sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Mads Ostberg lidera no final do primeiro dia da nova era do WRC
Esperava-se com ansiedade o início do Rali da Suécia, prova inaugural do Mundial de 2011, a qual contava com a particularidade de iniciar também uma nova era para o campeonato de Ralis, com novos regulamentos e novos carros. E no final desta primeira etapa, as surpresas foram muitas na classificação geral. A começar pelo líder: Mads Ostberg.
De forma surpreendente - ou talvez não - Ostberg cotou-se como o piloto mais veloz do longo do dia de hoje, com o piloto da Stobart Ford a vencer duas das classificativas do dia, apenas batido em número de triunfos por Per-Gunnar Andersson. Ainda assim, Ostberg viu a sua vantagem decrescer nas duas últimas especiais, partindo amanhã com 14,8 segundos de vantagem sobre Mikko Hirvonen, no melhor dos Ford oficiais, quando a distância entre ambos chegou a ser superior ao meio minuto. A maior 'talhada' na sua vantagem foi dada, precisamente, na sétima classificativa, última de hoje, depois de Ostberg acertar num buraco e ver os faróis suplementares do seu carro ficarem soltos e, logo, sem iluminarem devidamente a estrada. Um pequeno azar, que não muda em nada o que poderá ser o desfecho final do rali, já que, caso a posições permaneçam assim até perto do final, poucos acreditam que não existiriam trocas de posições. Não haver ordens de equipa, é para inglês (não) ver...
Mas a verdade é que há ainda muito rali pela frente e Ostberg vai passar amanhã pelas mesmas dificuldades que os seus adversários passaram hoje: "Estou muito contente com estas posições, mas no início desta especial havia um grande buraco e não o consegui evitar. Os faróis ficaram virados para baixo e não conseguia ver nada. Era incrível, tentava acelerar e puxar mas não conseguia ver nada. Na verdade, tenho de estar satisfeito por estar aqui", começou por dizer Mads Ostberg no final da sua prestação aos microfones da World Rally Radio. Inquirido se esta prestação era uma surpresa, o norueguês foi assertivo.
"Se me dissessem antes, eu não acreditaria que estaria na liderança no final do primeiro dia. Mas sei que amanhã será difícil, perdi algum tempo agora e amanhã vou abrir a estrada. Vai ser muito difícil. Para amanhã a tática é atacar ao máximo", acrescentou.
Igualmente satisfeito deverá estar Mikko Hirvonen, com o piloto da Ford a conseguir terminar o primeiro dia bastante perto da liderança e contando amanhã com o beneficio de não ter de abrir as estradas, prevendo-se amanhã uma luta interessante pela primeira posição da geral. Além disso, conta com grande vantagem sobre o terceiro classificado, Petter Solberg, que é o melhor dos pilotos Citroën: 42,6 segundos. Em condições normais deverá ser entre dosi pilotos que se poderá jogar a vitória no rali, e também Latvala não anda longe. Duma coisa não há dúvidas. o dia de amanhã é completamente decisivo.
Ogier e Loeb em posições pouco habituais
Petter Solberg tem tentado atacar ao máximo de forma a aproximar-se da frente, mas o norueguês acabou por contar com uma dificuldade inesperada, na forma do embaciamento excessivo do para-brisas dianteiro. Jari-Matti Latvala é que está agora mais perto de Solberg, tendo ganho a sétima classificativa - a diferença entre ambos é de apenas 12,6 segundos.
O outro Solberg, Henning, ocupa a quinta posição, pouco na frente do Citroën oficial de Sébastien Ogier, que tal como o seu companheiro de equipa, Sébastien Loeb, não tiveram um primeiro dia fácil. O mais jovem dos pilotos gauleses tem vindo a recuperar paulatinamente algum do tempo perdido na manhã, tendo mesmo ganho a sexta especial. Quanto a Loeb, o atual campeão do mundo termina este primeiro dia do Rali da Suécia numa posição nada comum para os seus pergaminhos. O piloto francês vinha a recuperar tempo, tal como Ogier, mas um furo na sétima especial fê-lo perder ainda mais tempo e mais duas posições. É agora o nono da geral, vendo-se ultrapassado por Patrik Sandell, que é o sétimo, e Eyvind Brynildsen, oitavo.
Kimi Raikkonen tem demonstrado bons apontamentos com o novo DS3 WRC e poderia ocupar o décimo lugar mas um furo acabou por fazê-lo perder algum tempo e com isso o lugar para Khalid Al-Qassimi, de quem se encontra bastante perto.
Geral no final da Etapa 1:
1. M. ØSTBERG 1:17:21.2
2. M. HIRVONEN +14.8
3. P. SOLBERG +57.4
4. J. LATVALA +1:10.0
5. H. SOLBERG +1:20.3
6. S. OGIER +1:21.6
7. P. SANDELL +2:35.1
8. E. BRYNILDSEN +2:43.5
9. S. LOEB +2:48.4
10. K. AL QASSIMI +4:12.4
11. K. RÄIKKONEN +4:13.7
12. P. ANDERSSON +4:29.8