sábado, 14 de maio de 2011

Thierry Neuville vence na Córsega; Bruno Magalhães termina em quinto


O Intercontinental Rally Challenge (IRC) tem sido pródigo a revelar novos talentos do mundo dos ralis ao mais alto nível. Desta feita, no Rali da Córsega, sobressaiu o jovem belga Thierry Neuville, que se tornou no mais jovem de sempre - 22 anos - a vencer uma prova daquele campeonato.

Sem cometer erros, Neuville controlou os ataques de Jan Kopecký ao longo deste último dia, acabando por vencer de forma natural aos comandos do seu Peugeot 207 S2000. No entanto, no início desta etapa, a aproximação do piloto checo ao jovem belga deixava antever hipóteses de luta pelo triunfo, o que acabou por não vir a suceder já que Neuville controlou de forma exímia o ritmo do seu rival, finalizando com 15,5 segundos de avanço.

Atrás de Kopecký ficou mais um piloto aos comandos de um carro da marca checa, com Freddy Loix a ficar no lugar mais baixo do pódio, acabando por ver a sua principal oposição ser afetada por problemas, já que Andreas Mikkelsen, também com um Skoda, perdeu hoje mais de três minutos devido a um furo e, com isso, a hipótese de segurar o terceiro posto que ocupava então. Já antes, contudo, a prova havia perdido animadores, primeiro Guy Wilks, que abandonou quando estava na luta pelas posições da frente no segundo dia, enquanto Bryan Bouffier também se viu a braços com um furo, perdendo a hipótese de lutar pelo triunfo com Neuville.

A recuperação de Bouffier levou-o, ainda, ao quarto posto da geral, tendo passado Pierre Campana nesse processo, com este a efetuar uma excelente prova na sua estreia no IRC aos comandos de um S2000.

Logo atrás ficou Bruno Magalhães, aos comandos do Peugeot 207 S2000, que conseguiu na última especial do rali, subir uma posição por troca com Julien Maurin, culminando assim numa nota positiva uma prova em que voltou a ter problemas de travões no seu carro no segundo dia. A última classificativa acabou mesmo por ser azarada para Maurin, que perdeu ainda outra posição para Mikkelsen.

1. Thierry Neuville Peugeot 3h20m51,0s
2. Jan Kopecky Skoda + 15,5s
3. Freddy Loix Skoda + 1.02,6s
4. Pierre Campana Peugeot + 3.59,1s
5. Bruno Magalhaes Peugeot + 4.28,2s
6. Andreas Mikkelsen Skoda + 4.30,1s
7. Julien Maurin Ford + 4.33,3s
8. Toni Gardemeister Skoda + 6.33,3s
9. Patrick Sandell Skoda + 8.28,8s
10. Jean-Mathieu Leandri Peugeot + 9.41,5s

in Autosport