quarta-feira, 7 de abril de 2010

CPR vai a Fafe a 'catedral' dos Ralis


Realiza-se no próximo fim-de-semana o Rali Serras de Fafe, segunda prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2010. Este ano, a equipa do Demoporto inovou um pouco, voltando a alterar o seu esquema de prova. Começando pela super-especial, esta é completamente diferente do ano passado e há dois anos. Mas como quem vai a Fafe ver rali quer é troços na Serra, este ano só irá encontrar igual o troço de Luilhas, cuja versão é igual à de 2009. A parte inicial reedita parte de um troço mítico do Rali de Portugal, a especial de Lagoa, utilizando uma zona onde era muito comum haver testes de equipas de fábrica do WRC.


O troço vem até à Municipal 614, sendo que os concorrentes rodam um pouco em asfalto até ao início de Luílhas na versão mais vezes utilizada no Rali de Portugal. Aqui, entram em terra, e percorrem uma zona paralela à EM 614, uma parte muito rápida e com algumas lombas.


Pouco depois o troço 'mete' para a Serra, fazendo o gancho de Gontim, subindo depois para o alto da serra onde percorre o que os concorrentes do WRC fizeram anos a fio. A diferença está depois dos conhecidos ganchos a descer, onde depois de uma pequena porção de asfalto o troço utiliza estradas de terra junto de Monte e Argande que serviam de acesso nos tempos do WRC. O final é semelhante a uma das últimas versões de Luilhas no Rali de Portugal.


O troço de Fafe/Lameirinha começa em Vila Pouca, subindo depois para a serra, fazendo o salto de Pereira, e descendo depois em ganchos para a conhecida passagem de asfalto. Nesta fase é tudo igual ao conhecido troço de Fafe do Rali de Portugal até perto do antigo final. Aqui vira para dentro da Serra, novamente, numa zona sinuosa que culmina com a descida para a EM 614, que desta feita é mesmo atravessada, um absoluta novidade. O troço termina mais à frente para os lados da Barragem de Queimadela.


O troço de Ruivães não é mais que uma parte do troço de Fafe do antigo Rali de Portugal, onde só a parte inicial é completamente nova, utilizando uma estrada que começa um pouco à frente da povoação da Lameira, passa por baixo da auto-estrada, sobe para as antenas e dirige-se para Vila Pouca, utilizando partes do troço da Lameirinha em sentido contrário. A partir daqui prossegue no sentido contrário ao que era feito no Rali de Portugal até ao fim do troço, aqui, início na prova portuguesa do Mundial de Ralis.


Montim é uma das inúmeras versões que este troço já teve, e este ano corre-se ao contrário do que se fazia no Rali de Portugal. Rápido no início, sinuoso e estreito no meio, são as suas principais características numa especial que Carlos Sainz não tem boas recordações pois foi lá que teve um aparatoso capotanço em 1993, com o Lancia Delta da Repsol. Amanhã toda a apresentação da prova com mapas, inscritos e horários. Se tiver urgência, com a revista AutoSport tem o RallyNews, um suplemento sobre o Rali serras de Fafe.