sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Grande duelo Bernardo Sousa e Miguel Campos?


Aí está o muito aguardado duelo entre Bernardo Sousa e Miguel Campos, que ficou adiado para o Rali Centro de Portugal em virtude dos problemas de ambos no Rali Vinho Madeira. Numa prova medianamente rápida fica por saber se o Porsche de José Pedro Fontes poderá surpreender os S2000? No meio disto tudo, o que poderá fazer Vítor Pascoal que se aproximou do líder após o périplo pelas ilhas?

Sexta e antepenúltima prova do CPR, o Rali Centro de Portugal marca o regresso ao Continente depois das jornadas 'internacionais' na Madeira e Açores. As contas do campeonato ficaram aparentemente mais equilibradas após a ronda madeirense, onde Vítor Pascoal ganhou três pontos ao líder Bernardo Sousa e reduziu a diferença entre ambos para sete pontos (41 contra 48).

O que poderá fazer Vítor Pascoal?

Contudo, este poderá ser um cenário ilusório pois a supremacia técnica do Ford Fiesta S2000 é evidente e o próprio Pascoal sabe que só um milagre permitirá que o seu Peugeot entre na luta pela vitória no Centro. Aí, Bernardo Sousa continuará como o grande favorito, não só pela performance da máquina da M-Sport, mas também pelo ritmo competitivo que o madeirense tem vindo a acumular entre o CPR e o SWRC.

Luta Bernardo Sousa e Miguel Campos

Na prova do CAMG, o grande ponto de interesse é a oposição que Bernardo Sousa poderá enfrentar. Miguel Campos teve uma estreia atribulada com o Fiesta da RMC na Madeira, desistindo com problemas de motor e perdendo quilómetros valiosos na adaptação ao novo carro: "Entre testes e a Madeira só tenho cerca de 80 km com o Fiesta, o que é manifestamente pouco para me sentir confiante", refere o piloto de Famalicão.

"Mas vou entrar no rali para lutar pela vitória. Não posso pensar de outra forma. O objetivo até ao final da época é promover os meus patrocinadores, lutar pelas vitórias e depois montar um projeto mais sólido para a próxima época." Campos referiu ainda que tentará fazer uma pequena sessão de testes antes do 'shakedown' para retificar a afinação do Fiesta. "Pelo que me apercebi, o único 'handicap' deste carro face aos Peugeot e Skoda é o binário do motor. Mas em relação ao carro do Bernardo este é semelhante. Talvez haja uma pequena diferença ao nível do escape que dá mais três ou quatro cavalos no carro do Bernardo, mas nada de especial".

Outsider de luxo?

Se a luta entre os dois Fiesta S2000 deverá ser inacessível para o 207 de Vítor Pascoal, o mesmo poderá não acontecer com o Porsche 997 de José Pedro Fontes, que já mostrou potencial para vencer troços à geral em provas de asfalto. "Foi isso que aconteceu no Rali Torrié", recorda Fontes sobre a primeira prova da época. "Pode ser que aqui façamos o mesmo, mas vai depender das condições do tempo. Se estiver seco, acredito que poderei voltar a ganhar troços. Não sei se dará para ganhar o rali, mas pelo menos o pódio está ao meu alcance", concluiu o portuense.

Já o novo campeão do Agrupamento de Produção, Ricardo Moura lidera o grupo de pilotos que lutará pelos lugares imediatamente a seguir. O tricampeão açoriano é terceiro na tabela absoluta, a 12 pontos de Bernardo Sousa, e à frente de Pedro Peres, que tem sido o seu principal adversário entre os Grupo N e que no Centro deverá voltar a ser o seu principal adversário. De regresso estará também o Citroen Racing Trophy que tem em Paulo Antunes o homem a bater, numa árdua tarefa para Frederico Gomes, Ricardo Marques, Ivo Nogueira, Armando Oliveira e Paulo Neto. Ricardo S. Araújo


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