora a oportunidade de mostrar o que vale com um carro competitivo. Para Olivier Quesnel, patrão da equipa Citroën, "a adição de Raikkonen ao plantel da equipa é um motivo de grande orgulho". "O empenho e energia da Red Bull são uma combinação perfeita com a sede de vitórias da Citroën. Vamos continuar a contar com o Sébastien Loeb e o Dani Ogier para defender os nossos títulos em 2010, e também vamos prolongar o nosso vinculo com o Sébastien Ogier, que mostrou muito potencial este ano", referiu.

Do programa de Raikkonen e Ogier apenas não constará o Rali da Nova Zelândia, ao passo que Raikkonen deverá estrear-se oficialmente com a Citroën em Janeiro do próximo ano, aquando do Rally Arctic Lapland, prova de abertura do campeonato finlandês.


Bernardo Sousa na S2000 World Cup

Bernardo Sousa garantiu hoje a sua presença no Campeonato do Mundo de Ralis 2010. O piloto português irá participar na WRC Cup aos comandos do novíssimo Ford Fiesta S2000, recentemente apresentado pela M-Sport e que promete ser uma das grandes sensações da temporada de 2010.
A WRC Cup é uma nova competição inserida no Campeonato do Mundo de Ralis e destinada somente a carros da categoria S2000 - uma das mais competitivas categorias do Mundial - e contará com 7 eventos ao longo do ano, dois dos quais disputados fora da Europa.

O piloto português estará aos comandos do novo Ford Fiesta S2000, inserido na estrutura da M-Sport (equipa oficial da Ford no Mundial de Ralis), viatura esta que nos primeiros testes revelou-se bastante competitiva.

Depois de dois anos a representar as cores portuguesas no P-WRC, Bernardo Sousa dará agora o salto para esta nova competição, com o objectivo claro de lutar pela vitória do Mundial: "Esta nova competição foi criada com o intuito de permitir uma luta mais directa entre os pilotos que utilizam viaturas da categoria S2000. São carros muito competitivos e as vitórias são disputadas ao segundo. Estou muito satisfeito por ter sido um dos primeiros pilotos privados a garantir o Ford Fiesta S2000 para a temporada de 2010, que apesar de recente, já demonstrou ser bastante competitivo", referiu o piloto português, que foi o primeiro piloto a garantir o volante do novo Ford Fiesta S2000.

"O facto de estar inserido numa estrutura tão experiente como a M-Sport também é uma garantia em termos de qualidade e fiabilidade do material. Trata-se da evolução da minha carreira como piloto, pois esta será a minha terceira época no Mundial de Ralis e sinto que apesar da minha juventude (22 anos) tenho a humildade de reconhecer que vai ser o ano que vou dispor dos melhores meios técnicos e humanos ao mais alto nível, sobretudo, depois de uma época frustrante devido à pouca competitividade da viatura que dispunha. Mas, o que interessa agora é o futuro e nada melhor que estar numa equipa de topo com uma viatura de nova geração como é o caso do novo Ford Fiesta S2000, uma viatura pensada ao mais pequeno pormenor".
Bernardo Sousa já escolheu as 7 provas que irá disputar em 2010. Suécia, Jordânia, Portugal, Alemanha, França, Japão e Inglaterra foram as escolhas do piloto português, que tem como objectivo terminar o Mundial no "Top 5".

Sem sobra de dúvidas uma grande notícia para todos os portugueses que seguem de perto o Mundial de Ralis e que terão, uma vez mais, um grande piloto português a defender as cores lusas e com reais hipóteses de lutar por uma grande classificação.