terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Dominio Mitsu - reflexão da época desportiva em Portugal - Regionais VSH


Com a finalização de todos os campeonatos de rali no activo em Portugal, vamos proceder a uma reflexão geral dos competições vsh. Começando de cima para baixo vamos ver o que aconteceu.

Começando pelo Campeonato Regional de Ralis Norte, pode-mos dizer que esteve um pouco apagado pois andou sempre na sombra do Open. Ficou bem patente que é um campeonato com poucos pilotos certos a disputar as suas provas não fosse a regularidade com que integra o Open provávelmente estaria a viver momentos de agonia com a falta de inscritos. No geral foi uma competição dominada pela dupla Ribatejana Luis Mota e André Mota no Mitsubishi Lancer Evo IV.

No Campeonato Regional de Ralis do Douro em comparação com o Regional Norte já teve um lote de equipas mais regulares a disputarem a competição. É um campeonato que não está demasiadamente integrado no Open e consegue rivalizar com competições como Alenquer e Sul mas não conseguindo ter o mesmo nivel de competitividade. Em termos de vencedores, a dupla Paulo Barata e António Santos em Ford Escort RS cosworth/ Mitsubishi Lancer Evo VI dominaram de fio a pavio o CRRD.

Viajando até a zona centro temos o Campeonato Regional de Ralis Centro, que tem tal e qual a mesma história do Regional Norte. Demasiadamente integrado no Open e no CPR retirou visibilidade a prova que teve como vencedores os Ribatejanos Luis Mota e André Mota no Mitsubishi Lancer Evo IV.

Continuando na Zona Centro Sul encontramos o Troféu Regional de Ralis de Alenquer, de entre todos os regionais no activo em Portugal é a prova que tem mais equipas a participarem regularmente o Troféu. Com um parque automóvel bem variado Alenquer tem 6 provas completamente independentes de outros campeonatos como o Open ou o CPR, o que de certa forma retira visibilidade ao Troféu e talvez até algum nivel evolutivo em termos de andamento de pilotos. O TRRA também viveu momentos dificeis com a falta de inscritos mas a organização deu a volta por cima transformando os seus ralis em provas actrativas. Os vencedores Alenqueren-ses foram José Merceano e Francisco Pereira que tripularam um Mitsubishi Lancer Evo IV.

Já o Campeonato Regional de Ralis Sul viveu momentos dificeis a vários niveis. Primeiro com o seu fim anunciado pelo principal clube organizador o CAA, as fracas listas de inscritos e datas de provas um pouco dispares. Com estes aspectos a FPAK viu-se obrigada a intervir, juntou os dois campeonatos existentes passando (Challenge VSH de Ralis SuL e Regional Sul a ser um só) o CRRS a ser organizado por 3 clubes diferentes. Mas já os outros problemas a FPAK não conseguiu remediar. Em termos de provas (apesar das datas) foram todas provas agradáveis e rápidas, mas mais importante que isso bem organizadas. Também de salientar que o numero de provas do CRRS integradas noutros campeonatos é a ideal. Em termos de vencedores, a dupla Nuno Pinto e João Silva em Mitsubishi Lancer Evo III que bateram os Alfacinhas Pedro Leone e Bruno Ramos em Ford Sierra RS Delecour Cosworth.