segunda-feira, 8 de março de 2010

Bernardo Sousa entra no CPR com o pé direito


Bernardo Sousa começou a sua participação no Campeonato de Portugal de Ralis com o pé direito, ao vencer o Rali Torrié, prova de abertura da temporada 2010.

Estreando um novo Ford Fiesta S2000 (o carro tripulado hoje pelo madeirense não é o mesmo que usa para o Mundial de Produção), Bernardo Sousa realizou uma grande prova, saltando para a liderança logo no início do dia, não mais largando essa posição e vencendo uma prova que dedicou a todos os madeirenses atingidos pelas recentes intempéries.

Contudo, e apesar do bom andamento na parte da manhã, a vitória de Bernardo Sousa poderia ter sido colocada em causa devido a alguns problemas tardios com o seu carro, já que o Fiesta S2000 perdeu a direcção assistida nas classificativas finais, o que valeu a aproximação de Vitor Pascoal, que efectuou uma segunda parte de prova muito competitiva. Com efeito, e após a Super-Especial da Maria da Fonte, apenas 6,6 segundos separaram o piloto da Madeira de Vitor Pascoal.

A vitória de Sousa também se pode dizer que teve uma 'pontinha' de sorte, já que beneficiou dos problemas dos seus principais adversários na luta pelo primeiro posto: primeiro, Pedro Peres e, depois, Miguel Campos. Peres esteve em luta pelo primeiro lugar até ao inicio da tarde, altura em que um erro do piloto levou a um furo e consequente rebentamento do pneu, obrigando a uma paragem para o trocar e, com isso, hipotecar as suas hipóteses pela vitória. Quanto a Miguel Campos, o piloto do Mitsubishi Lancer Evo X sofreu um despiste sem consequências físicas quando atacava a fundo para chegar a Bernardo Sousa, numa altura em que já havia ganho nove segundos ao líder.

Para Pascoal, e depois da aposta errada em afinações de chuva para a parte da manhã, as passagens da tarde traduziram-se em grande velocidade, saltando diversas posições e ganhando mesmo mais de 50 segundos a Sousa nas duas últimas especiais. Não fosse a sua má aposta matinal e Pascoal poderia ter obtido um resultado diferente na prova.

Logo atrás, e também não muito longe (a 22,7s) ficou o açoriano Ricardo Moura. O piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX realizou uma grande prova, sempre muito consistente nos pisos de asfalto de Vieira do Minho e da Povoa de Lanhoso, garantindo um lugar no pódio.

O espanhol Alberto Meira conquistou o quarto posto, na frente de outro piloto seu conterrâneo, Victor Senra, que ficou com o quinto posto, ao passo que José Pedro Fontes terminou em sexto. O piloto do Porsche 997 GT3 foi outra das vítimas de um furo na parte matinal, sendo obrigado a recuperar muito tempo na parte da tarde, chegando ao sexto lugar depois de ter chegado a lutar pelos primeiros lugares na fase inicial da prova. João Ruivo terminou em sétimo, com o Fiat Stilo JTD, na frente de Adruzilo Lopes, com o seu Renault Clio R3, que perdeu o seu quinto posto na Super-Especial final.

Ricardo Marques terminou em nono, naquele que foi o melhor dos pilotos do Citroën C2 RMAX.

Classificação:
1 Bernardo Sousa/Nuno Rodrigues da Silva Ford Fiesta S2000 01:12:08.70
2 Vítor Pascoal/Mário Castro Peugeot 207 S2000 0:00:06.60
3 Ricardo Moura/António Costa Mitsubishi Lancer Evo IX 00:00:22.70
4 Alberto Meira/Álvaro Bañobre Mitsubishi Lancer Evo X 00:01:24.90
5 Vitor Senra/David Vásquez Peugeot 206 S1600 00:01:54.80
6 José Pedro Fontes/Paulo Babo Porsche 997 GT3 00:02:39.20
7 João Ruivo/Alberto Silva Fiat Stilo JTD 00:03:20.90
8 Adruzilo Lopes/Vasco Ferreira Renault Clio R3 00:04:14.80
9 Ricardo Marques/Hugo Rodrigues Citroën C2 R2 Max 00:04:27.10
10 Armindo Neves/Filipe Serra Mitsubuishi Lancer Evo VII 00:05:03.60

A restante classificação pode ser vista em http://www.targaclube.com/resultados/lista_pec1.htm