domingo, 11 de setembro de 2011

Um Rali a moda antiga - Rali da Labrugeira 2011


Em terra de vinhos e em tempo de vindimas foi assim que a localidade da Labrugeira recebeu a oitava edição do Rali da Labrugeira neste presente mês de Setembro e no decorrente ano de 2011.

Mesmo se as medidas da "troika" se fizeram sentir na quantidade da lista de inscritos a qualidade foi pouco afectada pois contavam-se inúmeros Mitsubishi, Ford e Subaru. Com um Rali programado para dois dias, sábado a noite uma Super Especial disputada em terra e asfalto mesmo no centro da localidade da Labrugeira e no domingo as habituais 4 passagens por um troço de cerca de 11 km's e assim estava dado o mote para o inicio daquilo que se esperava um bom rali.

Com as hostilidades abertas por Bernardo Sousa e Paulo Babo na Super Especial a equipa Carlos Valentim e Luís Rodrigo Ribeiro no brutal Ford Escort RS Cosworth não davam hipóteses a ninguém e em cerca de 1 km e 800 metros eram mais rápidos que a dupla campeão Regional, José Merceano e Francisco Pereira, cerca de 2 segundos. Na terceira posição apreciam os lideres do Troféu António Nunes e Rui Marques a cerca de 4 segundos se alguém duvida-se que a equipa do Escort vermelho fosse capaz de ganhar a partir deste momento todos os candidatos aos lugares de pódio ficaram em alerto vermelho.

Mário Seabra e João Mateus davam um show daqueles a moda antiga e por pouco não varriam a foto célula (por uma palmo) mas acabavam por ter um pequeno imprevisto que os fazia perder um pouco de tempo. De salientar o espectáculo dado também por Mário Pires que se mostrou mais habituado a máquina da casa americana e Fernando Marques que foi igual a si mesmo.

A primeira especial de domingo revelou bem cedo as primeiras fraquezas das máquinas dos pilotos que disputam o Mundial de Alenquer, José Merceano e Francisco Pereira partiam o motor logo na primeira especial e se a ideia era de lançar um ataque aos líderes da prova essa acabou por se desmoronar rapidamente, António Nunes e Rui Marques no Mitsubishi Lancer Evo VI também tinham a mesma ideia que equipa campeã regional(atacar a liderança) mas um tensor da direcção assistida partido estragou os planos da equipa Alfacinha que poderia ter saído da Labrugeira com o titulo no bolso mas os Ralis são mesmo assim.

Com tudo isto Carlos Valentim e Luís Ribeiro entraram com um ataque fortíssimo fazendo o melhor tempo mesmo com a ideia de começar a construir uma vitória sólida aumentando a distancia para os segundos classificados que eram António Nunes e Rui Marques que desistiram no fim da segunda especial, na terceira posição surgia a equipa do Carregado Mário Seabra e João Mateus que estavam a dar um bom uso a nova máquina (Mitsubishi Lancer Evo VII). Na quarta posição aparecia a equipa Eduardo Silva e Sérgio Rufino que fazia valer o poderio de um outro Mitsubishi mas um EVO IV. Por esta altura Américo Maçarico e Pedro Carmo faziam tempos muito próximos um do outro que os mantinha na luta pelas primeiras posições, Fernando Marques com tudo para fazer um bom tempo na tracção acaba por ficar preso num buraco impedindo o piloto de Lisboa de lutar pela vitória na tracção e por um bom lugar na geral.

O inicio da segunda especial revelou a desistência de António Nunes e o ataque que a equipa do Ford tinha iniciado para conseguir a conservação da liderança iniciada na noite passada e o continuou mas quem acabara por fazer o melhor tempo é Mário Seabra que começou a perceber que tinha hipóteses de lutar por algo mais. Nesta altura já Eduardo Silva e Sérgio Rufino davam como terminado o assalto ao último lugar do pódio, na quarta posição estava Américo Maçarico mas já com o experiente Mário Matos Pires a espreita de algo mais como se viria mais tarde a confirmar. Também Pedro Carmo e Rui Nisa desistiam com problemas no selector da caixa de velocidades do Subaru Impreza GT.

A terceira especial de Domingo só veio dar de provar tudo aquilo que os pilotos tinham a cozinhar durante a manhã, Carlos Valentim e Luís Ribeiro gastam mais um segundo que Mário Seabra e João Mateus que fazem o tempo canhão do Rali, acabando ambas as equipas por manter as posições (primeiro e segundo respectivamente). Eduardo Silva e Sérgio Rufino mantêm o andamento vivo mas não conseguem acompanhar o ritmo dos dois primeiros consolidando desta forma o terceiro lugar, ao quarto lugar ascendiam Mário Pires e Rodrigo Pinheiro no rápido Ford Sierra Cosworth. Nesta altura Paulo Sousa tentava ganhar alguma vantagem na tracção dianteira sobre Jorge Rego que se revelou um osso duro de roer.

A última especial do Rali da Labrugeira acabou por conformar tudo aquilo que se tinha delineado na PE anterior, Carlos Valentim e Luís Ribeiro vencem o último troço e confirmam a vitória no Rali, Mário Seabra e João Mateus debatem-se com problemas de caixa mas mantêm a segunda posição que já mereciam a muito e Eduardo Silva e Sérgio Rufino fecham o pódio muito suado para todas as equipas. Na quarta posição ficaram Mário Pires e Rodrigo Pinheiro e a fechar o top five os primeiros classificados da tracção dianteira Paulo Sousa e Rodrigo Silvo no rápido VW Golf VR6. A tracção traseira foi vencida pela equipa de Sintra Francisco Ferreira e Joaquim Batalha que muito espectáculo deram e que infelizmente são dos poucos tracções traseiras a correr no Regional no presente ano.

O Oeste Rallys dá os Parabéns a equipa Carlos Valentim e Luís Ribeiro que fizeram um Rali soberbo e a roçar a perfeição, o site dá também os parabéns as equipas Mário Seabra / João Mateus, Eduardo Silva / Sérgio Rufino, Paulo Sousa / Rodrigo Silva e Francisco Ferreira / Joaquim Batalha pelas vitórias e pódios alcançados.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Carlos Valentim / Luís Ribeiro – Ford Escort RS Cosworth 34m42,48s
2º Mário Seabra / João Mateus – Mitsubishi Lancer Evo VII 35m08,69s
3º Eduardo Silva / Sérgio Rufino – Mitsubishi Lancer Evo IV 35m43,88s
4º Mário Pires / Rodrigo Pinheiro – Ford Sierra Cosworth 36m09,19s
5º Paulo Sousa / Rodrigo Silva – Volkswagen Golf VR6 37m54,77s
6º Jorge Rego / Afonso Simões – Citroen AX GTI 38m10,17s
7º Jorge Maçarico / Carlos Garcia – Opel Corsa GSI 38m20,97s
8º Francisco Ferreira / Joaquim Batalha – Ford Escort RS 2000 38m37,46s
9º Rui Palos / Filipe Neves - Renault 11 Turbo 38m42,27s
10º Jaime Almeida / Fernando Silva - Mitsubishi Lancer Evo IV 39m19,59s