segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Rali das Gaeiras - "A capital dos Ralis"
Com o fim de férias o Troféu Regional de Ralis de Alenquer voltou em força com o Rali das Gaeiras.
Composto por dois dias, sábado com uma Super Especial de abertura e no domingo as habituais 4 passagens pelo troço de 7 kms. Pedro Cunha e Carmo e Rui Manuel Niza em Suabru Impreza GT deram o mote fazendo o melhor tempo na S.E amealhando assim a primeira vantagem de 1,46s sobre Rodolfo Ribeiro e David Crispim em Ford Sierra Cosworth e 1,76s sobre José Merceano e Francisco Pereira tripulando o habitual Mitsubishi Lancer EVO IV.
Na primeira PEC de domingo os todos os pilotos entraram com muita gara como é habitual nos Ralis de Alenquer assim Carlos Valentim e Luís Ribeiro fazem o melhor tempo e passam para a liderança do rali. A segunda posição era de José Merceano e Francisco Pereira (mais 1,08s) e no terceiro posto ficou Pedro Cunha E Carmo e Rui Niza com uma desvantagem de 2,81s.
Com a primeira passagem feita as equipas começaram a definir andamentos e a equipa de José Merceano e Francisco Pereira decidem atacar a liderança e acabam por fazer o melhor tempo com uma vantagem de cerca de 4 segundos sobre António Nunes e Rui Marques (Mitsubishi Lancer EVO VI), que também atacaram forte na segunda passagem. O terceiro tempo acaba por ir para Carlos Valentim e Luís Ribeiro. Com a paragem para almoço José Merceano liderava com cerca de 3 segundos de vantagem sobre o anterior líder Carlos Valentim.Também na segunda passagem de domingo a equipa Bruno Santos e Luis Ribeiro proporcionou o momento mais espetacular so Rali com um brutal "Flat out"!!!
Para a tarde estavam guardadas várias surpresas, com as classificações ainda nada definidas quem queria andar nos lugares da frente tinha de atacar e foi isso que aconteceu. José Merceano e Francisco Pereira não quiseram deixar os créditos por mãos alheias e atacaram forte e ficaram com a vitória praticamente garantida, António Nunes e Rui Marques mostravam que queriam andar um pouco mais e fazem novamente o segundo tempo enquanto que Pedro Cunha E Carmo e Rui Manuel Niza acertavam com as afinações do Subaru Impreza e fazem o tercerio tempo mas ainda assim longe da liderança nesta altura a equipa segunda classificada parece ter adormecido Carlos Valentim e Luís Ribeiro pouco arriscaram e viram assim a vantagem que tinham em relação aos restantes diminuir consideravelmente.
Para a última passagem da tarde estava guardada a maior surpresa, José Merceano e Francisco Pereira confirmam a vitória e António Nunes e Rui Marques fazem o tempo canhão do rali 05:40,38 que lhes permitiu subir ao segundo posto do rali deixando para trás Pedro Cunha E Carmo e Rui Manuel Niza e Carlos Valentim e Luís Ribeiro num volte face que deixou muitas dúvidas entre as equipas.
Ao nível da classificação final da prova, José Merceano e Francisco Pereira levaram a prova de vencida com uma vantagem de 9,36s sobre os segundos classificados que foi a equipa António Nunes e Rui Marques. No terceiro lugar da prova ficou a equipa Pedro Cunha E Carmo e Rui Manuel Niza já com uma desvantagem de 15,96s para o vencedor.
Após ter liderado o rali no início da manhã de domingo, com o decorrer do dia Carlos Valentim e Luís Ribeiro foram perdendo algum tempo e assim ficou no quarto posto final, ficando o quinto posto para Mário Seabra navegado por Rodrigo Pinheiro no seu TOYOTA Corola “WRC”.
No sexto posto ficou a equipa Eduardo Silva e Sergio Rufino (BMW E36), em sétimo ficou Jorge Vicente acompanhado por Nuno Vicente (TOYOTA Celica 4WD) e em oitavo ficou António Mota copilotado por Gaspar Rosário (Mitsubishi). No nono lugar ficaram Marco Brás e Joaquim Bernardo (Golf G60) e a fechar o top 10 ficou o primeiro classificado da tracção dianteira, David Lobato navegado por Bruno Gonçalves (TOYOTA Corola). Quanto à tracção traseira a vitória foi para Mário Mendes acompanhado por Luís Santa Bárbara (Datsun 1200) que fez o 15º posto da geral.
Após esta prova que levou o Troféu Regional de Ralis de Alenquer até ao concelho de Óbidos, o troféu prossegue no próximo dia 3 de Outubro com a realização do Rali do Olhalvo (concelho de Alenquer).
CLASSIFICAÇÃO - clique na imagem para visualizar em alta resolução-