sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

C.O.R Quem será novo Rei?


A quarta edição 'moderna' do Open começa sábado com o Rali de Montelongo. A ausência dos dois primeiros classificados de 2009 aumenta a incerteza, num ano que se antevê complicado para os ralis em Portugal.

Apenas dois meses depois da última prova de 2009, a nova temporada do Open de Ralis começa já no sábado, com o Rali de Montelongo. Aliás, o curto espaçamento entre épocas é uma das características 'sui-generis' desta competição, onde a FPAK tem de gerir, por opção própria, um extenso calendário de 10 provas.

Se a generalidade dos pilotos já considera o número exagerado, a própria distribuição dos ralis também é caricata: há uma prova por mês entre Janeiro e... Novembro, com excepção de Julho e Agosto (com o argumento de serem meses propícios a fogos florestais) e de Outubro (que tem duas provas). Se o Open ganhou a fama de ser um campeonato adequado à realidade nacional, isso parece não ter acontecido em relação ao seu calendário...

Em termos desportivos, a competição promovida pela Startsign deverá ter este ano um incremento de participantes, principalmente devido aos troféus Modelstand, Fastbravo, e, caso se confirme, da chegada dos Fiat do challenge FEUP.

Nas contas do campeonato absoluto, a competição deverá ficar mais aberta devido à ausência em Fafe do tricampeão Pedro Peres, que poderá passar para o Nacional. Isto abre espaço para Ricardo Costa, ovencedor em Montelongo no ano passado, que depois teve uma época marcada por problemas mecânicos. Caso o Mitsubishi Carisma colabore, o piloto de Famalicão será o grande favorito na primeira prova, esperando depois para ver qual e como será a concorrência ao longo do ano.

Se Peres regressar, é quase certo que o título será discutido entre estes dois pilotos (salvo problemas mecânicos). No caso do campeão em título ficar de fora, outros pilotos poderão tomar a ofensiva na armada Mitsubishi, que no Rali de Montelongo terá nomes como Luis Mota, Manuel Coutinho ou André Pimenta.

Fora da lista provisória está o segundo classificado absoluto do ano passado, João Ruivo. O piloto nortenho tem tentado reunir apoios para evoluir para o Nacional, pois sabe que, mesmo tendo vencido a categoria em 2009, o Fiat Stilo Multijet nunca terá argumentos para lutar com os 4x4 pelos triunfos à geral. Apesar destas ausências, o Rali de Montelongo deverá ter mais de 50 pilotos à partida.