sábado, 25 de setembro de 2010

Paolo Andreucci faz festa em Sanremo; Magalhães termina em 10º


Paolo Andreucci venceu o Rali de Sanremo, depois de uma fase final em que diversas situações provocaram um volte-face na classificação geral. O piloto do Peugeot 207 S2000 passou incólume aos problemas e dificuldades que afetaram os seus principais rivais nas três últimas especiais para obter uma muito celebrada vitória caseira.

À entrada da última ronda de especiais, composta por um super-especial e dois troços longos, Andreucci liderava mas contava com o Abarth Grande Punto S2000 de Giandomenico Basso logo atrás de si, perspetivando-se uma interessante batalha pelo triunfo nas classificativas finais. Contudo, na penúltima especial, Ceppo 2, as hipóteses de Basso disputar o triunfo esfumaram-se quando o italiano da Abarth reportou problemas com o diferencial traseiro do seu carro. Um minuto e meio perdido para Basso e, com isso, também o rali. Para piorar o lado da Abarth, o terceiro classificado, Luca Rossetti, contou com um furo num pneu do seu Punto S2000 perdendo também ele bastante tempo e o lugar no pódio, acabando por finalizar em quinto.

No entanto, o triunfo de Andreucci não foi isento de luta, já que nos dois últimos troços Juho Hanninen - que pode ser considerado como uma das figuras do dia - recuperou bastante tempo e, por pouco, não chegava à liderança no final da etapa: apenas 4,4 segundos separaram Andreucci do finlandês da Skoda. Mas as celebrações falaram mesmo em italiano: "Para os italianos esta vitória é muito importante. Queríamos", disse no final o piloto do 207 S2000.

Freddy Loix também foi um dos pilotos que recuperou bastantes posições ao longo deste último dia, terminando no derradeiro lugar do pódio, logo na frente de Kris Meeke, com o britânico da Peugeot UK a confessar que deu o seu melhor, mas que um erro cometido anteriormente lhe tirou qualquer hipótese de lutar pelo pódio. Rossetti foi apenas o quinto classificado, refletindo bem a desilusão que pairou no seio da equipa da Abarth. Jan Kopecký terminou em sexto, com o piloto checo a ver as suas possibilidades na luta pelo título sofrerem um duro golpe. Basso finalizou em sétimo, bastante desiludido, logo na frente de Thierry Neuville.

Bruno Magalhães em 10º mas feliz pela lição

Quanto a Bruno Magalhães, o piloto da Peugeot Portugal melhorou bastante a sua performance na última ronda de passagens, com dois sétimos lugares e um oitavo (com o mesmo tempo de Renato Travaglia), terminando em décimo lugar. Ainda assim, o piloto luso fez um balanço bastante positivo desta sua participação na prova italiana.


"Foi um rali difícil mas ao mesmo tempo uma boa aprendizagem. Usei neste rali três ou quatro compostos de pneus que nunca usei. Não os conhecendo, era importante fazer as escolhas certas. Foi uma grande lição para nós. Sem testes era impossível conseguir acertar nos pneus certos", começou por dizer à Rally Radio.

Sobre 2010 e os planos para a próxima temporada, Magalhães garante que a sua vontade é repetir a experiencia: "Todos nós queremos regressar ao IRC, a Peugeot e eu, queremos fazer a nossa segunda temporada, testar mais e fazer mais ralis, mas vamos ver o que podemos fazer para isso", observou.



CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Paolo Andreucci – Peugeot 207 S2000 2h35m32,7s
2º Juho Hanninen – Skoda Fabia S2000 a 4,4s
3º Freddy Loix – Skoda Fabia S2000 a 34,1s
4º Kris Meeke – Peugeot 207 S2000 a 38,3s
5º Luca Rossetti – Fiat Grande Punto a 1m21,0s
6º Jan Kopecky – Skoda Fabia S2000 a 1m59,9s
7º Giandomenico Basso – Fiat Grande Punto a 2m17,9s
8ª Thierry Neuville – Peugeot 207 S2000 a 2m35,0s
...
10º Bruno Magalhães – Peugeot 207 S2000 a 2m43,9s

in Autosport