domingo, 19 de junho de 2011

Sébastien Ogier vence Rali da Acrópole

Sébastien Ogier venceu o Rali da Grécia após uma batalha ao décimo de segundo com o seu companheiro de equipa na Citroen Racing, Sébastien Loeb, ficando cada vez mais claro que o heptacampeão do mundo vai ter muito que fazer para assegurar o seu oitavo título mundial.

gier começou este rali com muitas cautelas, mas a pouco e pouco foi-se chegando aos lugares da frente, acabando por ser ele o grande perseguidor de Petter Solberg, que acabou por ceder à pressão do francês na tarde do segundo dia de prova. No final do dia, não quis ser líder, cedendo a posição a Loeb com o qual se bateu metro a metro nas especiais de hoje. O facto de ter 'obrigado' Loeb a partir na frente, poderá ter sido absolutamente decisivo, já que a margem final entre ambos se cifrou em apenas 10 segundos.

Para Loeb, este segundo lugar foi o 100º pódio da sua carreira, numa prova em que abriu a estrada no primeiro e último dia de prova, com o próprio Loeb a revelar que foi o mais rápido durante o rali, mas a desvantagem de abrir a estrada em dois dias foi decisiva no resultado final.

Hirvonen ainda tentou

Petter Solberg acabou por cair para quarto, enquanto Mikko Hirvonen ainda tentou chegar-se aos homens da frente no último dia, mas o melhor que conseguiu foi ficar apenas a três segundos de Loeb. O seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala ficou com o seu rali estragado quando perdeu mais de 10 minutos com problemas no turbo do Ford Fiesta WRC, logo no primeiro dia de prova, não conseguindo melhor que o nono posto final. Pelo meio, venceu sete troços.

Henning Solberg e Matthew Wilson completaram o top seis, enquanto Evgeny Novikov e Mads Ostberg tiveram muitos problemas nesta prova, 'necessitando do 'superally' para regressarem à corrida no sábado, depois de terem tido problemas com a suspensão.

Juho Hanninen venceu o SWRC e agora lidera a competição, o mesmo acontecendo com o Intercontinental Rally Challenge. Um piloto, dois campeonatos! Atrás de si ficou classificado Bernardo Sousa, em mais um excelente resultado na competição reservada aos S2000.


Depois de uma primeira etapa totalmente dominada por Petter Solberg, o segundo dia de competição ficou nas mãos dos pilotos oficiais da Citroen. Ogier parecia claramente mais rápido do que Loeb e ainda jogava tacticamente para não ser o primeiro na estrada.

Á entrada para a última etapa Loeb liderava com apenas dois segundos de vantagem para Sebastien Ogier, enquanto Petter Solberg era o terceiro a vinte segundos dos pilotos oficiais.
Após a primeira especial de domingo já Ogier liderava, enquanto Mikko Hirvonen ascendia a terceiro por troca com Petter Solberg, para na especial seguinte Loeb voltar á liderança com apenas um décimo de vantagem para Ogier.

Foi então que surgiu o ataque decisivo de Ogier a Loeb, ganhando-lhe dez segundos nos troços seguintes, acabando também por vencer a Power Stage, obtendo a terceira vitória da temporada (as mesmas que Loeb), diminuindo a diferença que separava os dois pilotos da Citroen.

Loeb teve que se contentar com o segundo posto, mas ainda assim fez uma boa colheita para o Mundial de Ralis, uma vez que voltou a terminar na frente de Mikko Hirvonen. O piloto da Ford não foi além do terceiro posto e ficou também evidente que até na Grécia a Citroen já está em vantagem em termos de competitividade. Primeiro com Latvala e depois com Hirvonen, foi evidente que os dois finlandeses andaram completamente no limite, mas nem isso chegou para bater os DS3 WRC.

Petter Solberg completou a prova no quarto posto, tendo sido o grande destaque da primeira etapa. O norueguês fez o que pôde contra os oficiais, mas parece evidente que falta qualquer coisa ao seu DS3, tendo o ex-campeão Mundial que se contentar com o quarto posto, logo seguido do seu irmão Henning que regressou para terminar no quinto posto.

Matthew Wilson e Kimi Raikkonen terminaram nas posições seguintes, enquanto o oitavo posto final foi para Juho Hanninen, vencedor na SWRC. Jari-Matti Latvala viu-se a braços com muitos problemas mecânicos. Quando estava na luta pela vitória ficou sem tracção dianteira no Fiesta WRC, para na segunda etapa perder mais de dez minutos com problemas de turbo.

Destaque para as duas duplas portuguesas. Bernardo Sousa e António Costa fizeram uma prova muito inteligente, vindo a terminar num excelente segundo posto na SWRC, enquanto Armindo Araújo e Miguel Ramalho ficaram pelo caminho com o Mini JCW WRC no decorrer da segunda etapa devido a problemas eléctricos.

Classificação Final:
1º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia – Ford Fiesta WRC – Citroen DS3 WRC – 4h04m44,3s
2º Sebastien Loeb/Daniel Elena – Citroen DS3 WRC a 10,5s
3º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen – Ford Fiesta WRC a 13,5s
4º Petter Solberg/Chris Patterson – Citroen DS3 WRC a 38,8s
5º Henning Solberg/Ilka Minor – Ford Fiesta WRC a 5m24,7s
6º Matthew Wilson/Scott Martin – Ford Fiesta WRC a 6m54,7s
7º Kimi Raikkonen/Kaj Lindstrom – Citroen DS3 WRC a 8m39,4s
8º Juho Hanninen/Marko Markkula – Skoda Fabia S2000 a 11m34,7s
9º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla – Ford Fiesta WRC a 13m08,8s
10º Denis Kuipers/Frederic Miclotte – Ford Fiesta WRC a 15m10,1s
11º Bernardo Sousa/António Costa – Ford Fiesta S2000 a 16m29,3s

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