sábado, 1 de outubro de 2011

Dani Sordo segura liderança no Rali de França


Continua ao rubro a luta pela liderança no Rali de França, que continua a contar com o MINI de Dani Sordo na primeira posição mas pouco à frente de Sébastien Ogier (Citroën). Contudo, o trio que iniciou o dia em disputa acesa pelo comando ficou reduzido a uma dupla, na medida em que Petter Solberg, que havia chegado à liderança na décima especial, furou na classificativa seguinte e, com isso, perdeu mais de meio minuto para os dois da frente.

A manhã começou com Petter Solberg ao ataque, tendo o norueguês ascendido ao comando logo na décima especial. No entanto, na especial seguinte, um furo num dos pneus do seu DS3 WRC obrigou-o a perder muito tempo e a entregar a liderança a Ogier, que no entanto, também não durou muito nessa posição. Isto porque Sordo respondeu na derradeira especial do dia e retomou o primeiro posto, mas com apenas 0,2 segundos de diferença para o seu rival da Citroën.

Ponto comum aos dois pilotos da frente é a satisfação com os seus carros, com Ogier a destacar, também, a pilotagem de Sordo: "É uma grande luta entre nós. Este foi um troço difícil, em que havia muita terra na estrada. Mas o Dani está a pilotar muito bem", afirmou o francês da Citroën. Por seu lado, o líder já assumiu o seu objetivo: "estamos a pensar na vitória", referiu Sordo, o que a acontecer seria um grande impulso para o projeto da MINI.

A 40,9 segundos da frente está Solberg, outro dos protagonistas iniciais da luta pelo comando, mas o furo da 11ª especial levou o norueguês a perder muito tempo e, também, alguma da motivação. Equidistante e na quarta posição aparece Jari-Matti Latvala, que aumentou o seu ritmo esta manhã e passou para a frente de Kris Meeke na derradeira especial da manhã.

Mikko Hirvonen é que continua sem encontrar o ritmo certo no seu Ford, sem que o finlandês perceba as razões, não indo além do sexto posto e a mais de 26 segundos do segundo MINI oficial que está à sua frente. Dennis Kuipers ascendeu ao sétimo posto, sendo seguido por Armindo Araújo, que esta manhã também teve problemas com um furo.

Partindo para o primeiro 'loop' com apenas um pneu suplente, o português acabou por ter mesmo de o utilizar na segunda das classificativas, perdendo algum tempo e posições para Kuipers e Mads Ostberg (que viria depois a perder também essa posição devido a um furo, o segundo da sua prova), com Araújo a ter de abordar depois o resto da manhã de forma mais cautelosa.

"A manhã não começou bem porque tivemos um furo. Agora só temos um pneu sobressalente e por isso não estamos a puxar muito. Perdemos algum tempo no troço, mas está tudo bem, estamos em nono, não muito longe de Kuipers e estou-me a divertir bastante", referiu aos microfones da World Rally Radio.

Quanto a Bernardo Sousa, o piloto do Ford Fiesta S2000 é agora o quarto do SWRC, tendo beneficiado do abandono de Juho Hanninen na 12ª especial para subir mais um lugar. O piloto do Team Quinta do Lorde tem mantido um ritmo constante, fazendo até o terceiro tempo na 11ª PEC, mas será difícil subir mais lugares em virtude da distância a que já estão os seus rivais. O líder da classe é Ott Tanak, que conta com mais de dois minutos de vantagem sobre Eyvind Brynildsen.

1. D. SORDO MINI 2:01:29.5
2. S. OGIER Citroën +0.2
3. P. SOLBERG Citroën +40.9
4. J. LATVALA Ford +1:21.1
5. K. MEEKE MINI +1:21.6
6. M. HIRVONEN Ford +1:47.7
7. D. KUIPERS Ford +4:21.4
8. A. ARAÚJO MINI +4:36.5
9. H. SOLBERG Ford +4:58.9
10. M. ØSTBERG Ford +5:58.5