O Rali de Cheganças contou com com uma volumosa lista de inscritos nada a ver com aquilo que se tem passado esta época, naquele que foi também o regresso do Regional ao troço que abriu a história da Troféu, a Moita localizado nas pedreira de Alenquer.
A prova começou com uma super especial em Alenquer no sábado á noite e o principal destaque vai para a desistência de José Merceano e Francisco Pereira que quando davam grande espectáculo com o BMW quando partiram a transmissão. Assim o Campeão Regional somou a sua segunda desistência na temporada, o que aliado á vitória de António Nunes e Rui Marques deixa a equipa em praticamente impossibilitado de poder lutar pela renovação do ceptro.
Márcio Marreiros e Rui Serra lideraram a comitiva Sulista no Rali de Cheganças, começando por serem os primeiros líderes da prova ao vencer a super especial mostrando que estão cada vez mais rápidos, para no segundo dia de competição o domínio de António Nunes e Rui Marques ser quase total, com o piloto do Evo VI a vencer as três especiais, terminando com perto de meio minuto de avanço para Marreiros e Serra, numa luta onde também esteve Carlos Valentim e Luis Rodrigo Ribeiro que entretanto desistiam com problemas de alternador no seu Ford Escort RS Cosworth.
O lugar mais baixo do pódio foi para Luis Nunes e Nelson Ramos em Mitsubishi Evo VI que se adaptaram bem ás condições e até deram algum espectáculo, seguidos de Orlando Bule e Xavier Chaves já mais habituados ao novo Evo VII e Américo Maçarico e Vanessa Maçarico no Carisma GT que foram muito regulares.
Daniel Nunes e Carlos Ramiro fizeram uma prova de excelente nota com o Citroen Saxo Cup, vindo a terminar no entanto no sexto posto, depois de um furo (4 ªPec) ter feito cair do terceiro posto que ocupava até então, mesmo assim venceram a tracção dianteira de forma autoritária.
De destacar ainda o número elevado de desistentes, onde também contam os nomes de Pedro Carmo e Rui Nisa que partiram uma transmissão do Subaru Impreza GT quando lutavam pelo pódio, Mário Seabra e João Mateus a estrearem o novo Lancer Evo VII mas desistiram com problemas de travões, Gil Antunes e Diogo Correia desistiram com problemas de transmissão, Ricardo Pinheiro e Ricardo Vicente desistiram com motor do Celica GT-4 partido, Gilberto Costa e Jorge Calçada também desistiram com problemas de caixa de velocidades, Carlos Matins e Anibal Martins com problemas mecânicos, João Cruz e Alfredo Cruz também desistiram com dificuldades no Escort Cosworth, José Carlos Paté e José Gago com problemas de transmissão entre muitos outros.
A tracção traseira foi vencida pela equipa de Sintra Francisco Ferreira e Joaquim Batahla no brutal Escort RS 2000 que muito espectáculo deram no troço das pedreiras.
Com um troço tão duro (fazer lembrar troço de Arganil ou do Algarve) as desistências não causaram surpresa a ninguém e só foi pena mesmo não estarem mais carros a partida, agora o Troféu Regional de Ralis de Alenquer vai para a sua habitual paragem de verão para regressar no inicio de Setembro com o Rali da Labrugeira '11.
Classificação
1º António Nunes / Rui Marques – Mitsubishi Lancer Evo VI 32m30,12s
2º Márcio Marreiros / Rui Serra – Mitsubishi Lancer Evo VI a 26,11s
3º Luís Nunes / Nelson ramos – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m33,6s
4º Orlando Bule / Xavier Chaves – Mitsubishi Lancer Evo VII a 1m40,09s
5º Américo Maçarico / Vanessa Maçarico – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m56,62s
6º Daniel Nunes / Carlos Ramiro – Citroen Saxo Cup a 2m06,56s
7º Daniel Ferreira / Marco Gomes – BMW 325 IX a 2m26,24s
8º Francisco Ferreira / Joaquim Batalha – Ford Escort RS 2000 a 3m08,67s