sábado, 17 de setembro de 2011

Ricardo Moura vence e abre portas do título


Ricardo Moura e António Costa venceram o Rali Centro de Portugal e desbravaram quase por completo o caminho que os levará à conquista do seu primeiro título Nacional.

Depois de quatro campeonatos açorianos e um de Produção, o ano passado, o piloto açoriano prepara-se para juntar o seu nome ao de Pedro Matos Chaves, Adruzilo Lopes, Miguel Campos, Armindo Araújo, Bruno Magalhães e Bernardo Sousa, só para referir os campeões nacionais de ralis do Séc. XXI. Ricardo Moura aproveitou bem os problemas de Bernardo Sousa e o abandono de Pedro Peres, na fase inicial da prova, para chegar à liderança, que já não viria a largar.

Nessa fase do arranque da prova, Vítor Lopes, outro dos candidatos ao título, atrasou-se, e assim Moura ficou com o caminho completamente aberto para chegar à vitória, que conseguiu sem grandes problemas, controlando sistematicamente o andamento dos seus principais adversários, colocando-se a cobro das armadilhas do percurso.

Segunda posição para Vitor Lopes e Hugo Magalhães, cujo tempo perdido na fase inicial da prova foi decisiva para o desfecho final, terminando a 24,5s do vencedor. Terceiro posto para Bernardo Sousa e Paulo Babo, que "treinaram" o Rali de França no asfalto da zona Centro. Muitos problemas de transmissão no Fiesta S2000 na parte da manhã e de tarde, depois de corrigida a avaria um andamento forte, consentâneo com o que sabem e podem fazer. No quarto lugar terminou a dupla João Silva e José Janela, que venceram entre os duas rodas motrizes, batendo Ivo Nogueira e Vitor Oliveira.

No Campeonato Regional de Ralis Centro, tudo ficou decidido muito cedo na prova para Armindo Neves. A desistência de Joaquim Gaspar (Mitsubishi) e de Luís Duarte (Mitsubishi) e a saída de estrada de Luís Mota (Mitsubishi) no 3º troço deixou Armindo Neves descansado no primeiro lugar... que foi seu desde a sua especial até final do rali. Dessa forma Armindo Neves é o novo Campeão Regional de Ralis Centro.

Classificação
1º Ricardo Moura / António Costa – Mitsubishi Lancer Evo IX 1h03m54,5s
2º Vitor Lopes / Hugo Magalhães Subaru Impreza WRX a 24,5s
3º Bernardo Sousa / Paulo Babo – Ford Fiesta S2000 a 1m33,8s
4º João Silva / José Janela – Renault Clio R3 Maxi a 1m45,1s
5º Ivo Nogueira / Vitor Oliveira – Citroen DS3 R3T a 1m59,4s
6º Pedro Meireles / Mário Castro – Mitsubishi Evo X a 2m05,1s
7º Vitor Pascoal / Luís Ramalho – Mitsubishi Lancer Evo X a 4m05,7s
8º Ricardo Marques / Paulo Marques – Citroen C2 R2 Max a 4m49,8s

foto Rally Mania