sexta-feira, 5 de março de 2010

Sébastien Loeb encerra dia com liderança confortável; Armindo Araújo sem rivais no PWRC


Sébastien Loeb partia para esta segunda etapa do Rali do México com o objectivo de saltar para a liderança, mas mais do que isso, construir uma vantagem mais confortável para a terceira e decisiva etapa. E foi exactamente isso que o francês fez ao longo do dia.

Loeb partiu para a etapa de hoje no segundo posto, atrás de Petter Solberg, mas logo nas primeiras especiais do dia repetiu uma táctica que já lhe é habitual, dando o mote para um dia sempre ao ataque de forma a garantir uma vantagem dilatada. Isto porque abrir as estradas mexicanas é bastante negativo para os pilotos. Assim, Loeb parte para o último dia com 55, 5 segundos de avanço para Petter Solberg, margem que o francês espera ser suficiente para segurar a sua vitória.

O ritmo de Loeb foi de tal modo intenso que o francês apenas não venceu a derradeira especial do dia, uma das duas super-especiais que compunham o final da etapa.

Petter Solberg perdeu a liderança, mas ainda assim conseguiu estar entre um lugar de discussão dos primeiros lugares, minimizando os danos. Logo atrás de si aparece Sébastien Ogier, que está a apenas 2,7 segundos do norueguês, demonstrando um bom andamento com o seu Citroën C4 WRC.

Fora da discussão pelas posições cimeiras estiveram ao longo de toda a etapa os pilotos da Ford. Tanto Jari-Matti Latvala como Mikko Hirvonen não tiveram argumentos para responder ao andamento dos pilotos da Citroën, com ambos os pilotos a confessarem a sua frustração pelos resultados conseguidos hoje, não sabendo onde perdiam para os homens da marca francesa. Latvala, quarto, está a 1 minuto e 43 segundos, ao passo que Hirvonen está logo atrás, a quase dois minutos.

Henning Solberg é o sexto, também ele a fazer uma prova consistente, encontrando-se na frente de Federico Villagra e Martin Prokop.

Armindo Araújo ocupa um grande décimo posto na geral, com o piloto português a liderar confortavelmente o agrupamento de Produção (PWRC), já que o seu principal adversário, Toshi Arai, sofreu vários problemas no seu carro e perdeu mais de três minutos para Araújo. Ao português resta agora levar o seu carro até ao final da prova para oferecer mais um triunfo para as cores nacionais.