sábado, 3 de abril de 2010

Loeb vence rali táctico; Armindo Araújo segundo no PWRC


Sébastien Loeb acabou por vencer confortavelmente o Rali da Jordânia, prova que se poderia facilmente comparar com um jogo de futebol, depois de tantas tácticas terem sido usadas ao longo dos três dias de competição no Médio-Oriente. Com este triunfo, Loeb fica cada vez mais isolado no comando do campeonato, ainda para mais numa prova em que Mikko Hirvonen ficou em branco. Armindo Araújo ficou em segundo lugar no PWRC, conseguindo somar pontos importantes para o campeonato.

À entrada para a derradeira etapa os 27 segundos de vantagem de Loeb sobre Jari-Matti Latvala, com Sébastien Ogier no meio, podendo o finlandês da Ford beneficiar com os troços mais limpos pela acção da passagem dos dois Citroën, fazia prever um último dia emocionante. Mas, ao invés, o que se assistiu foi a uma séria de jogadas tácticas e estratégicas da parte da Citroën e da Ford para beneficiar Loeb e Latvala, respectivamente.


Ainda antes da primeira especial do dia, a 14ª, Ogier penalizou devido a um problema eléctrico, deixando de ser o segundo na estrada. Face a isso, a Ford pediu a Mikko Hirvonen, entretanto regressado em Superrally depois de abandonar na segunda etapa, que controlasse mais cedo de forma a partir entre Loeb e Latvala, limpando a estrada para este último. A resposta da marca gaulesa não se fez esperar, com principal formação da Citroën a pedir ao Júnior Team que controlasse para a especial ainda mais cedo, de forma a fazer o mesmo para Loeb.


Ainda assim, e apesar do recurso a tácticas discutíveis, Loeb esteve uma vez mais ao seu melhor nível, dilatando a vantagem para Latvala nos troços matinais - não perdendo tempo por já não ter de 'abrir' os troços - e colocando-se ao abrigo de um eventual último ataque de Latvala. No final, a vantagem de Loeb cifrou-se em 35,8 segundos para Latvala.


Sem argumentos para discutir o triunfo, Petter Solberg terminou em terceiro, já a mais de um minuto, não conseguindo capitalizar de forma muito rentável a estratégia de quinta-feira, que o fez abrandar para não ser o primeiro na estrada na segunda etapa, tentando evitar a repetição do erro efectuado no México. Dani Sordo teve de se contentar com o quarto posto, como espanhol a nunca demonstrar condições de lutar pelo triunfo ou, sequer, pelo pódio.


Matthew Wilson (Ford) caminhou tranquilamente para a quinta posição final, na frente de Sébastien Ogier, que depois de todas as tácticas em que teve de actuar ainda recuperou até ao sexto lugar. Contudo, para o jovem francês, este sexto posto terá sabor a desilusão, na medida em que esteve entre os mais rápidos ao longo de toda a prova, apenas perdendo posições devido ao problema eléctrico na manhã, que o fez penalizar em 50 segundos.


Kimi Raikkonen teve, finalmente, um rali isento de problemas, com o finlandês a conseguir terminar uma prova e, tao importante como isso, a fazê-lo dentro de um lugar no top 10 e conseguindo rodar em tempos cada vez mais próximos dos melhores. Henning Solberg foi nono e Xavier Pons foi o décimo, vencendo o SWRC.


No PWRC, Armindo Araújo terminou em segundo lugar, atrás de Patrick Flodin, com o piloto português a somar mais alguns pontos importantes para o campeonato de Produção, ainda para mais numa prova bastante complicada em termos de desgaste mecânico para os carros. Com este resultado, o português vê Flodin aproximar-se, mas mantém a liderança da tabela, com 58 pontos contra 50 de Flodin.


Classificação final


1. Sebastien LOEB M 3:51:35.9
2. Jari-Matti LATVALA M +35.8
3. Petter SOLBERG +1:11.8
4. Dani SORDO M +1:49.3
5. Matthew WILSON M +8:24.3
6. Sebastien OGIER M +10:26.4
7. Federico VILLAGRA M +11:28.0
8. Kimi RAIKKÖNEN M +12:31.0
9. Henning SOLBERG M +14:08.6
10. Xavier PONS S +18:33.9
11. Patrik FLODIN P +19:07.0
12. Armindo ARAUJO P +21:03.6


Geral do WRC


1. Sebastien Loeb 68
2. Jari-Matti Latvala 43
3. Mikko Hirvonen 37
4. Petter Solberg 35
5. Sebastien Ogier 33
6. Dani Sordo 24
7. Henning Solberg 18
8. Matthew Wilson 16
9. Federico Villagra 12
10. Xavi Pons 5
11. Mads Ostberg 4
12. Kimi Raikkonen 4
13. Martin Prokop 2
14. P-G Andersson 1
15. Armindo Araujo 1