domingo, 12 de setembro de 2010
Sebastien Ogier vence Rali do Japão
Sebastien Ogier obteve no Japão a segunda vitória da sua carreira no WRC, e a sua primeira como piloto da equipa oficial da Citroen, ao bater Petter Solberg, que parecia estar em condições de proporcionar a um privado a primeira vitória em muitos anos de Mundial de Ralis, ficou sem qualquer hipótese de lutar pela vitória quando viu partir-se um amortecedor do C4 WRC, durante o último 'set' de especiais.
Contudo, antes disso já o francês tinha passado para a frente, embora a diferença andasse pelos dois segundos, que recuperou desde o terceiro lugar, quando estava a 5.7 da frente, suplantando o norueguês, enquanto Mikko Hirvonen caia na classificação em virtude de problemas no seu Focus WRC.
Solberg ainda logrou manter o segundo posto, e no fim mostrou-se feliz, ao referir que tendo em conta a gripe que padeceu, não esperava estar em posição de lutar pelos lugares da frente: "Estou feliz pois de início foi muito complicado, mas o carro estava bom e as coisas correram bem. Foi pena o problema no final, mas os ralis são assim.", Referiu.
Ford com problemas
Os dois homens da Ford estiveram em condições de lutar pela vitória mas ambos baquearam devido a problemas mecânicos nos seus Ford focus WRC. Depois de perder a liderança no sábado devido a uma transmissão partida, Jari-Matti Latvala foi recuperando e ainda deu para chegar ao pódio, na frente de Dani Sordo, que, devido às táticas se aproximou dos lugares da frente, mas nunca mostrou andamento para se bater com eles.
Com Mikko Hirvonen foi ainda pior, já que depois de 'substituir' Latvala na luta pela vitória, começando o último dia de prova a 3.7s do líder Solberg, mas um problema de diferencial teve de levar cautelosamente o carro até ao fim, terminando em sexto, atrás de Sébastien Loeb que terá realizado no Japão uma das provas mais apagadas da sua carreira no Mundial de Ralis.
Depois do problema que teve com o facto de ser o primeiro na estrada no primeiro dia de prova, no resto do rali nunca mostrou a garra que mostrou muitas das vezes em que realizou aquelas recuperações que só ele sabe. Não teve o 'feeling' doutras alturas, mas deverá assegurar às portas de sua casa o título Mundial de 2010, no Rali de França.
Henning Solberg (Stobart Ford) e Federico Villagra (Munchi's Ford) completaram o lote de WRC, sendo que neste ultimo dia foi a vez de Kimi Raikkonen sair de estrada e abandonar, depois de Khalid Al Qassimi e Matthew Wilson terem feito o mesmo nos dias anteriores.
Bernardo de fora, Flodin comanda PWRC
Jari Ketomaa venceu o SWRC, na frente de Martin Prokop, enquanto Bernardo Sousa teve novo problema com o alternador no Ford Fiesta S2000, perdendo a possibilidade de alcançar um pódio, já que eram só três carros a participar no SWRC.
Já no PWRC, vitória foi para Patrik Flodin que dessa forma passa novamente para a frente de Armindo Araújo (ausente nesta prova) no comando do PWRC, com sete pontos de vantagem sobre o português. Contudo, o piloto sueco só tem mais um rali pela frente, a Grã-Bretanha, podendo portanto somar um máximo de 25 pontos enquanto Armindo Araújo tem duas provas e 50 pontos para ganhar. Se Armindo Araújo fizer um bom resultado em França, poderá gerir essa margem no Rali da Grã-Bretanha ou mesmo decidir tudo num 'tête-a-tête' com o sueco.
Classificação
1. Sebastien Ogier Citroen 3h10m26.4s
2. Petter Solberg Citroen + 15.7s
3. Jari-Matti Latvala Ford + 26.0s
4. Dani Sordo Citroen + 35.2s
5. Sebastien Loeb Citroen + 53.3s
6. Mikko Hirvonen Ford + 1m13.5s
7. Henning Solberg Ford + 3m03.1s
8. Federico Villagra Ford + 10m17.9s
9. Jari Ketomaa Ford + 14m47.1s
10. Martin Prokop Ford + 15m20.8s
in Autosport