quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Monte Carlo: Hirvonen dominou 1ª Etapa


Mikko Hirvonen foi o grande dominador da primeira etapa do Rali de Monte Carlo, que viu Bruno Magalhães abrir a estrada e fechar o dia em sexto.

A ordem de partida para esta primeira foi definida em função da classificação no prólogo de terça á noite, com os pilotos a saírem com a ordem invertida, cabendo a Bruno e Carlos Magalhães a "honra" de abrir a estrada na edição deste ano do Rali de Monte Carlo.

Esta primeira etapa ficou marcada pela pouca neve, pois era expectável em função da chuva que as classificativas de hoje tivesse acima de tudo gelo nas partes mais altas, com poucos pilotos a apostarem nos pneus com pregos apenas na frente, o que mesmo assim não surtiu o efeito desejado.
Mikko Hirvonen e Sebastien Ogier foram os vencedores dos troços de hoje, com o finlandês a terminar a etapa com uma vantagem de quarenta segundos para Meeke, depois de ver os espectadores colocarem neve no meio da estrada num dos troços, acabando Sebastien Ogier por sair de estrada e perder cerca de minuto e meio.
O francês estava completamente irado com a situação e dizia que o que lhe tinha acontecido era "demasiado estúpido. As pessoas não pensam no fazem…espectadores de mer..!!"

O britânico Kris Meeke é o segundo colocado nesta sua participação em Monte Carlo e para já mostra-se muito satisfeito com o seu ritmo. Juho Hanninen ocupa o terceiro posto com o primeiro Fabia S2000, seguido de Nicolas Vouilloz com um segundo carro checo. O francês era habitualmente o mais rápido no inicio das especiais, mas nas zonas com gelo e alguma neve perdia sempre tempo.

Sebastien Ogier é apenas quinto depois da saída de estrada, sendo seguido pelos portugueses Bruno e Carlos Magalhães, que na sua estreia em Monte Carlo se estão a sair bastante bem, com o piloto português a mostrar-se sempre satisfeito com as suas escolhas de pneus, tendo feito uma etapa sem erros.

Toni Gardemeister e Stephane Sarrazin ocupam os postos seguintes, com o francês da Peugeot a perder muito tempo no último troço com um furo.

Classificação Após 1ª Etapa:
1º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen – Ford Fiesta S2000 – 1h34m01,8s
2º Kris Meeke/Paul Nagle – Peugeot 207 S2000 a 41,9s
3º Juho Hanninen/Marko Markkula – Skoda Fabia S2000 a 1m04s4s
4º Nicolas Voiulloz/Benjamim Veillas – Skoda Fabia S2000 a 1m20,3s
5º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia – Peugeot 207 S2000 a 1m50,5s
6º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães – Peugeot 207 S2000 a 2m28,1s
7º Toni Gardemeister/Tomi Tuomien – Abarth Grande Punto S2000 a 2m43,2s
8º Stephane Sarrazin/Jacques Renucci – Peugeot 207 S2000 a 3m15,8s