sábado, 16 de janeiro de 2010

Rally Argentina - Chile Dakar 2010


O Despique entre colegas de equipa.

É mais um dia marcante para a já longa carreira de Carlos Sainz. O piloto espanhol garantiu hoje a vitória no Dakar Argentina-Chile 2010, oferecendo ainda mais um triunfo à Volkswagen na mítica prova de todo-o-terreno.


Na etapa final, Sainz e Nasser Al-Attiyah partiam separados por apenas 2m48s com o piloto qatari a manter-se esperançado na possibilidade de chegar ao triunfo.

E, apesar de vencer a tirada final, que levou a caravana de volta a Buenos Aires, Al-Attiyah não conseguiu ganhar o tempo necessário para passar Sainz na geral, já que o ex-piloto de ralis controlou sempre os acontecimentos à sua frente.

Assim, Sainz conquista um triunfo com 2m12s de avanço sobre o seu colega de equipa, com a Volkswagen a ter bastantes razões para celebrar, já que Mark Miller levou outro Race Touareg ao terceiro posto, embora já a mais de meia hora do duo da frente.

Guérlain Chichérit foi o terceiro mais rápido do dia, na frente de Stéphane Peterhansel, posições que se invertem na tabela final, com Peterhansel a garantir o quarto posto na frente de Chichérit.

No seu dia de aniversário e com a sua posição praticamente segura, Carlos Sousa apenas precisou de chegar ao final da etapa (em 15º) para conquistar mais um excelente resultado para as cores portuguesas, já que alcançou o sexto lugar final com o Mitsubishi Racing Lancer da JMB Stradale.

Igualmente em muito bom nível nesta edição do Dakar estiveram os outros dois pilotos lusos: Miguel Barbosa e Ricardo Leal dos Santos, com o primeiro a terminar a derradeira etapa com o 12º tempo, a pouco mais de 5 minutos de Al-Attiyah, consolidando a 12ª posição da tabela geral. Leal dos Santos conseguiu, finalmente, mostrar as suas capacidades na longa maratona de todo-o-terreno e chegou ao final da corrida com 0 14º posto, superando mesmo as expectativas do piloto.


A prova mais dura de sempre para as motos

Falou português a última etapa do Dakar Argentina-Chile 2010. O motard luso Ruben Faria levou a cabo uma tirada impecável para vencer a especial que ligou San Rafael a Buenos Aires com 3m45s de vantagem para Pal Anders Ullevalseter.



O piloto português da KTM esteve sempre ao ataque para conseguir erguer a bandeira nacional na tirada final do Dakar, que poderia ter assistido a uma 'dobradinha' lusa, se Hélder Rodrigues tivesse conseguido manter o segundo posto que foi seu até mais de metade da etapa.

Contudo, na fase final, Ullevalseter superiorizou-se a Rodrigues, batendo o português por escassos 12 segundos. Com estes resultados, Faria terá conseguido ascender ao 11º posto da geral, já que a distância que o separava do piloto que ia à sua frente, Berglund, era inferior a um minuto.

Quanto a Rodrigues, manterá o seu quarto posto final, uma excelente posição para o motard luso, se bem que pode ficar alguma sensação de 'amargo' por ter ficado tão perto do pódio, que seria inteiramente merecido.

A vitória da edição 2010 vai, sem qualquer discussão, para Cyril Despres, com o piloto da KTM a conquistar um triunfo que passou a ser bastante mais pacifico após os problemas de Marc Coma, numa primeira fase, e depois com a penalização deste último, sensivelmente a meio da prova.