sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Rali de Loulé Casino de Vila Moura


A estrutura da prova algarvia representante do Open mantém-se similar à dos dois últimos anos. Super Especial nocturna em asfalto, e dupla passagem por Loulé, São Brás e Cortelha. A grande novidade é a mudança do centro de operações para o Casino de Vilamoura.

À primeira vista a alteração significativa é designação da prova algarvia do Open. Deixou de ser Rali de Loulé, para ser Rali Casino de Vilamoura. Com a divulgação do regulamento, fica confirmada que o Parque Fechado passa a ser em Vilamoura, embora o Parque de Assistências continue em Loulé, no Parque de Estacionamento junto ao Centro de Inspecções.
À semelhança dos anos anteriores, o rali começa com a Super Especial disputada em asfalto na Zona Industrial de Loulé, com parque de partida em Loulé, com 1,7km.
Seguindo a máxima “equipa que ganha não mexe”, o Clube mantém a estrutura da prova para o dia seguinte, com dupla passagem pelos troços de Loulé, São Brás e Cortelha, que são similares aos das duas últimas edições.
O centro nevrálgico da prova passa para Vilamoura, nomeadamente para o Casino de Vilamoura , onde estará o Secretariado e Parque Fechado, e onde decorrerão as verificações e a entrega de prémios.






DESCRIÇÃO DA PROVA:
Percurso total da prova: 241,720 kms
Número de Provas Especiais: 7
Total de km. das Provas Especiais: 68,800
Número de secções: 2
Número de etapas: 1
Tipo de Piso
1 A P.E- 1 – Super Especial é em Piso de asfalto
2 As provas especiais 3, 4, 6 e 7 serão integralmente disputadas em piso de terra
3 As provas especiais 2 e 5 são mistas (82.4% em terra e 17,6% em asfalto)
O intervalo entre cada concorrente será de 2 minutos
Reconhecimentos – Dia 02 de Outubro entre as 10:00 e as 16:00 horas com um máximo
de duas passagens por cada Prova Especial

Antevisão

Numa prova com o aliciante de ter uma mistura de Open e Regional Sul, os melhores de cada competição deverão argumentar argumentos. De um lado o experiente Fernando Peres com o Ford Escort Cosworth e o líder do campeonato Manuel Coutinho, que aparece moralizado e decidido a fechar as contas da competição. Do outro temos Ricardo Teodósio, que este ano está imbatível – em todas as provas de todas as competições que participou venceu.

Isto sem esquecer todos os concorrentes que espreitam uma oportunidade de brilhar – convém não esquecer que a prova louletana é sempre marcada pelo elevado número de abandonos e pela surpresa. Neste grupo podem encontrar pilotos como Luís Mota, Gil Antunes, Daniel Nunes, Nuno Pinto, Bruno Andrade, Pedro Leone, José Carlos Paté, João Correia e Carlos Martins.

Quanto às novidades e alteração entre concorrentes:

Como tem acontecido nas provas do Open, Alexandre Ramos irá navegar Luís Mota e certamente almejar uma lugar de topo. Desta vez, o Peugeot 106 será tripulado pela sua irmã, Sandra Ramos, que terá a seu lado Ricardo Domingos (que fez “carreira” com Luís Mota).

De regresso ao convívio do regional, está a equipa sintrense Gil Antunes / Daniel Amaral. Também estão inscritos no CRRS, e certamente são candidatos às duas rodas motrizes (não só na classe, mas também à geral) “roubando” pontos a sul.

Depois de ter descido a terras do sul em 2007, onde estreou um Saxo no Rali Cidade de Portimão, Daniel Nunes aparece inscrito nesta prova. No entanto, o acidente no Rali Centro de Portugal (entre CRRC) que deixou o Mitsubishi Lancer muito danificado, após um incêndio, poderá condicionar a sua participação.

Vasco Tintim regressa à competição com o Citroën Saxo. Depois da anulação do Troféu Selénia, o piloto ficou sem opções para participar a sul, devido à homologação da sua viatura. Esta é uma das poucas provas que possibilita o regresso.

Também de regresso está a dupla José Coelho / Nuno Afonso no Opel Kadett GSi. O piloto farense que este ano apenas participou no Autocross de Sines com o Citroen Visa, regressa assim ao convívio regional.

Finalmente Nuno Venâncio irá estrear o BMW 325IX a sul. Será também a primeira vez que liderá com uma viatura de tracção total, e terá a acompanhá-lo Victor Contreiras.
Também de regresso, o Nuno “Xeca” Carreira com o Opel Kadett. O simpático “solado da paz” de São Brás, terá a seu lado Fernando Almeida.

Inseridos no Troféu Fastbravo, os concorrentes algarvio Diogo Gago, navegado por Jorge Carvalho e Valter Martins que terá a seu lado Nuno Queirós. Também participante com um Marbella estará António Gago (pai de Diogo Gago) com o experiente Luís Ponte.