No seu regresso ao Intercontinental Rally Challenge (IRC), Juho Hanninen voltou aos triunfos, vencendo o Rali da Ucrânia. O piloto finlandês havia visto Bryan Bouffier aproximar-se na secção matinal, mas nas segundas passagens acabou por consolidar a sua liderança e vencer sem problemas a prova ucraniana.
Apenas perdendo tempo para o francês do Peugeot 207 S2000 no derradeiro troço do rali, Hanninen terminou a prova com 11,7 segundos, conseguindo assim levar a melhor num rali que até não começou bem, ao ser penalizado em dez segundos por falsa partida na segunda especial.
Contudo, realizando uma pilotagem muito certa e sem cometer o mínimo erro, o piloto da Skoda chegou ao primeiro posto e venceu ao controlar o andamento de Bryan Bouffier, que ficou como seu maior rival após os problemas dos demais pilotos.
"Foi um bom fim de semana, sem furos e sem erros. Foi um rali bastante difícil, mas a equipa fez um excelente trabalho num rali que era muito exigente", referiu o atual campeão do IRC à World Rally Radio.
Bouffier terminou em segundo, tendo-se mostrado igualmente muito satisfeito com a sua prestação: "É muito bom poder marcar tantos pontos. Não foi um fim de semana perfeito, por vezes com algumas más escolhas de pneus mas o carro funcionou bem pelo que estou contente", afirmou o piloto francês do 207 S2000.
Consolidando o seu terceiro posto, Jan Kopecký acabou por finalizar com 18,6 segundos de avanço sobre Andreas Mikkelsen, ambos em Skoda Fabia S2000, com o primeiro a perder tempo ontem devido a problemas com a direção assistida e o segundo a perder tempo devido a furos. Guy Wilks (Peugeot 207 S2000) terminou em quinto, embora já a quatro minutos do vencedor, finalizando mesmo com mais um furo num dos pneus da frente.
Thierry Neuville, que foi o primeiro líder da prova, ainda recuperou do seu despiste a alta velocidade no quinto troço, no qual perdeu três minutos, para finalizar em sexto, acabando por tirar partido das dificuldades e problemas alheios, como foi o caso de Toni Gardemeister, que se viu a braços com furos e com o motor partido do seu Fabia S2000 no troço final, terminando a meta em grandes dificuldades. Karl Kruuda foi o oitavo melhor, com um Skoda Fabia S2000, logo na frente de Patrik Sandell. Os pilotos da Proton P-G Andersson e Giandomenico Basso ainda chegaram a figurar no top 10 durante muito tempo, mas nenhum deles acabou por terminar a prova devido a problemas mecânicos.
1 Hänninen Juho / Markkula Mikko 02:54:14.0
Skoda Fabia S2000
2 Bouffier Bryan / Panseri Xavier 00:00:11.7
Peugeot 207 S2000
3 Kopecký Jan / Starý Petr 00:00:38.7
Skoda Fabia S2000
4 Mikkelsen Andreas / Floene Ola 00:00:57.3
Skoda Fabia S2000
5 Wilks Guy / Pugh Phil 00:04:00.4
Peugeot 207 S2000
6 Neuville Thierry / Gilsoul Nicolas 00:05:01.5
Peugeot 207 S2000
7 Gardemeister Toni / Suominen Tapio 00:07:59.3
Skoda Fabia S2000
8 Kruuda Karl / Järveoja Martin 00:10:01.3
Skoda Fabia S2000
9 Sandell Patrik / Parmander Staffan 00:18:08.9
Skoda Fabia S2000
10 Raoux Jean-Michel / Magat Laurent 00:21:42.9
Renault Clio R3