domingo, 11 de abril de 2010

Rali do Cadaval - Mundial de Alenquer!!!


Um bonito fim de semana foi a testemunha de uma das melhores provas de sempre do Troféu Regional de Ralis de Alenquer, a dupla Pedro Carmo e Rui Niza venceram o Rali do Cadaval com o Subaru Impreza “WRC” mas tiveram de se aplicar pois os candidatos ao 1º lugar foram muitos. Com uma Super Especial nocturna com 1,4 Kms e 3 especiais agendadas para Domingo com cerca de 12,1 kms cada troço deram o mote para a abertura do Regional de Alenquer 2010!!!

Com uma Super Especial em piso misto (terra e asfalto), foram muitos os pilotos dispostos a dar espectáculo, como tal homens como Jaime Almeida, Filipe Santos, Mário Seabra, Mário Mendes, Rodolfo Ribeiro, Carlos Valentim e até mesmo José Merceano o fizeram, mas Pedro Carmo foi quem mais entusiasmou o publico com duas voltas a rotunda “á mundial de ralis” com o seu lindíssimo Subaru Impreza GT, além do espectáculo Pedro Cunha e Carmo conseguiu igualmente ser o piloto mais rápido, sendo seguido de per to por Carlos Valentim em Ford Escort RS Cosworth.

A Super Especial foi também palco da primeira desistência, António Nunes não se entendeu com o seu Lancer e com o piso e á saída da segunda volta rotunda não evitou uma forte batidela no lancil do passeio, metros antes da tomada de tempos. Com este precalce ficou por ali a abertura da época 2010 da equipa António Nunes e João Reis.

Com 3 Pec agendadas para o dia de Domingo foi com muita “gara” que os pilotos andaram nos troços, Pedro Carmo consegui confirmar a vitória com um andamento impressionante e deveras espectacular, Carlos Valentim contou com o seu potente Ford Escort RS Cosworth e acompanhado pelo seu divertido navegador Luís Ribeiro, o piloto do Cadaval andou muito certo e podia mesmo ter vencido se não tivesse andado com tanta cautela na 4ª Pec (última especial).

Foi com surpresa por parte de todos a participação de José Merceano e Francisco Pereira com o seu BMW 325 IX no atrelado invés do seu habitual EVO IV, sem arriscar segurou o 3º lugar. Um bom começo para um campeonato que se adivinha difícil e para o qual o piloto se está a preparar e realmente deu gosto ver o Zé Merceano no seu belíssimo BMW.

Uma interessante luta disputaram Eduardo Silva e Sergio Rufino (que acabaram em 4º) e Rodolfo Ribeiro acompanhado de Eurico Adão (acabaram em 5º). Com andamentos inferiores ao dos 3 primeiros os dois pilotos deram tudo o que tinham e fica as ideias que poderemos esperar mais destas duas equipas pois as suas viaturas, BMW E36 e Ford Sierra RS Cosworth, respectivamente.

Daniel Ferreira e Marco Gomes fizeram também uma prova muito certa como é seu habitual, terminando em 6º lugar, em 7º lugar ficou a dupla Gilberto Costa e Amílcar Damião com o VW GOLF e numa onda de regressos Bruno Ferreira navegado por Ricardo Batista ficaram á quem das expectativas, e afinal o Lancia não parece assim tão mais evoluído como foi noticiado apesar de ter sido bastante agradável de ver o “Racha” de volta aos ralis. David Lobato Toyota Corolla terminou em 9º e Marco Brás em Golf G60 navegado por Joaquim Bernardo em 10º. De referir ainda a curiosidade de esta ter sido a primeira prova do Troféu Regional de Ralis de Alenquer onde não existiram carros de tracção traseira a figurem na classificação da prova.


As desistências verificaram-se em menor numero que no ano passado, de destacar a desistência (além de António Nunes) Mário Seabra que foi traído pelo Turbo, Bruno Santos que partiu o topo da suspensão da frente direita, João Neves por avaria mecânica, António Mota que capotou e Jaime Almeida em dificuldades mecanicas.

Com uma prova tão competitiva só boas expectativas temos para as próximas provas, a nível organizativo algumas pequenas falhas existiram das quais não prefiro falar pois não mancharam nada o trabalho do Montejunto Rally Clube e da Sociedade Recreativa de Cheganças.

Classificação

1ºPedro Carmo / Rui Niza - Subaru Impreza 29m24,96s
2ºCarlos Valentim / Luís Ribeiro - Ford Escort Cosworth a 15,53s
3ºJosé Merceano / Francisco Pereira - BMW 325 Ix a 32,37s
4ºEduardo Silva / Sérgio Rufino - BMW E36 a 1m10,68s
5ºRodolfo Ribeiro / Eurico Adão - Ford Sierra Cosworth a 1m31,33s
6ºDaniel Ferreira / Marco Gomes - BMW 325 IX a 1m37,25
7ºGilberto Costa / Amilcar Damião - VW Golf GTi a 2m34,49s
8ºBruno Ferreira / Ricardo Batista - Lancia Delta a 2m53,24s