domingo, 16 de janeiro de 2011

António Rodrigues vence prova inaugural do Open


A primeira prova do Open de Ralis de 2011, o Rali de Montelongo, fintou a crise e proporcionou um espetáculo interessante para quem seguiu a mesma nas bermas.

Com efeito, foi preciso chegar à derradeira classificativa para se descobrir o nome da prova inaugural do Open 2011. E esse feito calhou a António Rodrigues, aos comandos de um Citroën Saxo VTR, que à entrada da sexta e última classificativa se encontrava apenas em quarto da geral e a 29,2 segundos do primeiro, então Mário Barbosa (Citroën Saxo kit-car).

A reviravolta da última especial - Travassós II - acabou por ser motivada por diversos motivos: um furo de Barbosa e problemas com outros dois dos pilotos que estavam à frente do eventual vencedor ao passo que Gil Antunes e Samir Sousa perderam imenso tempo e ficaram classificados, em 20º e 14º respetivamente, longe das posições de topo depois de uma prova em que haviam estado em grande forma.

O segundo lugar ficava, assim, para Rui Salgado (Peugeot 306 GTI), terminando a 16,5 segundos de António Rodrigues, aproveitando igualmente todos os problemas alheios do final. No lugar mais baixo do pódio ficou o Peugeot 206 GTI de Fabricio Lopes, também ele protagonista de uma boa prova.

Aníbal Rolo terminou a prova em quarto, com um novo Mitsubishi Lancer Evo VII, logo na frente do carro gémeo de Luis Mota e do Abarth 500 de Pedro Matias. Entre os abandonos, destaque para o de Ricardo Teodósio, que viu o motor do seu Mitsubishi ceder na quarta especial, num ponto em que liderava a prova, Renato Pita, também ele vítima de problemas mecânicos, Daniel Nunes, por motivos idênticos e de Jorge Santos, que teve despiste muito violento pouco depois de começar a primeira especial.

Classificação
1º António Rodrigues / Jorge Carvalho – Citroen Saxo 16V 34m12,3s
2º Rui Salgado / Luís Godinho – Peugeot 306 GTi a 16,5s
3º Fabrício Lopes / Pedro Vaz – Peugeot 206 GTi a 24,2s
4º Aníbal Rolo / José Sousa – Mitsubishi Lancer Evo VII a 31,0s
5º Luís Mota / Alexandre Ramos – Mitsubishi Lancer Evo VII a 33,2s
6º Pedro Matias / Nuno R. Silva – Abarth 500 a 35,9s
7º Mário Barbosa / Vítor Hugo – Citroen Saxo Kit-Car a 38,5s
8º André Martins / Ricardo Torres – Citroen Saxo 16V a 41,2s

foto RalisOnline