domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tripla da Ford na vitória de Mikko Hirvonen


Mikko Hirvonen iniciou a época de 2011 da mesma forma do ano passado, ao repetir a vitória no Rali da Suécia, com a Ford a colocar três carros no três primeiros lugares. Mads Ostberg, também em Ford Fiesta RS WRC foi Segundo, a 6.5s, tendo sido um dos grandes animadores da prova sueca. Jari Matti Latvala, no segundo Ford Fiesta RS WRC oficial completou a tripla da Ford, ao chegar ao terceiro lugar já durante o último dia de prova.

Quarto posto para Sébastien Ogier, que acabou por ser o melhor dos Citroen DS3 WRC, com o francês a fazer história ao vencer a Power Stage, somando dessa forma mais três pontos. Loeb e Latvala foram os dois restantes premiados, já que foram, respetivamente, segundo e terceiro na derradeira especial - televisionada - da prova.

Ogier passou Petter Solberg, que teve problemas no último dia, com um amortecedor do Citroen DS3 WRC. Sébastien Loeb foi apenas sexto, num começo de ano muito modesto. A verdade é que perdeu muito tempo no primeiro dia ao abrir a estrada, no segundo acumulou perdas, com um furo onde perdeu mais de um minuto e por isso nunca esteve perto duma boa classificação. De qualquer forma, não se pode contar com um Loeb menos competitivo em 2011, pois já se percebeu que o DS3 WRC e Fiesta WRC são carros muito equilibrados, e nas provas de terra os nórdicos não terão tanta vantagem como neste Rali da Suécia. O conhecimento da prova explica muito a posição de Mads Ostberg neste rali, não desfazendo, claro está a sua grande prestação.

Per Gunnar Andersson (Ford Fiesta RS WRC) teve a sua prova marcada pelo despiste do primeiro dia, terminado em sétimo. Kimi Räikkönen (Citroen DS3 WRC) foi oitavo, e logrou conseguir manter o seu carro na estrada, ainda que com isso tenha perdido mais de sete minutos para o vencedor. Matthew Wilson (Ford Fiesta RS WRC) foi nono e Khalid Al-Qassimi (Ford Fiesta RS WRC), encerrou o top 10. Em resumo, três Ford Fiesta WRC no pódio e três Citroen DS3 WRC logo a seguir.

Petter Solberg: Multado por excesso de velocidade...teve de passar o volante ao navegador

Quem viu pela TV o navegador de Petter Solberg, guiar o Citroen DS3 WRC logo imaginou que algo se teria passado com o piloto, que o impedisse de guiar. A razão é simples: Foi multado numa ligação por ter sido apanhado pela polícia sueca em excesso de velocidade, e ficou logo sem carta, portanto impedido de guiar. Com isto tudo, terminou em quinto, perdendo a oportunidade de ser o melhor dos DS3 WRC.

Classificação

1. Mikko Hirvonen Ford 3h23m56.6s
2. Mads Ostberg Ford a 6.5s
3. Jari-Matti Latvala Ford a 34.0s
4. Sebastien Ogier Citroen a 47.7s
5. Petter Solberg Citroen a 1m31.2s
6. Sebastien Loeb Citroen a 2m30.3s
7. P-G Andersson Ford a 6m22.0s
8. Kimi Raikkonen Citroen a 7m02.3s
9. Matthew Wilson Ford a 10m11.5s
10. Khalid Al Qassimi Ford a 10m31.1s

Power Stage (pontos para os 3 primeiros)

1. Sebastien Ogier Citroen 2m22.7s
2. Sebastien Loeb Citroen a 0.3s
3. Jari-Matti Latvala Ford a 0.7s
4. P-G Andersson Ford a 1.3s
5. Mikko Hirvonen Ford a 1.4s