sábado, 18 de setembro de 2010

Press - Oeste Rallys Team BY TOYOTA



O Rali das Gaeiras resumido em meia dúzia de palavras (santos da casa não fazem milagres).Possivelmente terá sido um dos ralis mais difíceis da nossa carreira, vindo de uma batida forte que não nos afectou nem física nem psicologicamente onde tudo posteriori corre mal, desde disponibilidade de tempo tanto da parte do Bruno como da minha até a aquisição de peças de substituição foi tudo muito difícil porque adquirimos peças vindas do estrangeiro e como em Portugal estavam encerrados para ferias dai a maioria das peças terem chegado dois dias antes da prova (quinta-feira) a partir de ai foi tudo em contra relógio.

Na Sexta-feira o dia começou as 8:00 e só terminou as 2:30 da madrugada na roloute de cachorros na Foz do Arelho com muitas soldaduras apertos e pinturas novas no carro, Sábado 8:30 da manhã oficina do Bruno para os últimos retoques no carro o que se prolongou até as 17:00.

Uma Hora antes das verificações a partir dai fora também a contra relógio o reconhecimento do troço apesar de o conhecermos não tínhamos notas nenhumas do mesmo o que seria a parte mais crucial do rali visto este troço ter sido no meu ver o mais técnico de todos os outros do campeonato com uma parte inicial muito rápida onde a partir dai seria tudo muito mais complicado com partes muito estreitas e rápidas e outras igualmente estreitas mas mais lentas mas tudo isso faz parte do rali.

Pelas 18:30 chegamos as verificações com muita cede alguma fome e a desesperar por um banho com alguma trocas de palavras com alguns dos nossos adversários e o nível de stress foi baixando, cerca das 19:50 Carro no parque fomos para o merecido banho o jantar porque partia o primeiro carro as 22:00

Super especial

De longe talvez a melhor super especial em asfalto que já tivéssemos feito este ano,
correu sem sobressaltos, o tempo não foi mau isto porque as advertências do Bruno na mesma tinham algum fundamento quando estávamos a controlar para a assistência (notou-se alguma falta de potencia na subida para os últimos 600 m do troço ) o carro ficou bloqueado as quatro rodas o porque razões desconhecidas foi com muita dificuldade que conseguíamos entrar no parque de assistência porque o carro pura e simplesmente não andava resolvidos os problema foi ajudar algumas equipas que estavam a assistir no mesmo local que nós ( Marco Brás / Joaquim Bernardo; Eduardo Silva / Sérgio Rufino; Carlos Valentim / Luís Ribeiro ) no fim das assistências foi o merecido descanso dos guerreiros.



Domingo a estratégia era simples atacar forte logo na primeira especial, 400m de troço 7 curva o 1º susto do dia nada fazia prever a reacção do carro, completamente a varrer!!! De longe o começo esperado por nós mas felizmente seria um caso pontual dai para a frente seria concentração máxima porque ainda não se tinha avaliado a reacção do carro consequencia das alterações feitas.

Mas isso também é uma situação que se averiguaria no fim do troço sendo um rali ao pé da porta tínhamos pessoas estrategicamente colocadas pelo troço para controlar o tempo dos nossos mais directos adversários, mas estávamos de longe mais rápidos, dentro do grupo que costuma andar preso por poucos segundos mas tudo acabaria por cair por terra! Depois de termos feito um gancho para a esquerda de repente o carro deixa de trabalhar com uma anormal falta de força e inúmeros ráteres iriam deitar por terra todo o esforço feito até ali tínhamos um tubo de intercooler solto sem recurso a podermos normalizar a situação tentemos a tudo o custo!

Acabamos por ter sorte(dentro do azar que nos bateu a porta) de ficarmos parados por avaria mecânica ao pé de um grande piloto no qual ainda tivemos algumas disputas bastantes interessantes, Aires Felício dando uma grande ajuda (cito) em termos de recursos a ferramentas lá conseguimos resolver o problema mas terminamos o resto da especial em modo de passeio não fosse o tubo saltar outra vez e não conseguirmos terminar a mesma mas a surpresa ainda estava para vir 31:33 segundos era o tempo que gastamos a completar a especial o rali terminara ali mesmo, durante a ligação reflectimos e decidimos voltar ao rali para testarmos novas afinações em termos de suspensões e assim foi assistimos e estávamos prontos para a nova especial.

Entramos na especial completamente ao taque e com o carro mais macio em termos de suspensões estava também muito mais fácil de conduzir o tempo percorrido durante a especial era cada vez menos proporcionando vários momentos que os espectadores gostam completamente "deladex" o troço era pequeno para corrigir algum erro, mas andou em todas elas controlado.

Quando nada fazia prever o carro não quis colaborar ficando um pouco nada mais a frente do que a na 2 PEC terminando o rali naquele momento estava tudo contra nós após falarmos por breves instantes resolvemos terminar a nossa participação no rali naquele momento após muito esforço tudo terminara com um final inglório para a nossa equipa mas os ralis tem destas coisas e por mais que nos custe temos que aceitar, neste momento o carro esta a ser sujeito a uma revisão algo profunda para tentar resolver os problemas.

Desde já agradeço a todas as pessoas que se deslocaram ao rali para nos apoiar um nosso muito obrigado e até Olhalvo. Luis Ribeiro

foto ralisonline