quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Rali de Alenquer 2010, o último "round" do Mundial!


Terminou o Regional de Alenquer precisamente com a disputa do Rali na vila que dá nome ao Troféu precisamente a capital dos Ralis da região Oeste. Com uma tripla passagem pelo troço de Cheganças/Camarnal ficou dado o mote para o encerramento da competitivíssima temporada de 2010 com um rali à boa maneira de Alenquer!

Com a primeira especial disputada começaram a aparecer os primeiros “cronos” e os primeiros líder do rali foram Pedro Cunha e Carmo e Rui Manuel Niza no espectacular Subaru Impreza GT. Mais a atrás surgiam as equipas António Nunes e Rui Marques em Mitsubishi Lancer que perdiam cerca de 80 milésimos, em terceiro lugar estava a dupla campeã José Merceano e Francisco Pereira a perder pouco mais de 90 milésimas mas a equipa da Santauto Racing estava mais interessada em propriamente acabar a prova para se sagrar campeã! Em acabar estavam também de olhos postos Carlos Valentim e Luís Ribeiro em Ford Escort RS Cosworth pois só assim conseguiam cumprir os objectivos que se fixavam na terceira posição do Campeonato. A fechar o top five aparecia o primeiro duas rodas motrizes, Nelson Cardoso e João Mateus eram os forasteiros que surgiam no competitivo VW Golf.


A história da segunda especial já foi um pouco diferente pois a equipa da RM Competições (António Nunes e Rui Marques) mostrava que estavam em Alenquer para vencer e também para fazer vingar a desistência no Rali Vinhos Filipes por Terras de Olhalvo, fazendo um crono “demolidor” 08:16,30 retirando mais de sete segundos ao tempo da equipa segunda classificada Pedro Carmo e Rui Niza que perdia assim o primeiro lugar. Carlos Valentim e Luís Ribeiro já a perder cerca de 11 segundos para os primeiros classificados mas a controlar claramente a sua prova, apenas na quarta posição surgia José Merceano e Francisco Pereira fazendo uma prova bastante tranquila. A fechar o top five desta vez surgiam Fernando “EL-MATADOR” Marques e João Santos em Peugeot 205 GTI enquanto Nelson Cardoso e João Mateus pioravam sete segundos o tempo da passagem anterior.

A terceira e última especial teve a confirmação da vitória de António Nunes e Rui Marques apesar de não fazerem o melhor tempo conseguiram controlar muito bem o andamento dos seus adversários terminando o campeonato no quarto lugar. José Merceano e Francisco Pereira deram um ar da sua graça e venceram a última especial da época fechando assim com chave de ouro a época de 2010. Pedro Carmo e Rui Niza faziam o melhor crono do dia mas sem possibilidade de vencerem a prova sagrando se assim vice-campeões de 2010. Carlos Valentim e Luís Ribeiro terminaram no quarto lugar segurando assim o terceiro lugar no campeonato. Fernando Marques confirma a vitória na tracção dianteira e na classe já na tracção traseira Eduardo Silva e Sérgio Rufino venceram a tracção traseira e a classe.


Gil Antunes trouxe uma cara nova aos Ralis de Alenquer, Isabel Oliveira navegadora de ocasião do “GIGI” que até poderia ter lutado pelas primeiras posições da classe não tivesse partido um apoio da caixa de velocidades e ter penalizado 7 minutos na primeira especial mas os ralis são assim.

Em termos de Campeões David Lobato e Bruno Gonçalves foram os campeões da tracção dianteira e na tracção traseira Mário Mendes e Luís Santa Bárbara foram os campeões.

Entre os desistentes estão Bruno Santos a contas com um motor partido, Jorge Vicente também em Toyota a contas com o diferencial partido, António Mota com problemas no Mitsubishi, Mário Pires com a junta da cabeça do seu Sierra queimada e Nelson Cardoso (que chegou a estar em quinto lugar) com um apoio de motor partido.



Em nome de toda a equipa do Oeste Rallys um muito obrigado a quem nos acompanhou ao longo desta época do Troféu Regional de Ralis de Alenquer 2010.

Classificação Final:
1º António Nunes / Rui Marques – Mitsubishi Lancer EVO VI 25m04,38
2º Pedro Carmo / Rui Niza – Subaru Impreza GT a 10,52s
3º José Merceano / Francisco Pereira – Mitsubishi Lancer Evo IV a 11,87s
4º Carlos Valentim / Luís Ribeiro – Ford Escort RS Cosworth a 23,04s
5º Fernando Marques / João Santos – Peugeot 205 GTI a 2m18,57s
6º David Lobato / Bruno Gonçalves – Toyota Corolla a 2m22,2s
7º Paulo Sousa / Rodrigo Silva – Volkswagen Golf VR6 a 2m28,7s
8º Gilberto Costa / Amílcar Damião – Volkswagen Golf GTi a 2m42,8s
9º Eduardo Silva/ Sérgio Rufino - BMW E36 a 2m43,5s
10º Hélder Mota / David Crispim - BMW M3 a 2m56,9s

fotos ralisonline e zoomsport