terça-feira, 18 de outubro de 2011

"Ralis anti-crise"


Miranda do Corvo recebeu no passado fim-de-semana a 4ª prova do Campeonato Regional de Ralis Extra do Centro.

A prova denominada de Rally Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, tinha ao que apuramos todas as autorizações necessárias à sua organização, excepto o regulamento da FPAK. O aval veio da Câmara Municipal, o seguro era em tudo igual ao exigido para a organização de uma qualquer prova federada e a GNR tinha os seus militares colocados estrategicamente para que a prova decorre-se sem incidentes.

Havia também o objetivo de conseguir recolher alguns fundos para a Corporação de Bombeiros mirandense.

A prova desenrolou-se por todo o fim-de-semana, contando com 5 provas especiais. Uma super especial e mais dois troços cronometrados que eram percorridos em estilo round, um de manhã feito duas vezes e outro de tarde da mesma forma.

Com 42 pilotos a partida, "quase um record Nacional", onde marcavam presença alguns carros da última geração dos ralis.

A super especial noturna da Zona Industrial de Miranda abria a hostilidades, bem espetacular, era em piso misto de asfalto e terra, e aqui o único senão, pois a prova tornou-se demasiado longa acabando já para lá da uma da manhã de Domingo.

Esta foi acompanhada bem de perto por muito púbico, "sedento" de bom espetáculo ao qual os pilotos responderam com boas passagens, tendo mesmo alguns sido brindados com grandes salvas de palmas, quase tão grandes quanto as suas derrapagens.

Domingo o rali continuou com as restantes 4 provas de qualificação. Para lá das classificações, realçar a boa lista de inscritos, a boa organização, a qual poucos reparos temos a fazer e a presença de muito público na estrada.

Texto e Fotos Rui Fonseca