domingo, 8 de maio de 2011

64ª vitória para Sébastien Loeb

O que dizer mais de um piloto que vence quase metade das provas do WRC em que participa? Sébastien Loeb obteve hoje a 64ª vitória da sua carreira, num currículo que conta ainda com 25 segundos lugares, 98 pódios. Para que se perceba a "extensão do drama" para os seus adversários, o segundo piloto mais vitorioso de sempre no WRC é Marcus Gronholm que tem...30 vitórias.

Mais uma grande prova de Sébastien Loeb. Apesar da desvantagem de abrir a estrada, o piloto francês chegou à liderança na quarta especial e nunca mais ninguém o 'viu'. Teve, é verdade, alguma sorte quando Mikko Hirvonen furou um dos pneus do seu Ford Fiesta WRC, perdendo aí 50 segundos. Quando se deu por ele, o heptacampeão do Mundo de Ralis já estava com uma vantagem de mais de trinta segundos, que a partir daí geriu até final.

Segundo lugar para Mikko Hirvonen, que depois do tempo perdido com o furo no primeiro dia de prova, foi recuperando posições, até chegar a segundo, terminando o rali a 12.1s de Loeb. Fica para se saber se teria sido possível lutar até ao fim com Sébastien Loeb.

Petter Solberg foi terceiro, depois de ter começado mal a prova, a cair para décimo. A partir daí foi recuperando, chegando ao final do primeiro dia de prova no segundo lugar, mas a 33.2s do líder. Na segunda etapa envolveu-se numa boa luta com Hirvonen e Ogier, mas um furo voltou a fazê-lo perder tempo.

Sébastien Ogier foi quarto e esteve muito longe do seu melhor nesta prova. Sem grandes problemas, nunca foi capaz sequer de andar perto do seu chefe-de-fila na Citroen. Bom quinto posto para Mads Ostberg, pois chegar mais à frente é para já uma tarefa que só consegue em provas como a Suécia.

Boa estreia da equipa oficial da MINI. Dani Sordo conseguiu levar o MINI John Cooper Works WRC até ao fim, no sexto lugar, sem um arranhão e apenas com alguns pequenos problemas de juventude, provando que a Prodrive/BMW têm trabalhado bem no desenvolvimento do carro. O andamento de Kris Meeke, enquanto andou no primeiro dia foi extraordinário, e por isso a equipa tem de estar contente. Sordo terminou no sexto posto, atrás dos quatro 'lobos' (Loeb, Hirvonen, Solberg, e Ogier) e só podia mesmo ter terminado um pouco mais perto de Mads Ostberg, provavelmente o primeiro homem que os 'rapazes' da MINI vão tentar bater nas próximas provas.

Na PowerStage a vitória foi para Mikko Hirvonen, seguido do seu companheiro de equipa Jari Matti Latvala e Sébastien Loeb. Com estes resultados, o francês lidera com 100 pontos, mais sete que Hirvonen. Sébastien Ogier é terceiro com 81 e Latvala tem agora 68.

Os homens da Stobart Ford, PG Andersson e Evgeny Novikov andaram bem, mas os problemas e saídas de estrada que tiveram relegaram-nos para lá do top 10. O 'protegido' de Markko Martin, o estónio Ott Tanak bateu o campeão do IRC, Juho Hanninen, vencendo não só o SWRC mas obtendo um excelente sétimo posto na frente de vários WRC, incluindo o de Armindo Araújo, que terminou em 11º.

Classificação

1º Loeb S. - Elena D. Citroen DS3 WRC 3:45:40.9
2º Hirvonen M. - Lehtinen J. Ford Fiesta RS WRC +12.1
3º Solberg P. - Patterson C. Citroen DS3 WRC +23.8
4º Ogier S. - Ingrassia J. Citroen DS3 WRC +1:31.5
5º Ostberg M. - Andersson J. Ford Fiesta RS WRC +2:42.6
6º Sordo D. - Del Barrio C. Mini Cooper WRC +3:40.3
7º Tänak O. - Sikk K. Ford Fiesta S2000 +7:10.9
8º Hänninen J. - Markkula M. ?koda Fabia S2000 +7:37.6
9º Wilson M. - Martin S. Ford Fiesta RS WRC +8:00.4
10º Al-Attiyah N. - Bernacchini G. Ford Fiesta S2000 +12:33.8
11º Araujo A. - Ramalho M. Mini Cooper WRC +13:09.6
12º Al-Qassimi K. - Orr M. Ford Fiesta RS WRC +13:41.9
13º Novikov E. - Prévot S. Ford Fiesta RS WRC +14:12.2
14º Prokop M. - Tománek J. Ford Fiesta S2000 +15:28.2
15º Andersson P. - Axelsson E. Ford Fiesta RS WRC +20:36.0