domingo, 19 de junho de 2011

Rali de Oliveira do Hospital - Mota voou para a vitória

O Rali de Oliveira do Hospital foi uma prova extremamente confusa e com demasiadas incidências, apesar de desportivamente ter terminando com muita emoção e competitividade.

Luís Mota e Alexandre Ramos (Lancer Evo IV) voltaram às vitórias em terra, num tipo de piso de que gostam particularmente, sendo a primeira da temporada. A equipa do Cartaxo chegou a estar com 13 segundos de vantagem na frente da corrida, mas devido a muitas circunstâncias e a um maior ritmo que imprimiram, acabaram por liderar toda a derradeira secção.

Porém, a vitória de Mota e Ramos não foi fácil, já que Armindo Neves e Bernardo Gusmão (Lancer Evo VII) também viram que tinha chances de vencer, e ainda arriscaram no derradeiro troço, para terminar a meio segundo do primeiro lugar (margem mínima para Mota), naquela que foi a sua melhor prestação e classificação da temporada.

António Rodrigues e Jorge Carvalho saem de Oliveira do Hospital com um fabuloso terceiro lugar. Lutaram contra os 4x4 para terminar no pódio (mesmo sem contar com o seu habitual Saxo S1600) é uma vitória para o piloto e navegador, que agora se destacam ainda mais na liderança do Open, competição que dificilmente perderão.

Das equipas que ganharam troços e/ou lideraram o rali, destaque para Fernando Peres e Ricardo Caldeira (Evo VII) que começaram com um pião na super-especial, depois um furo e uma penalização, para terminarem o rali muito devagar quando a protecção do carter se soltou como se não bastasse acabaram por não terminar a prova devido a uma avaria irreparável no Lancer.

Paulo Correia e Ricardo Correia num Carisma GT também se atrasaram depois de terem passado pela liderança do rali e Raúl Aguiar e Pedro Pereira viriam a desistir depois da transmissão ceder, depois de também terem passado pela liderança da prova.

Destaque, pela negativa, para o despiste de Daniel Nunes e Carlos Ramiro, logo no início da segunda especial, que obrigou o piloto a desistir como ainda atrasou muito a prova.

Sempre cauteloso na sua estreia com um 4x4 em terra, Renato Pita e José Janela fizeram o que tinham planeado. Adaptaram-se ao carro e à condução em terra, conseguiram um excelente 4º lugar e mantém-se em segundo lugar do Open sendo o principal opositor de Rodrigues e Carvalho.

Diogo Salvi e Luís Cavaleiro tiveram muitas dificuldades em adaptarem-se à condução do Lancer em troços tão escorregadios ficando no quinto lugar.

Prestação exemplar teve João Ruivo navegado por João Peixoto, foram o mais competitivos de todos entre os concorrentes do Modelstand, vencendo e convencendo nesta competição.

No derradeiro troço Gil Antunes e Sandra Ramos superaram Manuel Inácio e Fábio Vasques, numa luta directa pelo segundo lugar no Modelstand, mas com este terceiro lugar Inácio e Vasques ainda se conseguem manter na liderança desta competição.

Excelentes indicardores deram Carlos Fernandes e Daniel Amaral, fazendo a sua estreia na terra (Fernandes), conseguindo obter o 4º lugar no Modelstand.

Agora segue-se as férias do Campeonato Open de Ralis voltando só em Setembro pelos dias 10 e 11 para se disputar o Rali Cidade de Gondomar 2011.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Luís Mota / Alexandre Ramos – Mitsubishi Lancer Evo IV 55m01,7s
2º Armindo Neves / Bernardo Gusmão – Mitsubishi Lanver Evo VII a 0,5s
3º António Rodrigues / Jorge Carvalho – Peugeot 206 GTi a 40,8s
4º Renato Pita / José Janela – Mitsubishi Lancer Evo VII a 43,2s
5º Diogo Salvi / Luís Caveleiro – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m12,1s
6º João Ruivo / João Peixoto – Peugeot 206 GTi a 1m23,9s
7º Gil Antunes / Sandra Ramos – Peugeot 206 GTi a 2m01,0s
8º Manuel Inácio / Fábrio Vasquez – Peugeot 206 GTi a 2m08,5s