O comando do Rali da Acrópole voltou a mudar de mãos. Depois de Sébastien Ogier ter subido à liderança no início da tarde, a última especial do dia, disputada já de noite na Grécia, contou com a passagem de Sébastien Loeb para o primeiro posto com uma vantagem de apenas 2,2 segundos sobre o seu colega de equipa.
Loeb havia começado o troço na segunda posição da geral, mas problemas com o pó levantado pelo carro de Petter Solberg levaram Ogier a perder algum tempo e a liderança da prova. No entanto, com tão escassa margem para o último dia, a luta pela vitória está ainda em aberto, já que a repetir-se o que se viu nas duas primeiras etapas, o primeiro na estrada deverá perder muito tempo.
"Dei o máximo mas estava muito escorregadio nalguns pontos. Havia muito pó no início do troço e pensei que iria perder um minuto mas depois passou ao final de quatro quilómetros", afirmou Loeb, sendo complementado por Ogier na descrição das dificuldades: "Nem sabia onde estava, foi muito difícil. Estive sempre no meio do pó e foi difícil pilotar", referiu. Efetivamente, essa dificuldade foi visível no cronómetro, pois o mais jovem dos pilotos gauleses da Citroën perdeu 17,3 segundos para Loeb.
Com tudo isto, Petter Solberg termina o dia na terceira posição, mas acabou por conseguir minimizar os danos e o tempo perdido na derradeira especial do dia, encontrando-se a 20,9 segundos de Loeb apesar de alguns problemas com uma nota errada. Amanhã, poderá estar numa posição bastante favorável para um eventual ataque à liderança. Logo atrás, a 1,5 segundos, surge Mikko Hirvonen no melhor dos Ford Fiesta WRC, com o finlandês a considerar que está "em boa posição para amanhã e ainda podemos lutar. Ainda estamos em jogo".
Os dois pilotos da Stobart Ford estão nas duas posições seguintes, com Henning Solberg a ser o quinto e Matthew Wilson o sexto, enquanto Kimi Raikkonen é o sétimo. O finlandês apenas lamentou alguns problemas com o pó, mas destacou que este dia foi bastante melhor do que o de ontem. Juho Hanninen (Skoda Fabia S2000) é o oitavo e melhor dos SWRC, enquanto Dennis Kuipers é agora o nono tendo passado para a frente de Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000).
O piloto português viu-se a braços com problemas no diferencial do seu carro, perdendo muito tempo ao ficar apenas com tração dianteira num problema que ainda não sabe se poderá ser reparado no parque de assistência desta noite: "Pouco depois do início da especial, ficámos só com tração à frente, algo se partiu. Não sei se será algo que poderemos reparar. Vamos ver", referiu o português aos microfones da World Rally Radio. Se chegar a Hanninen já não fazia parte dos objetivos de Sousa, agora o piloto da Madeira terá de defender-se dos ataques de Frigyes Turan. Neste momento, existem 59,2 segundos a separar os dois pilotos.
De referir, ainda, o triunfo na especial de Jari-Matti Latvala, que mostrou estar de novo ao ritmo certo depois dos problemas que afetaram o seu carro ontem e hoje.
1. S. LOEB 3:20:27.6
2. S. OGIER +2.2
3. P. SOLBERG +20.9
4. M. HIRVONEN +22.4
5. H. SOLBERG +3:58.9
6. M. WILSON +5:30.2
7. K. RÄIKKÖNEN +6:55.4
8. J. HANNINEN +8:55.0
9. D. KUIPERS +12:25.7
10. B. SOUSA +12:55.3
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