sexta-feira, 29 de julho de 2011

Loeb lidera no final da etapa mas tem Ogier e Latvala logo atrás


Perspetiva-se para o último dia do Rali da Finlândia uma grande batalha pela vitória. Numa etapa bastante disputada e com algumas jogadas estratégicas à mistura, Sébastien Loeb (Citroën DS3 WRC) acaba por entrar no terceiro e decisivo dia de prova com uma escassa vantagem sobre o seu companheiro de equipa, Sébastien Ogier, e Jari-Matti Latvala (Ford Fiesta WRC).

Sem que nenhum dos pilotos da frente tivesse conseguido amealhar uma vantagem decisiva ao longo das especiais de hoje, Loeb, Ogier e Latvala chegavam ao derradeiro troço do dia com a intenção de não partirem da primeira posição amanhã. Para Loeb, a passagem pela super-especial trouxe um ligeiro contratempo ao ver o para-brisas do seu Citroën a ser danificado com pedras arremessadas pelo carro de Ogier.

Na partida para o último troço, Loeb chegou atrasado em um minuto à linha de partida e com isso foi penalizado em dez segundos, os quais teve de recuperar ao longo da especial final, a qual venceu com 0,4 segundos sobre Mikko Hirvonen (Ford Fiesta RS WRC).

Da parte de Ogier, um pequeno erro na especial número 11 e um ritmo mais expectante (incluindo um ligeiro abrandamento perto do final da especial), deixaram-no no segundo posto, a apenas 1,5 segundos de distância do campeão do mundo do WRC. "Tentei pilotar bem... sabia qual era a margem que queria ter [no final do dia]", referiu Ogier no final da etapa aos microfones da World Rally Radio. Mas também Jari-Matti Latvala se mantém na luta, com o finlandês da Ford a apostar numa vitória caseira. O piloto da Ford manteve um ritmo muito forte ao longo de todo o dia e chega ao final desta etapa com apenas 2,6 segundos de atraso para a liderança, tendo abrandado perto da meta para garantir uma posição mais favorável na estrada amanhã. No meio de tudo isto, também as condições meteorológicas poderão ter uma palavra decisiva nos resultados finais.

Petter Solberg (Citroën DS3 WRC) ocupa a quarta posição, embora já quase a meio minuto da liderança, enquanto Mads Ostberg (Ford Fiesta) volta a fazer uma prova bastante consistente e ocupa a quinta posição, a cerca de um minuto da frente. A sexta posição é ocupada por um dos pilotos do dia: Mikko Hirvonen. O piloto da Ford venceu cinco das especiais que compunham o dia de hoje depois de ontem ter sido atrasado por problemas de motor e de travões no seu carro.

Nas duas posições seguintes surgem os dois MINI JCW WRC, com Dani Sordo na frente de Kris Meeke, estes separados por apenas por 14,8 segundos e a menos de dois minutos do primeiro, ao passo que Juho Hanninen, recém-vencedor da prova açoriana do IRC, é o nono classficado com o seu Skoda Fabia S2000 e lidera a classe SWRC.

Armindo Araújo termina este segundo dia de competição com o 20º lugar na classificação geral, tendo subido algumas posições em relação a ontem, enquanto nos SWRC, Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000) partiu hoje determinado em recuperar tempo após os problemas mecânicos sentidos ontem, tarefa que se revelou complicada, encerrando a etapa no sexto lugar entre o SWRC e na 25ª posição da geral. Nota, contudo, para o melhor tempo na super-especial, ex-aequo com Juho Hanninen..


Classificação:
1. Sébastien Loeb 1:29:01.3
2. Sébastien Ogier +1.5
3. Jari-Matti Latvala +2.6
4. Petter Solberg +29.2
5. Mads Ostberg +1:00.1
6. Mikko Hirvonen +1:28.7
7. Dani Sordo +1:36.2
8. Kris Meeke +1:51.0
9. Juho Hanninen +2:04.0
10. Henning Solberg +2:06.1
11. Matthew Wilson +2:16.9
12. Kimi Raikkonen +2:20.5
13. Martin Prokop +3:21.7
14. Dennis Kuipers +3:28.3
15. Andreas Mikkelsen +4:14.8
16. Per-Gunnar Andersson +4:56.9
17. Khalid al Qassami +5:29.7
18. Hermann Gassner Jr. +5:43.8
19. Ott Tanak +5:46.9
20. Armindo Araújo +5:51.0
...
25. Bernardo Sousa +7:03.6